collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Xadrez, e aquilo que um pai atura  (Lida 36198 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Xadrez, e aquilo que um pai atura
« Responder #60 em: 07 de Novembro de 2016, 21:28 »
Essa também me parece uma mto boa ideia Tech. Embora eu tentasse com algumas alterações: tabuleiro opaco e led infravermelho + detectores infravermelho. A iluminação geral podia ser feita "dentro" do tabuleiro em vez da periferia. As condições de iluminação variam mas pode fazer-se uma "calibração" automática, "lendo" todas as casas do tabuleiro e ajustando os limites de acordo com as leituras, desde que todas as peças estejam no tabuleiro (não precisamos de saber a "reflectividade absoluta" de uma peça mas apenas a "relativa" em relação às outras).
Em vez de detectores IR podia ser usada uma camara, embora precisasse de espaço em altura e/ou uma lente especial.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Xadrez, e aquilo que um pai atura
« Responder #61 em: 07 de Novembro de 2016, 21:39 »
Podia funcionar mas tudo o que é analógico está sujeito a interferências de luz ambiente

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Xadrez, e aquilo que um pai atura
« Responder #62 em: 07 de Novembro de 2016, 22:28 »
No caso dos IR se fosse modulado (a uns kHz) minimizava a interferência externa (luz ambiente)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Xadrez, e aquilo que um pai atura
« Responder #63 em: 07 de Novembro de 2016, 22:37 »
A opção que gosto mais até agora é pongo pads com PCB com uma resistência.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Xadrez, e aquilo que um pai atura
« Responder #64 em: 07 de Novembro de 2016, 23:07 »
Essa também me parece uma mto boa ideia Tech. Embora eu tentasse com algumas alterações: tabuleiro opaco e led infravermelho + detectores infravermelho. A iluminação geral podia ser feita "dentro" do tabuleiro em vez da periferia. As condições de iluminação variam mas pode fazer-se uma "calibração" automática, "lendo" todas as casas do tabuleiro e ajustando os limites de acordo com as leituras, desde que todas as peças estejam no tabuleiro (não precisamos de saber a "reflectividade absoluta" de uma peça mas apenas a "relativa" em relação às outras).

Concordo contigo - Gosto mais da tua versão

No caso dos IR se fosse modulado (a uns kHz) minimizava a interferência externa (luz ambiente)

Mais uma boa ideia a juntar ao circuito do Njay!

pedroc,
Já tens muitas dicas para começares a desenvolver o teu projeto: Desde pogo pads a câmara(s), passando por deteção IR... Mãos à obra, amigo! ;)


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Xadrez, e aquilo que um pai atura
« Responder #65 em: 08 de Novembro de 2016, 02:17 »
Podia funcionar mas tudo o que é analógico está sujeito a interferências de luz ambiente

Eu acho que é capaz de se poder fazer a coisa sem esse problema. Se o tabuleiro for todo opaco e tiver só um furinho muito pequeno no centro de cada casa e houver atenção especial à base da peça acredito que não deve entrar grande interferência luminosa exterior.

Pode-se modular o IR em frequência como já aqui sugerido, mas parece-me que a amplitude que de lá vem vai variar com o ruído luminoso ambiente portanto não nos dá grande ajuda (o sinal modulado soma-se em amplitude ao ruído), não estamos a olhar para a frequência mas sim para a amplitude.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Xadrez, e aquilo que um pai atura
« Responder #66 em: 08 de Novembro de 2016, 10:27 »
Outra ideia que nao sei funcionaria..

Se cada peça tiver um peso diferente basta um sensor de peso em cada campo e ta feito depois é logica para identificação de paths etc..

Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Xadrez, e aquilo que um pai atura
« Responder #67 em: 08 de Novembro de 2016, 12:12 »
Ou fazem o tabuleiro numa pcb com meia duzia de layers, sendo cada casa uma bobine feita na pcb, cada peça de xadrez tem um pedaço de ferrite diferente, metem cada casa a oscilar e conforme a peça a frequência do oscilador vai variar.
Pontos extra para quem conseguir mandar com a gama de rádio FM toda a baixo com um tabuleiro.
Avr fanboy

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Xadrez, e aquilo que um pai atura
« Responder #68 em: 08 de Novembro de 2016, 22:16 »
Hoje no trabalho lembrei-me deste tópico, ao ver um segurança a marcar o ponto, ele levava um aparelho na mão que parecia um pequeno bastão/lanterna que encaixava em uns pontos colados estrategicamente (que parecem umas pilhas botão) aquilo depois é ligado ao PC e fica registado que as x horas passaram por lá a fazer a ronda.
E logo pensei, esta tecnologia era boa para o tabuleiro, alguém sabe como funciona, só por curiosidade.
PDI

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Xadrez, e aquilo que um pai atura
« Responder #69 em: 08 de Novembro de 2016, 22:22 »
RFID patrol (google it)

O problema é precisares de um leitor por casa (64 total), e evitar apanhar o sinal da peça ao lado/inteferência entre recetores.

« Última modificação: 08 de Novembro de 2016, 22:26 por jm_araujo »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Xadrez, e aquilo que um pai atura
« Responder #70 em: 08 de Novembro de 2016, 23:15 »
Nas caixas do compra e siga no continente eles usam também uns botões desses nas operadoras de caixa para acesso de administrador à maquina. Embora à primeira vista pareça rfid, depois de observar melhor, parece uma pilha de 3v mais grossa, parece ter um pin ao centro e outro por fora, e a única coisa que faz é fechar o circuito com esses dois contactos e a electrónica que tem lá dentro.

Pensei logo que se podia usar um pequeno ic no interior que usava esses 2 pins de alimentação e comunicação, quase como os 1-wire.

Ao certo não sei se será tag rfid ou não mas fiquei a pensar nessa hipótese


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Xadrez, e aquilo que um pai atura
« Responder #72 em: 09 de Novembro de 2016, 08:28 »
Exacto

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Xadrez, e aquilo que um pai atura
« Responder #73 em: 09 de Novembro de 2016, 08:54 »
Sei que os iButton também são usados para esse fim, referi os RFID porque são usados na minha empresa (são uns discos pretos sem qualquer contacto metálico).