collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: IPV4 IPV6  (Lida 7065 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
IPV4 IPV6
« em: 08 de Setembro de 2017, 12:53 »
Se a resposta a esta coisa for muito complicada, não percam muito tempo.

Por onde ando, as redes locais parecem continuar em IPV4 mas, quando faço IPCONFIG (M$OFT) lá aparece também o formigueiro do endereço IPV6.
 
Esta coisa irá continuar assim, aparentemente com a Internet (fora) a ir passando para IPV6 e as pequenas redes continuando em IPV4, mais ou menos indefinidamente, ou há alguma decisão (ou coisa que o valha) para tudo ter que ir, a dada altura, para IPV6?

É que quando olho para aquele formigueiro do endereço IPV6, estalam-me as costelas.

Abraço
SC

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: IPV4 IPV6
« Responder #1 em: 08 de Setembro de 2017, 13:57 »
Tá decansado 8). Apesar de haver intenções de passar toda a internet para IPv6, não passa disso mesmo.
Supostamente os endereços IPv4 novos já se esgotaram há tempos, mas vão sempre arranjando maneira de contornar o problema mais um bocado e ir adiando o inicio da migração, e o que tem sido feito é sempre muito tímido.

Em casa vais ter sempre um router a delimitar a rede para fora que te vai permitir ter sempre uma rede privada doméstica IPv4 mesmo que para fora fale IPv6, do género do que já se passa agora que todos os clientes de uma rede doméstica tem IPs internos diferentes, mas quando falam com o mundo exterior são vistos todos com o IP do router. E quando precisares de IPv6 também não é problema porque ambas podem coexistir (e coexistem já atualmente)


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: IPV4 IPV6
« Responder #2 em: 08 de Setembro de 2017, 13:58 »
Não tenho conhecimento de nenhuma data definida para migração total, até porque existem e irão continuar a existir muitos equipamentos que suportam apenas IPv4.

Até a nível de DNS está uma grande confusão, e mesmo definindo os endereços AAAA (versão IPv6) do A record, o trafego continua a ser quase em exclusivo IPv4.

Alguém com mais conhecimento na matéria que queira pronunciar-se?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: IPV4 IPV6
« Responder #3 em: 08 de Setembro de 2017, 14:07 »
Nao percebo nada do assunto, mas algumas notas:
o que tenho visto é que os IPV4 dinamicos (na internet), sao "unicos" apenas para "certa parte do mundo", eventualmente existe o mesmo IPV4 "unico" "noutra parte do mundo" ao mesmo tempo...
tambem vejo que IPV4 fixos tem uma gama diferente dos dinamicos.

Os websites tambem tem IPV4 diferentes dependendo do sitio onde estao, por isso se recomenda o acesso via DNS request (perguntar o IP pelo DNS).

O IPV6 deve ser para resolver algum problema que ainda nao existe :P

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: IPV4 IPV6
« Responder #4 em: 08 de Setembro de 2017, 14:10 »
O IPv6 também implementa de raiz mais segurança do que IPv4.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: IPV4 IPV6
« Responder #5 em: 08 de Setembro de 2017, 14:48 »
Nao percebo nada do assunto, mas algumas notas:
o que tenho visto é que os IPV4 dinamicos (na internet), sao "unicos" apenas para "certa parte do mundo", eventualmente existe o mesmo IPV4 "unico" "noutra parte do mundo" ao mesmo tempo...
tambem vejo que IPV4 fixos tem uma gama diferente dos dinamicos.
Não, único é mesmo único. Numa mesma rede (neste caso internet) não podem haver 2 ips iguais sem dar estrilho

As gamas de blocos são controlados pelas entidades supervisoras, e cada dono de um bloco só pode usar as que lhe foram atribuídas: https://pt.wikipedia.org/wiki/Registro_Regional_da_Internet

Citar
Os websites tambem tem IPV4 diferentes dependendo do sitio onde estão, por isso se recomenda o acesso via DNS request (perguntar o IP pelo DNS).
Isso é por questões de latência e velocidade. Qualquer servidor vinha abaixo se fosse uma só máquina num só sítio. Tás a ver os milhões de consultas da google ou vídeos de youtube a cair todos no mesmo servidor? Não havia link de dados chegasse. O que tens é mecanismos pelo DNS que te garante que quando tentas aceder a um desses serviços te encaminha para uma máquina que é melhor para a rede e para ti.

Citar
O IPV6 deve ser para resolver algum problema que ainda nao existe :P

O problema existe e é bem real: o IP original não foi pensado para uma internet da dimensão atual e futura. são só 32bit (4 mil milhões de IPs)  de endereços diferentes, e logo no início foram atribuídos blocos gigantes de 24 bits (16 milhões de IPs) (antiga Classe A) a muitas empresas e entidades, limitando ainda mais os endereços disponíveis (https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_assigned_/8_IPv4_address_blocks).

Agora pensa que o planeta tem 8 mil milhões de pessoas, a internet cada vez penetra mais mesmo nos paises e classes desfavorecidas, e muitas vezes tens mais que um dispositivo por pessoa, e mais empresas, data centers, a IoT que quer por internet em todos os dispositivos, e sei lá mais o quê.
 
Houve várias medidas que ajudaram a mitigar essa falha, como por exemplo NAT (que é o que os routers em casa fazem: muitos endereços dentro de casa, um só para fora), mas é uma medida paleativa que não resolve o problema.
Por causa desse problema, e mais alguns que o IPv4 tem de origem por não estar pensado para estas dimensões, foi criado o IPv6 para tentar resolver, já com 128bit ( ~3.4*10^38 endereços). Mas não é tão intuitivo para os utilizadores e boa sorte a decorar os IPs de lá de casa :P
« Última modificação: 08 de Setembro de 2017, 14:49 por jm_araujo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: IPV4 IPV6
« Responder #6 em: 08 de Setembro de 2017, 16:10 »
Citar
As gamas de blocos são controlados pelas entidades supervisoras,

A propósito disto, li há tempos que havia vastas gamas de IPs cujo paradeiro se desconhecia.

Parece que resultava de coisas relacionadas com países que se tinham desintegrado e instituições internas desses países que tinham-se esboroado e que, entretanto, tinham re-licenciado parte dos IPs a outras que por sua vez .... andavam um batatal de blocos à solta, por aí, num limbo. Nalguns casos, parece que os IPs apareciam em uso em locais que não lembrava nem ao diabo e noutros nunca davam sinal de vida.

Citar
Mas não é tão intuitivo para os utilizadores e boa sorte a decorar os IPs de lá de casa :P

Pois. Essa é que é essa :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: IPV4 IPV6
« Responder #7 em: 08 de Setembro de 2017, 22:17 »
Nmap ou Zmap, e faz um scan ás internets, experimenta só a porta 80, e provavelmente alguem te vai bater á porta se não o fizeres de um ip de uma universidade, até porque com menos de 10Gbps vai demorar muito tempo..

No inicio blocos massivos de IP's foram atribuidos a grandes empresas, blocos /8 ou classe A:
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_assigned_/8_IPv4_address_blocks

E sei que havia outra lista que tinha mais uns quantos.

Os endereços IPV6 podem ser escritos de forma condensada, que é ligeiramente mais facil de decorar, sempre que tens conjuntos de 0000, podes usar simplesmente só : e saltar esse bloco, mas é normal que seja mais "complicado" de se escrever/decorar, é maior, e é esse basicamente o seu fim, ser maior que o V4.

Avr fanboy

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: IPV4 IPV6
« Responder #8 em: 09 de Setembro de 2017, 01:59 »
É que quando olho para aquele formigueiro do endereço IPV6, estalam-me as costelas.

Qual é esse formigueiro do IPV6?

Ainda há dias tentei meter o meu computador a comunicar com os DNS da google (IPV6) por dizerem que a velocidade de acesso seria mais rápido. Mudei as propriedades TCP para os tais DNS da google e quando fiz ping ao youtube, para comparar as velocidades de acesso antes e depois da configuração, era a mesma coisa. Penso que li algures que o ideal seria entre os 40 e 45ms, mas a mim nunca me deu menos de 85ms. E o ipv6test da Google continuava a dizer que não estava com IPV6.

Continuei com as pesquisas e parece que a MEO/router da MEO não trabalha com IPV6 e que teria de re-configurar o router para IPV6, mas segundo os feedbacks e discusões que existem no fórum da MEO, pode dar barraca e ficarmos com um router morto, acabei por desistir e continuar com a minha internet medíocre.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: IPV4 IPV6
« Responder #9 em: 09 de Setembro de 2017, 09:07 »
O IPv6 não é mais rápido nem mais lento, é apenas uma alteração no endereçamento, não na infraestrutura da net.
E a MEO já está bastante avançada no IPv6, mas não vai mudar equipamentos que não suportem e que estão  a trabalhar bem só porque sim, isso implica custos que são difíceis de justificar.
Send a tua internet é medíocre não é por  causa do IPv4/6.Muda de meio (de ADSL  para fibra) ou de operador. Mas também não entendo muito essa febre do ping ou do Speedtest por muita gente que só usa a net para Facebook e o jogo mais complexo que usa é o Farmville (não estou a dizer que é o teu caso!)
« Última modificação: 09 de Setembro de 2017, 09:11 por jm_araujo »

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: IPV4 IPV6
« Responder #10 em: 09 de Setembro de 2017, 23:10 »
Se formos pesquisar no youtube sobre IPV6 quase todos os vídeos estão com o argumento de aumento da velocidade de internet.
Entendo que não torna a velocidade de internet mais rápida, mas também não se trata só de um protocolo por causa da falta de endereços. Pelo que percebi também é um protocolo que optimiza os requests e o caminho/servidor dependendo a partir de onde é feito a requisição de acesso e como a quem.
Se o request leva 2 segundos a concretizar, não é num download de grande tamanho que mais dois segundos podem fazer a diferença. Mas quando se tenta a aceder a vários sites, servidores e cada vez que clickas tens de esperar 2 segundos até que finalmente comece a ser libertada a informação para o nosso computador ou browser, já faz diferença e pode ser muito stressante.
Se os sistemas estiverem com IPV6 e se temos o nosso computador ou router com o ipv4 por defeito, também pode ser mais um atraso a juntar, ou nem por isso?

O meu router da MEO já é o segundo, e penso que seja um dos novos, é um Thomson TG787.
Também há videos a dizerem para desbloquear o ipv6 nos routers meo para aumentar a velocidade. Já é muita informação ambigua e que não consigo entender.

Nunca joguei farmville ou qualquer jogo de treta que se jogam no browser. Gostos de jogos FPS e em modo multiplayer.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2017, 23:16 por brunus »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: IPV4 IPV6
« Responder #12 em: 10 de Setembro de 2017, 15:29 »
Se formos pesquisar no youtube sobre IPV6 quase todos os vídeos estão com o argumento de aumento da velocidade de internet.
Entendo que não torna a velocidade de internet mais rápida, mas também não se trata só de um protocolo por causa da falta de endereços. Pelo que percebi também é um protocolo que optimiza os requests e o caminho/servidor dependendo a partir de onde é feito a requisição de acesso e como a quem.
Se o request leva 2 segundos a concretizar, não é num download de grande tamanho que mais dois segundos podem fazer a diferença. Mas quando se tenta a aceder a vários sites, servidores e cada vez que clickas tens de esperar 2 segundos até que finalmente comece a ser libertada a informação para o nosso computador ou browser, já faz diferença e pode ser muito stressante.
Se os sistemas estiverem com IPV6 e se temos o nosso computador ou router com o ipv4 por defeito, também pode ser mais um atraso a juntar, ou nem por isso?

O meu router da MEO já é o segundo, e penso que seja um dos novos, é um Thomson TG787.
Também há videos a dizerem para desbloquear o ipv6 nos routers meo para aumentar a velocidade. Já é muita informação ambigua e que não consigo entender.

Nunca joguei farmville ou qualquer jogo de treta que se jogam no browser. Gostos de jogos FPS e em modo multiplayer.

Se demoras 2 segundos a resolver um endereço, é problema do lado do teu operador, faz um traceroute, estás a perder pacotes ao monte algures...
Avr fanboy

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: IPV4 IPV6
« Responder #13 em: 10 de Setembro de 2017, 16:58 »
Se demoras 2 segundos a resolver um endereço, é problema do lado do teu operador, faz um traceroute, estás a perder pacotes ao monte algures...
Pois, alguma coisa está mal, mas não sei diagnosticar o problema e por isso tenho tentado várias coisas, mas para já sem mexer muito nas configurações do Router senão corro o risco de ficar sem anda.

Numa das pesquisas deparei-me com uma resolução de um cliente duma operadora Americana descontente por pagar por 15Mbps de Internet e só conseguir velocidades da ordem dos 10Mbps. Até me deixou mais indignado, pois comigo pago por 24Mbps e nunca consegui mais de 10Mbps  >:( E dizia que o primeiro servidor da operadora dele era muito lento ou que limitava as velocidade e largura de banda e o moço fez umas coisas para negar o primeiro servidor dessa operadora e ir para o servidor secundário, onde verificava que o serviço era mais rápido.

Será que a MEO também faz coisas do género?
(Vou ver se volto a encontrar o site do sujeito)


Cada vez que faço um tracert, tenho 8 hops só dentro da MEO, é normal?

Já agora o comando "-4" ou "-6" é para escolher o tipo de IPV? Ou é alguma versão do IPV6? Vi um vídeo um sujeito a dizer que o -4 é para escolher o IPV6 versão 4 e que só é usado na América e que o resto do mundo usa a versão 6 do IPV6 por isso tem de usar o comando "-6" ? ???

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: IPV4 IPV6
« Responder #14 em: 10 de Setembro de 2017, 19:26 »
Não faças filmes, os operadores não existem para tramar  os clientes,
Estás em ADSL (os 24M/10M indicam isso), a velocidade depende da distância a que estás do DSLAM, da qualidade dos cabos e do número de clientes nos mesmos. Para teres os 24M precisavas de estar a menos de uns 300m dele. E por isso é que não tens ainda IPv6, como já disse atrás, os operadores não mudam equipamentos que estejam a funcionar só por causa do IPv6, que deve ser o caso do teu DSLAM.

Os 8 passos  dependem de que a servidor estiveres a fazer tracert. Os operadores tem vários servidores de cache para tornar o acesso a certos sites mais rápidos.Se acertares no site certo nem da MEO sais...