collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Teclados m€rd@ para quem dá uso às teclas todas  (Lida 5534 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Teclados m€rd@ para quem dá uso às teclas todas
« Responder #15 em: 02 de Junho de 2015, 23:10 »
Eu por acaso teclados não sou muito esquesito, pois adapto rapidamente desde que tenha as dimensões idênticas ao antigo. 
Já os portateis é para esquecer quando estou a escrever quando dou conta ja tenho a frase toda baralhada, por causa do trackpad, um gajo clica  e não dá conta.

Ainda pior que o teclado é a posição onde se escreve, para mim se o teclado estiver no suporte do teclado em vez de estar no cimo da mesa, era o escrevias alguma coisa de jeito.




Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Teclados m€rd@ para quem dá uso às teclas todas
« Responder #16 em: 03 de Junho de 2015, 00:02 »
Hugo, presumo que não escrevas muito num teclado de um pc....
Á uma coisa chamada memória muscular, e quando mudas de teclado vais mandar muitos erros por causa dessa coisinha..
sim, mas é mais facil memorizar uma coisa ou situaºao mais facil/favoravel que uma situaçao menos favoravel nao? :P

é a mm coisa que a escrita dos tlms...ao mudar-se de marca/tlm é preciso readaptar e memorizar novo metodo de escrita, entretanto se mudares mtas vezes, ha situaçoes que te sao mais favoraveis ou menos complicadas em mudar..

escrevo em ambos os teclados, no inicio, achava os teclados dos portateis uma merdice, mas agora ja me faz confusao os outros lol

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.482
Re: Teclados m€rd@ para quem dá uso às teclas todas
« Responder #17 em: 03 de Junho de 2015, 09:49 »
Uma coisa que tem de reparar com atencao para perceber bem o (meu) problema, é no layout dos teclados "tipo IBM/PS2".
Reparem na posicao das teclas CTRL/SHIFT, Ins/End, Home/End, PgUp/PgDown e Backspace, e no cursor tambem.

Esse posicionamento é bastante dificil encontrar assim nos teclados de hoje.. mas para mim é o mais importante no teclado. Isto porque com essas teclas é possivel fazer uma enorme combinacao de shortcuts:

As operações directas:
Home / End : Inicio da linha / Fim da linha
PgUp / PgDown: Pagina acima / pagina abaixo
Cursor: Avancar cursor
Backspace: Apagar um caracter para tras
Del: Apagar o caracter da frente

Ctrl + Home / End: Inicio do documento / Fim do documento
Ctrl + Ins: Copy
Shift + Ins: Paste
Shift + Home/End: Seleciona desde a posicacao do cursor ate ao inicio/fim da linha
Shift + Cursor Esq/Direita: Selecciona (desde a posicacao do cursor) um caracter para a esq / direita.
Shift + Cursor Cima/Baixo: Seleciona (desde a posicacao do cursor) a linha toda para cima / baixo na posicao do cursor.
Shift + PgUp/PgDown: Seleciona (desde  a posicao do curso) uma pagina para cima/baixo
Ctrl + Shift + Home: Seleciona desde a posicao do cursor ate ao inicio do documento
Ctrl + Shift + End: Seleciona desde a posicao do cursor ate ao fim do documento
Ctrl + Shift + Cursor Esq/Direita: Seleciona uma palavra inteira
Ctrl + Shift + Cursor Cima/Baixo: Ha softwares que usam esta combinacao para trocar uma linha com a outra
Ctrl + Backspace/Del: Apaga a palavra à esquerda / da direita.

(estou a esquecer-me de alguma?)

Depois com estas combinacoes ainda mais coisas sao possiveis, por exemplo para
seleccionar o documento todo: Ctrl+Home, Ctrl+Shift+End
seleccionar a linha toda: Home, Shift+End
etc..

Isto tudo é possivel fazer com a mao posicionada tranquilamente no mesmo sitio sem a mover muito, so apenas mechendo os dedos.
Na maior parte dos layouts recentes e principalmente nos dos portateis, estas teclas estao posicionadas sem qualquer sentido e acessibilidade para este fim.

Usar o rato e o Ctrl+C/Ctrl+V/Ctrl+A para fazer estas operacoes é muito mais lento.

Eu sou dextro, mas passei a usar o rato na mao esquerda como "acessorio segundario", fazendo a maior parte do trabalho so com o teclado.
Por exemplo, enquanto a mao direita está a selecionar linhas / texto com o cursor + shift e copiar Ctrl+Shit..etc.. a mao esquerda esta ja pronta a posicionar o rato para clikar no local onde vai fazer o paste. Quando o cursor la chega, ja a direita esta preparada Shift+Ins para fazer paste.

Se usarem o rato na mao direita para selecionar e fazer copy past, primeiro tem de posicionar o rato no sitio, comecar a selecionar com o rato (que se perde mt tempo a tentar arrastar pela linha e caracteres a selecionar), pressionar Ctrl+C, mover o rato e clikar na posicao e fazer Ctrl+V..

Just so you know! ;)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Teclados m€rd@ para quem dá uso às teclas todas
« Responder #18 em: 03 de Junho de 2015, 11:44 »
Eu uso tudo isso, extensivamente, e ainda, massivamente estas:

CTRL + Cursor Esq/Direita: Andar na linha para a esquerda ou direita palavra a palavra

Mas continuo a usar o rato na mão direita :)

Temos cá um bacano do Algarve, não me lembro agora do nick, que fez um teclado compacto à medida esquartejando um teclado normal, acho que levou esse projecto à makerfaire o ano passado mas não tive oportunidade para ir ver lá na feira.
« Última modificação: 03 de Junho de 2015, 11:46 por Njay »