collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Algum tem experiencia com CortexM3 e afins?  (Lida 24733 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zedlav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Algum tem experiencia com CortexM3 e afins?
« Responder #45 em: 27 de Março de 2011, 20:43 »
Programar e Debug:
1- Sim. Podes usar o bus-pirate para gravar o mcu grande(stm32f100rbt6b) usando os pinos SWD, sem nunca estragar o firmware da ST que está no mcu pequeno.
2-Sim.  Mas uma vez gravado com o firmware do versaloon o mcu pequeno(stm32f103c8t6) deixa de ser ST-LINK (o software do pc  da ST já não pode ser utilizado). Depois de este se tornar versaloon poderás programar ST e outros mcus (de outras marcas desde que o software do pc assim o deixe) que aceitem SWD. O SWD vem substituir o JTAG.

Programar com o bootloader de fabrica:
Exactamente como dizes só não testei a cena dos 3.3 volts liguei com uma resistencia de 2.2k aos 5v.

EDIT: O pino BOOT está ligado ao GND por uma resistência.










« Última modificação: 27 de Março de 2011, 20:50 por zedlav »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Algum tem experiencia com CortexM3 e afins?
« Responder #46 em: 27 de Março de 2011, 21:58 »
EDIT: O pino BOOT está ligado ao GND por uma resistência.

Logo tenho que o ligar a 3.3v para ele ficar a 1, certo!?

Offline zedlav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Algum tem experiencia com CortexM3 e afins?
« Responder #47 em: 27 de Março de 2011, 22:03 »
Se ligares a 3.3v directo pode ser que dê, mas não te garanto se não der tenta a resistencia com os 5v.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Algum tem experiencia com CortexM3 e afins?
« Responder #48 em: 27 de Março de 2011, 23:26 »
No blog gostm32 tem lá a explicar como alterar o pino BOOT.

Pois, só hoje aqui vim, mas tanto podes usar o BusPirate como SWD ou como JTAG.

No forum avrfreaks tambem tem lá um tópico no offtopic sobre o versaloon que é tipo um urJtag personalizado para meter no chip mais pequeno da placa Discovery e a partir desse momento ficas com um programador SWD, SWD é o mesmo que JTAG mas só com dois fios.

Como já deves agora saber, todos os ARM's saem de fábrica com um bootloader serial gravado numa rom especial que não podes aceder, assim garantem que podes sempre programar o chip.

Acho que compilar um compilador é muito trabalho, basta usar o CodeSourcery lite é instalar e usar.
Quanto aos ficheiros de startup e o loader e o linker o melhor é ou usar os ficheiros que a Olimex dá para a devboard deles, aqui:
http://olimex.com/dev/soft/arm/ST/Eclipse-GCC-project-for-STM32F103.zip

Se tiveres o CodeSourcery é só fazer make, mas como o chip da Discovery é o 100 tens de alterar algumas coisas, mas é relativamente simples, outra fonte para esses ficheiros prontos a usar é sacar o Atollic TrueStudio e tirar de lá tudo o que é relacionado a chips ST, já tem as funções básicas para SPI, i2c, pwm, adc, dac tudo feito pronto a usar.

Zedlav, não tens os scripts para o linker e o startup bons para usar com a Discovery?
Avr fanboy

Offline zedlav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Algum tem experiencia com CortexM3 e afins?
« Responder #49 em: 27 de Março de 2011, 23:31 »
Tenho. O que vem no blinky tem um bug com strings.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Algum tem experiencia com CortexM3 e afins?
« Responder #50 em: 27 de Março de 2011, 23:51 »
Pois, é por isso que me afastei dos arm's enquanto não estiver nas férias de verão, para além de ser uma nova arquitectura é preciso batalhar com a toolchain..
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Algum tem experiencia com CortexM3 e afins?
« Responder #51 em: 28 de Março de 2011, 00:02 »
Eu neste momento por ter o STM32 discovery kit e o LPCXpresso estou a começar a testar uns hello worlds etc, começar a conhecer alguns termos e perceber +- como funciona pois também neste momento por causa da faculdade não há muito tempo livre. No verão há em mente o controlador para um avião autónomo(desta vez já comecei a comprar algumas coisas :) ) e algo mais rápido e potente que um atmega8 vai dar jeito principalmente para obter uma boa parte de controlo e com frequências aceitáveis. Passar para um xmega tambem não me parece opção embora pareçam bastante interessantes pois a nivel de preço deixa mesmo de compensar, pelo menos é a ideia que tenho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Algum tem experiencia com CortexM3 e afins?
« Responder #52 em: 28 de Março de 2011, 00:08 »
Os Xmega vapourware durante 2 ou 3 anos, o suporte no compilador ainda é assim tipo hit and miss, o hardware está uma desgraça, o ADC tem de se usar mil e um remendos em software só para trabalhar para além de que a errata vai tipo na revisão H e nada foi corrigido no hardware, são caros como tudo e comparado com um ARM, bem é para esquecer mesmo.
Para além de que precisas de um Dragon ou de um AVRISPMK2 para fazer PDI para os programar porque tinham que inventar um protocolo novo para os programar, e tambem não têm usb, só serial.

Eu já aqui tenho uns quantos STM32F103 quando tiver tempo é para eles que vou olhar, 72Mhz powa lol, e os poucos tutoriais que há nas nets sempre são para esta gama.
Quando houver algum conhecimento aqui no forum sobre eles acho que deviamos fazer uns tutoriais conjuntos entre todos os menbros.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Algum tem experiencia com CortexM3 e afins?
« Responder #53 em: 28 de Março de 2011, 00:41 »
Não tinha essa noção dos Xmega, pois a nível dos atmegas mais baixo, atmega8 ou por exemplo attiny acho que são bastante bons.
Não sei quando me vou decidir em relação ao STM32 ou ao LPC, acho que a informação para o LPC é bastante mais organizada.
Tu estás a usar linux ou windows para programar os STM32!
PS: Os LPC parecem-me bem mais baratos :s acho que se não fosse a família STM32W e me decidia pelos LPC!
« Última modificação: 28 de Março de 2011, 00:52 por metRo_ »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Algum tem experiencia com CortexM3 e afins?
« Responder #54 em: 28 de Março de 2011, 01:01 »
Se procurares no avrfreaks está lá um tópico na primeira ou segunda página do offtopic com 6 ou 7 páginas com todas as falhas dos atxmega.
Tem mesmo mutias falhas.
Actualmente, nem windows nem lunux/ubuntu, tempo de universidade, só passo tempo com os avr's.

Acho que devias antes optar pelos chips da Nordic para a parte do Rf porque juntar RF com um bom protocolo tipo ZigBee e mais processamento para a aplicação dá barraca, a stack do zigbee é relativamente pesada e vale mais ter as coisas separadas que tudo junto a correr e ver quem acede ao processador primeiro.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Algum tem experiencia com CortexM3 e afins?
« Responder #55 em: 28 de Março de 2011, 01:12 »
isso será para outro projecto, rede de sensores em que cada nó não terá muito que fazer para além de ter o protocolo zigbee e alguns sensores e assim algo tudo no mesmo chip facilita quer no desenho da placa, consumo e BOM, só que já que vou aprender alguma coisa que depois dê para aplicar noutros projectos. Já estive mesmo para comprar os atmega128rfa1 que aparentemente me parecem bons mas depois a minha consciencia diz que tenho a faculdade e a verdade é que estou quase no final :)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Algum tem experiencia com CortexM3 e afins?
« Responder #56 em: 02 de Abril de 2011, 15:51 »
Não estou a conseguir usar o stm32flash, estou sempre a receber o erro:


ze@ze-KPC:~/teste$ sudo stm32flash -w blinky.bin -v -g 0x0 /dev/ttyUSB0 -b 115200
stm32flash - http://stm32flash.googlecode.com/

Using Parser : Raw BINARY
Serial Config: 115200 8E1
read_byte: Success
stm32flash: stm32.c:90: stm32_read_byte: Assertion `0' failed.
Aborted

Alguma sugestão!? :s

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Algum tem experiencia com CortexM3 e afins?
« Responder #57 em: 03 de Abril de 2011, 12:10 »
Já está :D Não tinha lido a parte do RESET :p

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Algum tem experiencia com CortexM3 e afins?
« Responder #58 em: 27 de Junho de 2011, 02:24 »
Podem me dizer onde está o tal manual de 900pág do M3?

Estou a começar a brincar com o discovery e não sei o que fazem uns registos

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Algum tem experiencia com CortexM3 e afins?
« Responder #59 em: 27 de Junho de 2011, 02:29 »
É o reference manual ou coisa assim o manual especifico do chip diz onde o ir buscar.
Avr fanboy