collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ajuda- escolha de aparelho de soldar  (Lida 9723 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline eduardo_d

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Ajuda- escolha de aparelho de soldar
« em: 11 de Abril de 2010, 15:01 »
Olá pessoal!
Comecei agora a montar uma mini bancada de electrónica aqui em casa onde pretendo desenvolver alguns projectos. Como é obvio vou precisar de um aparelho de soldar. Eu tenho um mas é do LIDL e por isso não é grande coisa  :P.  O que eu queria era um igual ao que usava na faculdade. Era bom pq dava para levar a solda na ponta  e assim dava para soldar com precisão. Este que tenho parece alérgico à solda (faz bolinhas e deixa-as cair...).Nem para estanhar fios serve >:(  Pronto o que eu vos pedia era basicamente que me aconselhassem sobre o aparelho que devo comprar e já agora onde. Se me derem a noção de preços ainda melhor  ;D

Um abraço e obgd ;)

Eduardo

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda- escolha de aparelho de soldar
« Responder #1 em: 11 de Abril de 2010, 15:54 »
Compra um ersa, são de boa qualidade e podes trocas as pontas á medida que elas se estragam e custa á volta de 30€, pode parecer um bocadinho, mas para a qualidade deles é bastante acessivel.
Umas coisas, quando estás a soldar, de vez em quando deves limpar a ponta do ferro numa esponja humida, uma simples esponja de lavar a louça serve, tem é de estar humida/molhada para não derreter, nunca deves deixar o ferro ligado muito tempo pois queimas a ponta do ferro e depois ele faz como o que tens, deixa de agarrar a solda e só faz bolhas, e antes de o desligar deves meter sempre um bocado de solda na ponta para que a ponta não oxide e depois antes de começar a soldar limpas a ponta a metes solda nova na ponta.
Avr fanboy

Offline p0wd3r

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 74
Re: Ajuda- escolha de aparelho de soldar
« Responder #2 em: 11 de Abril de 2010, 17:51 »
Ferros deste género são porreiros porque podes controlar a temperatura e evitar que se estrague facilmente:


Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Ajuda- escolha de aparelho de soldar
« Responder #3 em: 11 de Abril de 2010, 21:29 »
Olá eduardo_d, efectivamente um bom ferro de soldar ajuda bastante, mas não é tudo!

A ideia que falaste " Era bom pq dava para levar a solda na ponta  e assim dava para soldar com precisão." não está correcta. Por coincidência o TigPT postou à pco tpo um video sobre como soldar, onde esclarece mta coisa, uma das quais é precisamente essa. Procura-o e dá uma vista de olhos.

Se queres uma opinião PESSOAL para um ferro de soldar vê os JBC ou os ERSA na casa dos 25W ambos na casa dos 30€.

Depois é ter cuidado para não danificares as pontas, como o senso já mencionou existem cuidados a ter, mas acho que não deves usar uma esponja da louça, usa uma propria para os ferros, e humedece-a, isto é feito não para não derreter a esponja mas fazer com que a ponta não se torne hidrofobica (repelente de agua) e solda.... (como é explicado no manual da estação de soldar ERSA RDS80.


Cumprimentos, Mauro Martins. 

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Ajuda- escolha de aparelho de soldar
« Responder #4 em: 11 de Abril de 2010, 22:22 »
Mais um a recomendar os JBC.

Depois tens vários tipo. O meu é um 40S. Tens também o 30S muito idêntico.

Para trabalhos mais "precisos" aconselho o 14S

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda- escolha de aparelho de soldar
« Responder #5 em: 11 de Abril de 2010, 22:59 »
Eu só dei o exemplo da esponja da louça mais como desenrrasque do que uso geral, um suporte para ferro com esponja deve custar uns 6 ou 7€.
Avr fanboy

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Ajuda- escolha de aparelho de soldar
« Responder #6 em: 12 de Abril de 2010, 12:19 »
Que dizem do método do esfregão de loiça (de arame) para limpar a ponta do ferro?

Eu tenho um ferro baratuxo de 8€ do AKI, costumo-o limpar assim. Vi algures na net alguem a faze-lo e de facto a ponta fica "shiny".
O que é que têm a dizer?

Fazer as placas até faço, mas empantufo-me sempre a soldar :( Não sei se é do ferro que não é grande coisa, se nao tenho os cuidados "recomendados", se a ponta já não é o que era ou se é mesmo o artista que não presta. Se for para soldar uma placa produzida mesmo numa fabrica (com os furos/pads metalizados) é na boa, agora nas homemade já custa mais.

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Ajuda- escolha de aparelho de soldar
« Responder #7 em: 12 de Abril de 2010, 12:49 »
Olá msr, efectivamente nunca usei o método do esfregão de arame para limpar a ponta, mas já vi alguns bons ferros, trazerem uma cena dessas para limpar...

mas..., como o senso disse, um suporte com esponja  custa 6 ou 7 euros, dá um jeitão e fica a bancada com um ar mais pro  ;D looool

Cumprimentos, Mauro.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda- escolha de aparelho de soldar
« Responder #8 em: 12 de Abril de 2010, 18:28 »
Eu nunca na vida chego um esfregão de arame a um ferro de soldar, vai danificar aquele banho que é dado á ponta do ferro e assim ele nunca mais vai agarrar solda.
Avr fanboy

Offline p0wd3r

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 74
Re: Ajuda- escolha de aparelho de soldar
« Responder #9 em: 12 de Abril de 2010, 19:57 »
Julgo que estão a referir-se a algo deste género. Nunca pensei que isto pudesse estragar a ponta do ferro.


Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Ajuda- escolha de aparelho de soldar
« Responder #10 em: 12 de Abril de 2010, 21:06 »
O que eu uso e vejo toda a gente usar é a esponja amarela que podem ver nos suportes nesta imagem:

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Ajuda- escolha de aparelho de soldar
« Responder #11 em: 12 de Abril de 2010, 21:59 »
Mas o facto de porem água na ponta do ferro não faz com que esta oxide muito mais rapidamente? ???

De qualquer das maneiras, vou mesmo experimentar!

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Ajuda- escolha de aparelho de soldar
« Responder #12 em: 12 de Abril de 2010, 22:25 »
Não é colocar água, aquela esponja deve estar húmida e não enxarcada lol E isto serve só para limpar a ponta como por exemplo retirar aqueles excessos que vão lá ficando.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Ajuda- escolha de aparelho de soldar
« Responder #13 em: 13 de Abril de 2010, 07:14 »
Mas o facto de porem água na ponta do ferro não faz com que esta oxide muito mais rapidamente? ???

De qualquer das maneiras, vou mesmo experimentar!
Estou como o msr, utilizar a limalha deve de ser bem melhor, mas também sempre vi usarem a esponja... Também se pode retirar a solda da ponta do ferro antes de o arrumar com a simples tecnica de adicionar um pouco de solda ao ferro para fazer uma bolha (pequenita mas que sirva para unir os "lixos" no ferro) e depois fazer-lhe um movimento rápido em direcção à bancada de trabalho e parar para que esta bola saia do ferro juntamente com os restantes residos.

Nada como a esponja ou a caixinha de ferro apresentada na imagem.

Offline eduardo_d

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: Ajuda- escolha de aparelho de soldar
« Responder #14 em: 13 de Abril de 2010, 11:21 »
Ok malta!
Vou ter os vossos conselhos em conta na altura de comprar uma nova máquina.
Para já este mês vou tentar desenrascar com uma aqui da faculdade!

Abr
Eduardo