LusoRobótica - Robótica em Português

Robótica => Iniciantes => Tópico iniciado por: edeweld em 17 de Dezembro de 2018, 03:23

Título: Valores de alcance de ponta de prova
Enviado por: edeweld em 17 de Dezembro de 2018, 03:23
Quando se é novato acontece disto. Resumindo a história..... Vi uma ponta de prova numa loja de eletrónica com o preço de 8€. Entrei na loja e tumba, toca a comprar. Quando cheguei a casa fiz o teste básico do oscilloscope, colocar a mesma no terminal de teste para vez a dita onda quadrada a uma determinada frequência (não me recordo qual). Para meu espanto a mesma não apresentava nada.... :-[ Na ponta de prova tem uma etiqueta que diz:

Uni-T UT-P05 200MHz/6MHz

Não estou a conseguir encontrar o link da página do fabricante (vai parar a um site da Uni-t mas com caracteres em chinês). Mas por esta informação significa que a ponta apenas lê frequências entre 200MHz e 6MHz? é isso? Caso seja isto, que penso que seja, pois testei com outra ponta e está tudo ok, não sabia que as pontas tinha "range" de valores.

Nota: Apenas encontro links de vendedores no ali e ebay. Por isso não vale a pena colocar links! Pode ser que entretanto o site da Uni-T volte ao normal.

Cumps
Título: Re: Valores de alcance de ponta de prova
Enviado por: jm_araujo em 17 de Dezembro de 2018, 11:35
Citar
Mas por esta informação significa que a ponta apenas lê frequências entre 200MHz e 6MHz? é isso?
Não.

As pontas medem sempre a partir de DC, senão não serviam para grande coisa. Os 200MHz/6MHz é a largura de banda para atenuação 10x e 1x (200MHz para 10x, 6MHz para 1x)
Título: Re: Valores de alcance de ponta de prova
Enviado por: SerraCabo em 17 de Dezembro de 2018, 13:23
Os osciloscópios e pontas de prova hão de ter um valor de impedância de entrada resistiva e um valor de condensador. Num caso e noutro, esse condensador que lá está mesmo sem estar instalado (capacitância do gate do FET de entrada do osciloscópio, por exemplo).

Essa capacitância 'mata' as altas frequências, particularmente se a fonte tiver uma impedância de saída alta. Sempre que se tenta medir uma alta frequência em alta impedância ... estamos mal.

Para resolver esse tipo de problemas há pontas de prova activas que custam quase tanto quanto os osciloscópios. Ainda por cima não são fáceis de usar porque há grandes limitações quanto às polarizações presentes nos locais onde irão ser ligadas.

https://www.youtube.com/watch?v=OiAmER1OJh4

https://www.youtube.com/watch?v=SX4HGNWBe5M

SC

Título: Re: Valores de alcance de ponta de prova
Enviado por: vasco em 17 de Dezembro de 2018, 14:28
Deves ter um parafuso e/ou switch na probe, vê lá se faz alguma diferença colocar nas vários posições possiveis... COM CUIDADO !!!