collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Wall fallower robot  (Lida 16805 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re: Wall fallower robot
« Responder #30 em: 02 de Junho de 2010, 11:15 »
Por falar nisso... eu por norma nunca dou um projecto/trabalho meu a ninguém... com excepções claro :)

não é por mal, mas é assim, se alguém tiver dúvidas dentro do que eu sei tento explicar da melhor forma, agora dar coisas de mão beijada depois de eu ter tido tanto trabalho e eles sem fazer nada por isso não, lamento mas as coisas custam a fazer... estou a falar no ambiente académico claro! mas mesmo neste ambiente creio que é de todo o interesse do "postador" aprender como se faz e não "copy&paste" :p

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Wall fallower robot
« Responder #31 em: 02 de Junho de 2010, 14:17 »
Por falar nisso... eu por norma nunca dou um projecto/trabalho meu a ninguém... com excepções claro :)

não é por mal, mas é assim, se alguém tiver dúvidas dentro do que eu sei tento explicar da melhor forma, agora dar coisas de mão beijada depois de eu ter tido tanto trabalho e eles sem fazer nada por isso não, lamento mas as coisas custam a fazer... estou a falar no ambiente académico claro! mas mesmo neste ambiente creio que é de todo o interesse do "postador" aprender como se faz e não "copy&paste" :p

Pois eu não vejo porque não "dar tudo de mão beijada" e se não perceberem alguma coisa, perguntam-me depois. Se quiserem aprender, tentam perceber como funciona, se não quiserem, fazem copy/paste e pronto, para mim é igual.

Todos os projectos que apresento, quer aqui, quer no meu site, tento postar o máximo de informação possível.
Sou adepto do open-source e do desenvolvimento global... De certeza que os gajos que inventaram o Arduino tiveram muito trabalho... E as bibliotecas? Tens o código todo disponível e nem tens de te preocupar com o que acontece por trás de umas funções que tu chamas na main()... E isso é óptimo. Acabas por te concentrar no teu problema e não em vários problemas, pois partes do pressuposto que a bilbioteca está bem feita...

Eu queria ver se quem fez a biblioteca servo não tivesse divulgado, e ninguém divulgasse código nenhum sobre como mexer servos com o Arduino, quantas pessoas eram capazes de fazer rodar um servo com um arduino? E a bilbioteca é só um exemplo... Pensa nisso...

Para quê fazer o que já foi feito por outra pessoa? Porque não divulgar o que eu fiz, para que outra pessoa não tenha de passar tanto tempo como eu passei a pensar no assunto? O desenvolvimento tecnológico é exponencial porque andamos todos a trabalhar por cima do trabalho dos outros e não temos de partir do zero cada vez que queremos fazer algo.

Por isso, isto não é só para o Tyran, mas é também para o Azoto.
Não penses que o que tens aí é uma preciosidade, pois a probabilidade de encontrares projectos semelhantes na net é elevadíssima.

PS: Será que um robot "Wall-Follower" sai do mesmo sítio? Ou as tuas paredes são móveis ou então o "follower" devia ser "avoider"...  :P só um aparte...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Wall fallower robot
« Responder #32 em: 02 de Junho de 2010, 14:35 »
Podiam-te dar as bibliotecas já pre-compiladas e apesar de as usares não as podias ler, o mesmo com o bootloader assim como muitas outras coisas.
Nem sempre se pode dar tudo de mão beijada, imagina tu que desenvolves uma aplicação qualquer, queres vender, tens tudo open source ninguem compra porque é só copiar e colar e tu concerteza não vives do ar nem nada que se pareça.
Como aqui tens exemplo no fórum, vais fazer uma tese de mestrado e vais para n foruns tirar duvidas, o teu orientador apanha isso tudo e depois como é? Ele dá-te a nota á mesma apesar de não teres sido tu a fazer o trabalho?
Como esse exemplo tens muito mais, eu tambem sou adepto do open source, mas só até certo ponto, assim como para o arduino por vezes as bibliotecas são tantas que até são estupidas e lentas e pesadas e são boas para comer ram.
Tal como eu mostrei ao rapaz um exemplo de código para picaxe é obvio que ele não está a reinventar a roda, mas está pelo menos a tentar fazer um roda para ele e para a nota dele.

Se ele fugi-se das paredes, numa caixa quadrada ele metia-se no centro e ficava lá paradinho, já viste aqueles carritos a correr a volta da casa, eles estão efectivamente a seguir as paredes, e não a seguir contra as paredes.
Avr fanboy

Offline ngoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 145
    • Thinking Olive Tree
Re: Wall fallower robot
« Responder #33 em: 02 de Junho de 2010, 15:56 »
Nem sempre se pode dar tudo de mão beijada, imagina tu que desenvolves uma aplicação qualquer, queres vender, tens tudo open source ninguem compra porque é só copiar e colar e tu concerteza não vives do ar nem nada que se pareça.

Não é bem assim. Tens que saber utilizar o que está disponível em open-source. Como o moço deste post bem sabe, ter o código já feito nao lhe serviu de nada pois ainda não consegue pôr o robot a funcionar.

Entendo o teu ponto, o open-source tem que ser lucrativo caso contrário o pessoal tem que se dedicar a outras coisas. Mas isso não obriga a vender o código em forma fechada. A opção mais comum é vender serviços de manutenção, mas o open-source também é muitas vezes utilizado como cartão de visita em relação às capacidades do trabalhador.

Quanto a copiar o código, muitas universidades têm já programas para detecção de plágio.
-----
Ambient intelligence, mobile robotics, life. 42
http://www.thinkingolivetree.blogspot.com/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Wall fallower robot
« Responder #34 em: 02 de Junho de 2010, 16:07 »
Tem o código a não funcionar porque não deve programar muito, que é o que dá a entender(não quero ofender ninguem, é uma simples observaçao) se ele fosse programador de profissão não teria este tipo de problemas.
Depende da aplicação, imagina que é uma centralina de um carro, não vais dar o código todo e depois dizes que tratas do bugs, porque uma centralina e bugs não são da melhor coisa juntos..
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Wall fallower robot
« Responder #35 em: 02 de Junho de 2010, 16:44 »
Se o problema de quem partilha o código é a parte comercial, podem sempre disponibilizar com licenças que não permitam a sua reprodução comercial.

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re: Wall fallower robot
« Responder #36 em: 02 de Junho de 2010, 18:02 »
Por falar nisso... eu por norma nunca dou um projecto/trabalho meu a ninguém... com excepções claro :)

não é por mal, mas é assim, se alguém tiver dúvidas dentro do que eu sei tento explicar da melhor forma, agora dar coisas de mão beijada depois de eu ter tido tanto trabalho e eles sem fazer nada por isso não, lamento mas as coisas custam a fazer... estou a falar no ambiente académico claro! mas mesmo neste ambiente creio que é de todo o interesse do "postador" aprender como se faz e não "copy&paste" :p

Pois eu não vejo porque não "dar tudo de mão beijada" e se não perceberem alguma coisa, perguntam-me depois. Se quiserem aprender, tentam perceber como funciona, se não quiserem, fazem copy/paste e pronto, para mim é igual.

Todos os projectos que apresento, quer aqui, quer no meu site, tento postar o máximo de informação possível.
Sou adepto do open-source e do desenvolvimento global... De certeza que os gajos que inventaram o Arduino tiveram muito trabalho... E as bibliotecas? Tens o código todo disponível e nem tens de te preocupar com o que acontece por trás de umas funções que tu chamas na main()... E isso é óptimo. Acabas por te concentrar no teu problema e não em vários problemas, pois partes do pressuposto que a bilbioteca está bem feita...

Eu queria ver se quem fez a biblioteca servo não tivesse divulgado, e ninguém divulgasse código nenhum sobre como mexer servos com o Arduino, quantas pessoas eram capazes de fazer rodar um servo com um arduino? E a bilbioteca é só um exemplo... Pensa nisso...

Para quê fazer o que já foi feito por outra pessoa? Porque não divulgar o que eu fiz, para que outra pessoa não tenha de passar tanto tempo como eu passei a pensar no assunto? O desenvolvimento tecnológico é exponencial porque andamos todos a trabalhar por cima do trabalho dos outros e não temos de partir do zero cada vez que queremos fazer algo.

Por isso, isto não é só para o Tyran, mas é também para o Azoto.
Não penses que o que tens aí é uma preciosidade, pois a probabilidade de encontrares projectos semelhantes na net é elevadíssima.

PS: Será que um robot "Wall-Follower" sai do mesmo sítio? Ou as tuas paredes são móveis ou então o "follower" devia ser "avoider"...  :P só um aparte...

Fazes isso em ambiente académico? A parte que eu estava a falar era académica, se achas que não tem problema ok grandes engenheiros que o nosso país terá, profissionais no copy&paste... o preciosidade ou não não sequer entra no caso do que falei, pois o cerne em que me centrei não foi nesse muito pelo contrário e não tenho qualquer problema em colocar aqui código meu aliás já o fiz... se bem que estava francamente mau, agora já tá melhor xD

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Wall fallower robot
« Responder #37 em: 02 de Junho de 2010, 18:52 »
Se o problema de quem partilha o código é a parte comercial, podem sempre disponibilizar com licenças que não permitam a sua reprodução comercial.
O que te impede de pegar nele e o usar numa aplicação tua e não passar cartão a quem o fez?
Não estou a ver como sabes que alguem está a usar código teu... :s
Avr fanboy

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Wall fallower robot
« Responder #38 em: 02 de Junho de 2010, 21:37 »
Claro que falei em termos de software.
E há limites para tudo, eu até agora não fiz mais do que pequenas experiências.

Eu antes de saber programar por mim, sem ajuda, fiz muita coisa à base de copy&paste... Muita mesmo. E só por ter feito isso, aprendi, pois tentei sempre perceber o porquê daquilo funcionar.

É claro que se for um projecto grande, não convém divulgar... Agora estes pequenos robots... Por favor... Já surgiu uma discussão parecida noutro tópico e não gostaria de encher isto de off-topic, por isso fico-me por aqui.

Offline Azoto

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Wall fallower robot
« Responder #39 em: 02 de Junho de 2010, 21:39 »
Meu amigos o meu robot já ta a funcionar!!! Agradeço muito pela vossa ajuda, a verdade é que era um erro muito estupido!! o clack era d 10 mhz e no código coluquei sem reparar 4mhz pkausa do bootloader....Já irei colucar videos no meu site para verem como está. MUITO OBRIGADO mais uma vez!!


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Wall fallower robot
« Responder #40 em: 02 de Junho de 2010, 21:39 »
Não sou contra a divulgação, até porque regra geral á sempre alguem que nos ajuda a melhorar os nossos algoritmos para o robot fica ainda mais eficiente
Avr fanboy

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Wall fallower robot
« Responder #41 em: 02 de Junho de 2010, 22:14 »
Meu amigos o meu robot já ta a funcionar!!! Agradeço muito pela vossa ajuda, a verdade é que era um erro muito estupido!! o clack era d 10 mhz e no código coluquei sem reparar 4mhz pkausa do bootloader....Já irei colucar videos no meu site para verem como está. MUITO OBRIGADO mais uma vez!!

Algo que nunca te poderíamos ter ajudado com o que nos deste...
Mas ainda bem que está a funcionar.

Vai dando notícias.  ;)

Offline Azoto

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Wall fallower robot
« Responder #42 em: 02 de Junho de 2010, 22:16 »
Meu amigos o meu robot já ta a funcionar!!! Agradeço muito pela vossa ajuda, a verdade é que era um erro muito estupido!! o clack era d 10 mhz e no código coluquei sem reparar 4mhz pkausa do bootloader....Já irei colucar videos no meu site para verem como está. MUITO OBRIGADO mais uma vez!!

Algo que nunca te poderíamos ter ajudado com o que nos deste...
Mas ainda bem que está a funcionar.

Vai dando notícias.  ;)
Tens toda a razão meu amigo mas acontece....são em coisas simples em que o pessoal costuma errar mais xD OBGD na msm

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Wall fallower robot
« Responder #43 em: 02 de Junho de 2010, 22:53 »
Se o problema de quem partilha o código é a parte comercial, podem sempre disponibilizar com licenças que não permitam a sua reprodução comercial.
O que te impede de pegar nele e o usar numa aplicação tua e não passar cartão a quem o fez?
Não estou a ver como sabes que alguém está a usar código teu... :s

Por ai nem as patentes te servem!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Wall fallower robot
« Responder #44 em: 02 de Junho de 2010, 23:06 »
Não, simplesmente nada de revelar ao publico a não ser compilado lol.
Tenho andado a ler uns tutoriais do smiley micros e ele dá-te montes de coisas, tens o .h e um .a que é onde está tudo mas pré-compilado ou lá como é aquilo, mas não é c nem é assembly.
E uma patente se não privada parte do pressuposto que tens de tornar a tua invenção publica e mesmo que seja privada ao fim de 10 anos, ou 30 anos não tenho a certeza torna-se publica.
Avr fanboy