collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Como fazer arduino receber sinal de um relógio despertador?  (Lida 4697 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline matheus.mattia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Como fazer arduino receber sinal de um relógio despertador?
« em: 31 de Outubro de 2012, 00:32 »
Estou fazendo um modulo para abrir cortinas com um relógio despertador.Para poupar tempo achei melhor usar um relógio despertador barato para programar o tempo, e usar os fios do buzzer do alarme para acionar, através do arduino, um motor para puxar a cortina.

A pergunta é, se eu apenas ligar o fio em uma entrada digital ou analógica do arduino, ele vai receber?
se não, como posso fazer, usando um despertador?

Obrigado

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como fazer arduino receber sinal de um relógio despertador?
« Responder #1 em: 31 de Outubro de 2012, 01:06 »
Tens de medir a voltagem que tens nesses fios, se for de 5v(que não me parece que seja) podes ligar directamente, se for superior, desenhas um simples divisor resistivo para teres cerca de 4-5v e ligas num pino do Arduino, e depois precisas de ter as massas comuns, senão, não trabalha, precisas sempre de ter dois fios, sinal e massa.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como fazer arduino receber sinal de um relógio despertador?
« Responder #2 em: 31 de Outubro de 2012, 02:03 »
é pra abrir cortinado ou persiana?

Offline matheus.mattia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Como fazer arduino receber sinal de um relógio despertador?
« Responder #3 em: 31 de Outubro de 2012, 04:02 »
Tens de medir a voltagem que tens nesses fios, se for de 5v(que não me parece que seja) podes ligar directamente, se for superior, desenhas um simples divisor resistivo para teres cerca de 4-5v e ligas num pino do Arduino, e depois precisas de ter as massas comuns, senão, não trabalha, precisas sempre de ter dois fios, sinal e massa.

O despertador funciona com uma pilha 1,5v, acredito que a voltagem seja até inferior a isso... Tem como ligar com um transistor tip 122 ou algo parecido?

é pra abrir cortinado ou persiana?

cortinado, amarrei um fio no primeiro carrinho do trilho e fiz um sistema de engrenagens que enrolam o fio, o puxando...

Offline matheus.mattia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Como fazer arduino receber sinal de um relógio despertador?
« Responder #4 em: 19 de Novembro de 2012, 21:11 »
alguém?

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Como fazer arduino receber sinal de um relógio despertador?
« Responder #5 em: 19 de Novembro de 2012, 21:24 »
a maneira mais simples é fazeres um amplificador não inversor, com um ganho de 5V/1.5V (se 1.5V for a tensão que tens nesses fios).

Se não quiseres tar com isso, e se a tensão nesses fios for 0V quando tá desligado e os tais 1.5V quando liga, podes usar o ADC do arduino e estipular quando tens acima de certo valor de tensão é sinal que ligou
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Como fazer arduino receber sinal de um relógio despertador?
« Responder #6 em: 20 de Novembro de 2012, 00:25 »
Queres mesmo usar um despertador?
Era capaz de ser mais simples e teres algumas vantagens em usares um relogio tipo este:

http://bildr.org/2011/03/ds1307-arduino/

Não sei se viste o meu projecto:
http://ardomotic.weebly.com

É um projecto de domótica em que usei esse relógio. E por acaso quando comecei o projecto a minha idéia inicial era apenas abrir as persianas de manhã tambem.... No fin acabou por ficar um sistema de domótica completo :P

Mas mesmo que queiras fazer algo mais simples, acho que só tens vantagens em ter o relógio ligado ao Arduino... Podes por exemplo ter coisas diferentes a acontecer a horas diferentes... Ligando apenas um fio a um despertador não conseguirás sequer diferenciar as horas.

Já agora, podias por umas fotos dos mecanismos que fizeste para as engrenagens dos cortinados? Cheguei a pensar fazer isso tambem, mas dou-me melhor com chip's do que com engrenagens :)