collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Comunicação longo alcance  (Lida 18025 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #15 em: 20 de Fevereiro de 2014, 12:41 »
Ola,
Ora bem, eu sou bombeiro e desenvolvi uma aplicação para ternos nos carros e enviar dados para o posto de comando em cenarios "longos".

Cada viatura tem um arduino ligado a um PC, e usando os 433 Mhz envia dados que sao recebidos por um outro arduino, chamado o master.
este master recebe dados de todos os outros arduinos que estao nos veiculos.
Este master tera tambem um outro emissor 433 para enviar outro tipo de dados mas destinado a outro objectivo.
Acontece que com os 433 Mhz consigo comunicação perfeita e a soluçaõ funciona em pleno, mas assado os 300 / 400 metros, adeus ligação.
Isto testado no meio do monte e rodeado de arvores
Tirando a questão de um eventual entupimento dos canais de comunicação e autorizações para cada TO (já estou na reserva à algum tempo não sei como funciona a distribuição de canais por ocorrência actualmente) a solução apresentada pelo asena é interessante, dependendo de conseguires ou não passar toda a informação que necessitas, se conseguires usar essa solução sobre um canal com repetidor consegues em teoria (na antiga rede nacional de repetidores) colocar o sinal em qualquer ponto do país. tens no entanto de nunca esquecer que quando estiveres a transmitir por este meio estás a ocupar o canal ou a cortar uma comunicação de um rádio menos potente com as eventuais consequências (se tens prática em TO's dificeis deves saber como numa situação extrema de um incêndio florestal por exemplo ter ou não comunicações faz muita diferença).

P.S.: Já agora por curiosidade, que tipos de dados pretendes enviar pelo teu sistema?

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #16 em: 20 de Fevereiro de 2014, 13:04 »
Bem o projecto parece-me muito interessante.

Realmente a solução enviada pelo asena parece a mais plausível, até porque os carros já têm o equipamento montado.

Se o GSM não tem rede não existirá hipótese de usar aqueles telefones por satélite. Isto é um bitaite não tenho experiência nenhuma nessa área.



Offline helderjsd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 149
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #17 em: 20 de Fevereiro de 2014, 14:37 »
Ola,
Ora bem, eu sou bombeiro e desenvolvi uma aplicação para ternos nos carros e enviar dados para o posto de comando em cenarios "longos".

Cada viatura tem um arduino ligado a um PC, e usando os 433 Mhz envia dados que sao recebidos por um outro arduino, chamado o master.
este master recebe dados de todos os outros arduinos que estao nos veiculos.
Este master tera tambem um outro emissor 433 para enviar outro tipo de dados mas destinado a outro objectivo.
Acontece que com os 433 Mhz consigo comunicação perfeita e a soluçaõ funciona em pleno, mas assado os 300 / 400 metros, adeus ligação.
Isto testado no meio do monte e rodeado de arvores


Helder,

como estahs a usar a banda livre ISM, tens limitacoes de potencia. A solucao q aconselho mesmo eh usar antenas externas nas viaturas e possivelmente subir para os 868MHz.

Podes usar os radios dos bombeiros p transmitir a tua informacao e aih tens o alcance q procuras.
No radioamadorismo fazemos o APRS, q transmite informacao digital modulada em audio e q enviamos pelo canal normal de comunicacao. Ha outros formatos, mas este eh o mais barato.

Ha mts cenarios, depede das condicoes de trabalho e equipamentos disponiveis.

Hum, parece-me muito interessante :) :)

Tens alguma leitura recomendada sobre APRS?
É que nunca mexi nisso

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #18 em: 20 de Fevereiro de 2014, 15:29 »
Ola,
Ora bem, eu sou bombeiro e desenvolvi uma aplicação para ternos nos carros e enviar dados para o posto de comando em cenarios "longos".

Cada viatura tem um arduino ligado a um PC, e usando os 433 Mhz envia dados que sao recebidos por um outro arduino, chamado o master.
este master recebe dados de todos os outros arduinos que estao nos veiculos.
Este master tera tambem um outro emissor 433 para enviar outro tipo de dados mas destinado a outro objectivo.
Acontece que com os 433 Mhz consigo comunicação perfeita e a soluçaõ funciona em pleno, mas assado os 300 / 400 metros, adeus ligação.
Isto testado no meio do monte e rodeado de arvores


Helder,

como estahs a usar a banda livre ISM, tens limitacoes de potencia. A solucao q aconselho mesmo eh usar antenas externas nas viaturas e possivelmente subir para os 868MHz.

Podes usar os radios dos bombeiros p transmitir a tua informacao e aih tens o alcance q procuras.
No radioamadorismo fazemos o APRS, q transmite informacao digital modulada em audio e q enviamos pelo canal normal de comunicacao. Ha outros formatos, mas este eh o mais barato.

Ha mts cenarios, depede das condicoes de trabalho e equipamentos disponiveis.

Hum, parece-me muito interessante :) :)

Tens alguma leitura recomendada sobre APRS?
É que nunca mexi nisso


Para se usar APRS nas bandas de amador, eh preciso ser-se radioamador licenciado.

http://www.aprs.org/
http://aprs.fi/

Mas, no entanto, podes usar o equipamento em outras bandas e radios, tal nao impede.
O mais imples provavelmente pode ser usar um modem packet directo no PC ou Arduino, depende se queres ter mais sinais alem do GPS. Ainda nao disseste.

De indicar qhe ha radios portateis e moveis, na banda de radioamador, q ja teem modem APRS incorporado (e alguns ateh ja com GPS interno), basta ligar o GPS externo e estah feito. Enviar mais dados, soh se se usar electronica externa q depois liga ao radio noutro canal.


ha mts possibilidades, depende das capacidades do sistema e das maos do artista.

Nos loucos anos 1999/2000 fiz um sistema APRS q ligava a qq sensor externo. Depois enviava os pacotes p a rede APRS e cheguei a ter estacao meteorologica e telemetria com delay. Foi interessante. Agora com chips wireless e internet, fica tudo quase obsoleto. O bom eh q os precos sao baixos e a internet estah inundada de aplicacoes electronica APRS p todos os gostos. Provavelmente ateh encontras algo feito para o Arduino.
O chip p fazer o modem APRS eh o FX614, raro de encontrar.


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #19 em: 21 de Fevereiro de 2014, 04:18 »
ha este xbee pro de 900MHz na mouser que diz 45km..mas deve ser engano..deve ser 4 ou 5km..

mas o objectivo é transmitir voz? dados? telemetrias ou coordenadas gps?...


Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #20 em: 21 de Fevereiro de 2014, 09:48 »
Hugu - Não está errado,  abri  o data sheet e diz:
Superior outdoor LOS range of up to 28 miles with high-gain antenna.

Ora 28miles +/- 45km com antenas de alto ganho. 

Provavelmente dá para o projecto só analisando bem a coisa, mas o preço não é propriamente simpático  + antenas de alto ganho.


Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #21 em: 21 de Fevereiro de 2014, 10:19 »
ha este xbee pro de 900MHz na mouser que diz 45km..mas deve ser engano..deve ser 4 ou 5km..

mas o objectivo é transmitir voz? dados? telemetrias ou coordenadas gps?...


Mais uma vez, o marketing faz com q as pessoas sejam enganadas sem darem por isso.

Esses numeros de 45km sao apenas possiveis com Antenas Direccionais, bom cabo coaxial e linha de vista. Ou seja, teem q estar em zonas altas para que se consigam "ver" umas ahs outras. E mesmo assim.... as perdas em campo aberto aumentam p frequencias mais altas.


Ja vi maravilhas a serem feitas com radios PMR e modems de Subtons ou DTMF. Baratissimo e a fazer um trabalho excelente.




Realmente...

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #22 em: 21 de Fevereiro de 2014, 16:42 »
oiço ás vezes em documentarios que certas frequencias, sao ideias nesta situaçao qdo se quer grandes distancias mas sem precisar de linha de campo de visao..sao umas frequencias que fazem ricochete na estrato esfera ou seja, pode-se alcançar distancias nao visiveis pelo facto de haver estes tais ricochetes na nossa atmosfera... mas co nunca estudei ondas-electromagneticas, ja nao faço ideia de quais frequencias ou gama que se tratavam... vcs os radio-amadores é que deveis saber disso! :P

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #23 em: 21 de Fevereiro de 2014, 17:22 »
oiço ás vezes em documentarios que certas frequencias, sao ideias nesta situaçao qdo se quer grandes distancias mas sem precisar de linha de campo de visao..sao umas frequencias que fazem ricochete na estrato esfera ou seja, pode-se alcançar distancias nao visiveis pelo facto de haver estes tais ricochetes na nossa atmosfera... mas co nunca estudei ondas-electromagneticas, ja nao faço ideia de quais frequencias ou gama que se tratavam... vcs os radio-amadores é que deveis saber disso! :P

Sao as frequencias abaixo de 30MHz, q fazem reflexao na ionosfera. E depende da altura do dia e da frequencia em si.

As frequencias mais altas tb reflectem, mas em ocasioes mt particulares tais como Troposferica e reflexao na ionizacao causada por corpos a entrar na atmosfera da terra, i.e. meteoritos q podem ter o tamanho de um grao de areia.



Offline Nuno_pt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #24 em: 22 de Fevereiro de 2014, 17:12 »
Como os 160 e 80 metros onde se fala a maior parte das vezes por grey line,  ou seja entre ~ 1h antes do sol se por e 1h depois do sol se por.
Também para bandas (frequências) acima dos 30mhz existem vários tipos de propagação que podem aumentar a distancia, mas a ter em conta sempre percas de cabos, aqui já se recomenda cabos Héliax, fichas N, etc..

Hugo podes ler algumas coisas sobre tipos de propagação aqui, http://www.arlc.pt/index.php/area-tecnica/propagacao/92-propagacao-acima-dos-30mhz

Aqui o Mourato (CT4RK) fala dos vários tipos de propagação.

Como o asena diz a distancia depende de muitos fatores, e a maior parte das vezes a publicidade e enganadora.


Nuno
CT2IRY

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #25 em: 05 de Junho de 2014, 18:14 »
Boas helderjsd.
Chegaste a resolver o teu problema de que forma? Tou também a entrar neste mundo do RF, e é tudo um pouco obscuro. Ate agora pesquisei alguns módulos, mas ainda não me decidi por nenhum. Por falta de conhecimentos técnicos.

Pelo que estou a ver estes apenas funcionam como emissor receptor, não são um transceiver.
logo nao sei se funcionariam para o que eu queria, um controlador e enviar informação para vários módulos.

Vi aqui no tópico referencia a estes APC220 Transceiver Telemetry
Parecem-me interessantes porque já têm antena. Que é outra questão que se falou aqui e que me deixou intrigado.
Pela ideia que eu tinha, achava que não era só necessário "acrescentar uma antena" para que a transmissão fosse melhor, pensei que teria de ter um amplificador de sinal. Mas vi vocês aqui a falar que em alguns casos chega adicionar uma antena de alto ganho. (ou fui eu que entendi mal).

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #26 em: 05 de Junho de 2014, 18:24 »
Pela ideia que eu tinha, achava que não era só necessário "acrescentar uma antena" para que a transmissão fosse melhor, pensei que teria de ter um amplificador de sinal. Mas vi vocês aqui a falar que em alguns casos chega adicionar uma antena de alto ganho. (ou fui eu que entendi mal).
Um amplificador também ajuda, claro.
Mas às vezes, dependendo da aplicação, pode bastar uma antena melhor.
As antenas em rádio funcionam um pouco como os espelhos numa lanterna: podes aumentar a potência numa direção, "retirando" a potência de zonas que não interessam iluminar. A potência total é a mesma, mas para quem está longe parece mais brilhante. Não sei se a analogia é muito boa, mas acho que dá para perceber.



StarRider

  • Visitante
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #27 em: 05 de Junho de 2014, 23:17 »
Pelo que estou a ver estes apenas funcionam como emissor receptor, não são um transceiver.

Se funcionam como emissor receptor ... logo são transceiver. Um transceiver, na pura definição do termo é
isso mesmo, um emissor e receptor  ;D

Abraços,
PA

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #28 em: 06 de Junho de 2014, 00:28 »
Eu queria dizer emissor =/= de receptor, StarRider. Provavelmente expliquei-me mal.

Sobre as antenas fiquei um pouco mais esclarecido, e a questão do "espelho" ja sabia :D

O que ainda nao sei é que tipo de modulo vou usar. Estou mesmo confuso com tanta variedade, e nao faço ideia do que usar.
Posso copiar para aqui a tabela dos transmissores que tenho na minha lista:
  Modulo    Tipo    Freq(Mhz)    Vcc (V)    Data-rate(kbps)    Output Power (dBm)    Sensitivity(dBm)    Tx Current (mA)  Work Current(mA)    stand by current 
RFM69HCW TRX 315/433/868/915 1.8-3.6 300 +20 -120 120 16 0.1uA
RFM22B TRX 240/930 1.8-3.6 256 +20 -121 85 18.5 0.1uA
RFM12B TRX 433/868/915 2.2-3.8 115.2 +5 -105 22 11 0.3uA

RF Link Transmitter - 434MHz https://www.sparkfun.com/products/10534 (não sendo estes transcivers)

APC220 Transceiver Telemetry, Parecem-me interessantes porque já têm antena. Coisa que nenhum dos outros em cima tem.

Para uma rede em estrela como eu quero penso que o ideal serão uns transceiver's
A facilidade de encontrar à venda tambem está a pesar.
Como estou a ver aqui tantos entendidos na materia, pode ser que alguem me possa ajudar.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #29 em: 06 de Junho de 2014, 00:39 »
Faz como o tipo da anedota: https://www.facebook.com/Biblia.das.Anedotas/posts/438135059606233

Escolhe o mais barato e mais fácil de encontrar :P