collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Comunicação longo alcance  (Lida 17801 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #30 em: 06 de Junho de 2014, 02:16 »
Entao e se nao for o mais indicado? ahahahah
Curtia saber se o pessoal tem experiência com algum que me indica-se ate não ser nenhum desses.
Diz-me um e investigo esse :D

Arduino + longo alcance!

StarRider

  • Visitante
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #31 em: 06 de Junho de 2014, 09:41 »
Entao e se nao for o mais indicado? ahahahah
Curtia saber se o pessoal tem experiência com algum que me indica-se ate não ser nenhum desses.
Diz-me um e investigo esse :D

Arduino + longo alcance!


Boas,

Com o arduino ( >:(  >:( )nunca usei (nem vou usar  ;D) ... mas como disse num post lá mais atrás
tenho experiência com estes:
- APC220 Transceiver -  +-1,5 km - 30mA de consumo a transmitir
- OPENBEE 100mW  -    +-3 km (já consegui 5km)   +-100mA de consumo a transmitir

Gosto muito do APC220, em linha recta vai aos 1500 metros, mas podes contar com 1000 metros
pelo seguro.

O OPENBEE é um clone do Xbee, com uma antena Nagoya existe pessoal que diz ter um alcance de
10km ... pessoalmente nunca fui alem dos 5km (somente um teste que fiz por curiosidade), são
muito bons e sei que existe uma lib para o arduino, o único contra é que são caros.

Qual a distancia que necessitas mesmo ? Existem por ai um módulos BT que fazem mais do que os
100 metros da especificação para a classe 1 ... coisa na ardem dos 1000 metros.

EDIT:
Não percebi a questão da "rede em estrela", queres comunicar entre mais do que duas entidades ?

PA
« Última modificação: 06 de Junho de 2014, 09:50 por StarRider »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #32 em: 06 de Junho de 2014, 17:31 »
Só para acrescentar ao post de StarRider é que a maior distância alcançada com a antena Nagoya é de 12km na Inglaterra (muito provavelmente em condições extraordinariamente boas).

Embora soa a japonês é uma marca da empresa taiwanesa REUEX.


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #33 em: 06 de Junho de 2014, 20:09 »
Em Inglaterra, provavelmente num local onde existem fenómenos paranormais inexplicáveis ;)
Portanto, não haja expectativas de se conseguirem os mesmo resultados se não estiverem na Inglaterra.
São condições bastante especificas!

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #34 em: 06 de Junho de 2014, 21:42 »
A acreditar ou não o próprio site do fabricante diz isso. Não é preciso haver fenómeno paranormal para que em algumas situações extraordinárias aconteça algo extraordinario. Mas de qualquer modo hei-de fazer os cálculos e se os valores não me parecerem certos farei as perguntas certas onde lí o que citei.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #35 em: 06 de Junho de 2014, 22:07 »
O valor máximo indicado é 3 milhas isto é 4,8km
12km de Inglaterra é mencionado em vários sites.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #36 em: 06 de Junho de 2014, 22:09 »
Aqui no meu fim do mundo, nem 1km, pinhais everywhere  ;D
É tudo muito relativo.
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #37 em: 06 de Junho de 2014, 23:08 »
O OpenBee está fora do meu orçamento.
O APC 220 ja poderia pensar em adquirir.
Onde os compras StarRider?

Sobre a tipologia da rede, o sistema que pretendo implementar, traduzido em funções é o seguinte.
Tenho um controlador que vai enviar informação para uns modulos, quantos? depende podem ser 2, 4, 10... o objectivo é fazer uma coisa que eu possa extender.
Esses modulos vao dar para definir um endereço, 0,1,2,3,4... (em binario com um dipswitch) podendo varios modulos ter o mesmo endereço, logo, receberiam a mesma informação.
Depois cada modulo terá uma electronica especificas mas basicamente vao ser 3 vias que vao ficar HIGH ou LOW dependendo da info que vier do controlador. Dai uma tipologia em estrela, um emissor varios receptores.
Gostava que fosse um transciver para que pudesse implementar umas linhas de segurança, ou seja, para o caso de eu mandar um sinal High e o modulo "perguntava" é mesmo para por high? se sim ele punha, se nao, nao fazia nada.

Mais info sobre o projecto em si podes ler aqui: http://lusorobotica.com/index.php?topic=6921.0

Vim aqui perguntar sobre os modulos RF porque la o pessoal podereia nao saber!

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #38 em: 06 de Junho de 2014, 23:11 »
XBee-Pro 868 com uma potência de transmissão de 63mW num trajeto de linha de vista pode atingir 80km segundo o fabricante:

http://www.digi.com/products/wireless-wired-embedded-solutions/zigbee-rf-modules/point-multipoint-rfmodules/xbee-pro-868

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #39 em: 06 de Junho de 2014, 23:18 »
Isso vai muito para la do meu orçamento...
O preço que um modulo desses custa seria o que eu queria gastar apenas no controlador todo.
Mesmo o APC 220, ja fica muito for do meu orçamento, visto que ronda os 10 euros... eu queria fazer pelo menos 4 modulos, mais o controlador, so no sistema de comunicação gastava 50 euros...
É muito dinheiro...
Por isso é que estou com duvidas pois se aqueles modulos simples de 433 e 900 que custam uns 5 euros cada preferia como e obvio implementar esses mais baratos.
Isto é para utilizar em palco de espectáculos logo 2.4 está fora de questão.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #40 em: 07 de Junho de 2014, 00:23 »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #41 em: 07 de Junho de 2014, 12:36 »
Porque é que dizes que 2.4ghz está fora de questão?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #42 em: 07 de Junho de 2014, 13:01 »
Portanto, o chip diz CC1101 que é da TI, e depois o nome tem nRF905, ou é carne, ou é peixe lol.
Não são pin compatible, um tem mais pinos que o outro.
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comunicação longo alcance
« Responder #43 em: 07 de Junho de 2014, 18:35 »
Porque é que dizes que 2.4ghz está fora de questão?
Como expliquei, em palco, quase tudo funciona com 2.4Ghz (wifi, micros sem fios, monição sem fios, controlo de DMX, etc etc)
E pelo que vi a propria estrutura do palco influencia bastante a comunicação.
Com os nordic (nRF24L01), mesmo em taxa de transferencia menor 245kbps, havia falhas em palco na transmissão de dados no espaço de 8 metros so porque os modulos nao tinham linha de vista. E em testes (num corredor de edificio, conseguimos uns 70/80. Pressuponho entao que o problema esteja no ambiente em si.
Sendo assim tirei a conclusão de que nao seria mau de todo tentar arranjar comunicação de outra frequencia e testar.
Ainda assim se tiveres uma sugestão a dar-me diz que com todo o gosto porem em cima da mesa. Voces devem perceber mais disto que eu obviamente.

Portanto, o chip diz CC1101 que é da TI, e depois o nome tem nRF905, ou é carne, ou é peixe lol.
Não são pin compatible, um tem mais pinos que o outro.
Realmente a primeira vez que pesquisei também fui parar À TI mas depois procurei por nRF905 e ja encontrei informação credivel. Penso que deve ser um erro daquele vendedor com o titulo.