collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Comprar solda decente  (Lida 7964 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Comprar solda decente
« em: 16 de Julho de 2018, 23:32 »
O rolo de solda que tenho (há mais de 20 anos) está quase a acabar, portanto mandei vir dois da china (um de 0.5 e outro de 0.3).
Li com atenção e comparei uma serie de produtos e cheguei à conclusão que diziam mais ou menos todos o mesmo, portanto escolhi ao acaso, de duas marcas diferentes.
Infelizmente a técnica não resultou, em vez de uma solda brilhante (tipo crómio) tenho uma cena cinzenta tipo alumínio.
O teste foi feito nas mesmas condições, os pads foram limpos com alcool e passei um pouco de fluxo liquido antes de soldar. O ferro é o mesmo limpo no esfregão entre cada solda.
A diferença é tão grande que não dá para comparar, estes dois rolos que comprei são basicamente lixo.

Gostava de pedir que me indicassem que marca posso comprar por cá que dê resultados semelhantes a 'A'.
A Niposon talvez tenha alguma decente, Castro Eletrónica ?
« Última modificação: 16 de Julho de 2018, 23:38 por vasco »
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Comprar solda decente
« Responder #1 em: 16 de Julho de 2018, 23:54 »
Para eletrónica é melhor 63/37 por ser eutectica, solidifica melhor.

No teu caso parece-me que é um problema de fluxo, parece que ficou suja a superfície da solda.

A meu ver a solda 1kg de solda dura tanto tempo que não vale a pena andar a inventar, é comprar de marca e boa (tinha de investigar para fazer recomendações, a única marca que me vem à cabeça é Multicore... ao confirmar que não estava a inventar, apareceu-me outra marca conhecida, a Kester), mas onde compras não sei porque os meus rolos em serviço (1mm e 0.5mm) duram há demasiados anos.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Comprar solda decente
« Responder #2 em: 17 de Julho de 2018, 08:08 »
Eu desde que usei a Multicore da Loctite 60/40 que nunca mais quiz mais nada :p
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Comprar solda decente
« Responder #3 em: 17 de Julho de 2018, 09:37 »

No teu caso parece-me que é um problema de fluxo, parece que ficou suja a superfície da solda.

Não sei o que é, não é contaminação porque as 3 soldas foram feitas na mesma altura e nas mesmas condições, quando estão liquidas as amostras B e C estão brilhantes mas quando solidificam ficam com esse tom e perdem completamente o brilho, é interessante que isto acontece em menos de 1 segundo mas não é instantaneo, por isso acho que não é defeito, B e C são mesmo beras.

Citar
A meu ver a solda 1kg de solda dura tanto tempo que não vale a pena andar a inventar, é comprar de marca e boa (tinha de investigar para fazer recomendações, a única marca que me vem à cabeça é Multicore... ao confirmar que não estava a inventar, apareceu-me outra marca conhecida, a Kester), mas onde compras não sei porque os meus rolos em serviço (1mm e 0.5mm) duram há demasiados anos.

Compreendo perfeitamente, tenho a solda A há tanto tempo que é provavel que a tenha comprado na Dimofell da Av. da Liberdade :-)
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comprar solda decente
« Responder #4 em: 17 de Julho de 2018, 09:40 »
0.01sin que elemento é esse?

Mete-lhe fluxo, estão oxidadas, ou então foram rotuladas erradamente, mas mesmo assim solda sem chumbo não fica assim com a superficie irregular.

63/37 é bem melhor que 60/40, porque como diz o jm_araujo é eutética, isto quer dizer que o ponto de transição entre liquida e sólida se dá numa gama de temperaturas muito pequena, isso e fluxo, muito fluxo.
Avr fanboy

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Comprar solda decente
« Responder #5 em: 17 de Julho de 2018, 10:03 »
0.01sin que elemento é esse?
Citar

Pecado ??? :-)
Desconfio que é 0.01 in (=0.254 mm), e isto foi comprado como solda de 0.3mm, good enough... :-)

Citar
Mete-lhe fluxo, estão oxidadas, ou então foram rotuladas erradamente, mas mesmo assim solda sem chumbo não fica assim com a superficie irregular.

O que parece é que nenhuma das duas tem fluxo nenhum, mas antes de soldar pincelei os contactos com no-clean da JBC.

Citar
63/37 é bem melhor que 60/40, porque como diz o jm_araujo é eutética, isto quer dizer que o ponto de transição entre liquida e sólida se dá numa gama de temperaturas muito pequena, isso e fluxo, muito fluxo.

Ok, só isso exclui um monte de opções.
Vale a pena aquelas que têm 2% de cobre ? Provavelmente isso implica temperaturas mais elevadas.

Não tenho nada contra adicionar fluxo, mas é suposto haver uma quantidade suficiente dentro do fio... :-(
Posso não ter o melhor fluxo mas até agora o que experimentei não fez qq. diferença.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comprar solda decente
« Responder #6 em: 17 de Julho de 2018, 10:39 »
Tenho 2 rolos de multicore de 0.1 e 0.3mm 63/37 Sn/Pb, o fluxo só do solda serve se fores rápido a soldar, se não é tudo a nadar em fluxo e no fim limpa-se.
Avr fanboy

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Comprar solda decente
« Responder #7 em: 17 de Julho de 2018, 10:48 »
Tenho 2 rolos de multicore de 0.1 e 0.3mm 63/37 Sn/Pb, o fluxo só do solda serve se fores rápido a soldar, se não é tudo a nadar em fluxo e no fim limpa-se.

Vou tentar a tecnica do afogamento. :-)
Mas como explicas que nas mesmas condições a solda A esteja brilhante ? Se alguma tivesse que estar oxidada era esta, uma vez que tem mais de 20 anos.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comprar solda decente
« Responder #8 em: 17 de Julho de 2018, 10:58 »
E a outra é chinesa barata, sem qualquer garantia de ser o que diz no papel.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Comprar solda decente
« Responder #9 em: 17 de Julho de 2018, 11:47 »
(...) o fluxo só do solda serve se fores rápido a soldar, se não é tudo a nadar em fluxo e no fim limpa-se.

É isso. Apenas fluxo da solda só serve se os componentes e PCB estiverem novinhos limpinhos e desinfectados, e mesmo assim não é tão fácil soldar como meter fluxo extra (já experimentei 1 ou 2 pastas de soldar baratas de marcas comuns sem ser à base de "rosin" mas nem lhe chegam aos pés).
« Última modificação: 17 de Julho de 2018, 11:50 por Njay »

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Comprar solda decente
« Responder #10 em: 22 de Julho de 2018, 23:01 »
Experimentei afogar nos 3 fluxos que tenho cá em casa, FL-15 da JBC, uma Caneta de fluxo liquido que só diz YISKER, e finalmente um em pasta que se não fosse fake seria bom, Amtech NC-559-ASM-UV  [made in usa] LOL, até uma etiqueta tipo holograma tem, mas uma pesquiza rapida na net revela qie é completamente fake.
Não fez qq diferença, a solda antiga continua brilhante, as outras duas ficam brilhantes quando estão liquidas, bem mais com o fluxo que sem ele, mas quando solidificam ficam baças.
Vou tentar mandar vir esta - https://www.ebay.com/itm/111297726613 se não funcionar lá terei que mandar vir da Mauser qq coisa mais cara :-(
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Avr fanboy

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Comprar solda decente
« Responder #12 em: 06 de Agosto de 2018, 11:26 »
Recebi a de 63/37, está melhor mas ainda não se compara em aspeto à solda antiga.
Vou mesmo tentar a da MG Chemicals.

Já agora, ontem no brico depo de sintra (a seguir ao leroy) vi uns rolos de solda fina (0.5mm) que diziam ser 97% de estanho e 3% de cobre. O que é estranho é que não diziam lead free e indicavam uma temperatura de fusão da ordem dos 180º. Isto é simplesmente solda lead free ?
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Comprar solda decente
« Responder #13 em: 06 de Agosto de 2018, 12:06 »
Tendo em conta o local, pacece-me que seja solda de canalizador, para soldar tubo de cobre.

As ligas sem chumbo para eletrónica costumam ter formulações mais complexas( com mais elementos).

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comprar solda decente
« Responder #14 em: 06 de Agosto de 2018, 12:12 »
E se é para canalizador costuma ter fluxo bastante agressivo que dá cabo da ponta do ferro e das pcb's..
Avr fanboy