collapse

* Posts Recentes

Meu novo robô por josecarlos
[Ontem às 18:30]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: furação PCB  (Lida 5944 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nsouto

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 11
furação PCB
« em: 27 de Dezembro de 2012, 15:39 »
Boa tarde a todos, para o pessoal que já fez em casa o seu PCB , o trabalho mas duro é mesmo a furação . Pelo que me lembro da escola as brocas partem com muita facilidade. Gostava que partilhassem as vossas experiencias e tecnicas .

Estive a ver no ebay os chineses vendem os motores de 12V com as brocas , mas não estou a ver aquilo a funcionar muito bem , mas no entanto dêm a vossa opiniao

http://www.ebay.com/itm/12V-Small-PCB-Drill-Press-Drilling-With-0-8mm-Drill-Diameter-28mm-Motor-Diameter-/170803403863?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item27c4ad1c57




Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: furação PCB
« Responder #1 em: 27 de Dezembro de 2012, 16:39 »
Partem se fizeres muita força em cima delas :). A maior parte dos furos são com brocas de 0.8mm (e há quem use brocas de 0.6mm e mesmo 0.5mm, mas acho que não é essencial) e portanto a broca é fraquinha. Mas se não abusares da força ela não parte (acho que nunca parti nenhuma de 0.8mm).

Depois há brocas mesmo para furar PCB. A diferença principal é que estas brocas têm uma ponta especial (parece meio cortada a direito) e fazem um furo impecável sem deixar um rebordo alto como acontece se usares uma broca normal. O furo deve ser começado no lado do cobre para não deixar um rebordo ainda mais alto.

Quando eu não tinha uma coluna de furar e fazia os furos antes da placa ir ao ácido, pegava numa agulha de costura (a minha Mãe não sabe, claro :) ) e fazia uma marca no centro dos furos; isto ajuda imenso a centrar a broca, evitando que ela se desvie e fure ao lado.
Depois comecei a furar depois de ir ao ácido, e para centrar a broca o que eu faço é escolher os furos pequenos (0.5mm a 0.8mm) no programa de CAD. Desta forma o ácido come só um "furinho" no cobre ao centro da ilha e depois furar é super fácil e a broca nunca sai do centro do furo.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: furação PCB
« Responder #2 em: 27 de Dezembro de 2012, 21:13 »
eu comprei e estou super satisfeito. 
A broca apesar de ser chinesa ainda não parti nenhuma a furar , mas tambem só furei uma placa.

Depois para o motor nao ficar sempre a rodar,  coloquei intrurreptor no chão.

Eu  faço assim:
Com um prego bem afiado, dou uma pancada ao de leve, depois encosto a broca e ligo motor e fica prefeito e assim a broca nao foge.



Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: furação PCB
« Responder #3 em: 28 de Dezembro de 2012, 11:09 »
Como o Njay disse, se a pad tiver o centro sem cobre, a broca vai fixar-se nesse local (isto se o centro for pequeno).
Furo com suporte e constante rotação, mais uma lupa para precisão.
Já perdi a conta das brocas que parti, normalmente é por forças laterais que isso acontece, ou se esta vibrar por não estar bem fixa.

Sim, as brocas para ferro não dão para PCB, a não ser que não se dê importância à qualidade do furo.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: furação PCB
« Responder #4 em: 07 de Janeiro de 2013, 18:53 »
o ideal é fazer o diametro interno das pads no diametro que vai ter o furo final ou ligeiramente maior para que a broca auto-se-centre e para que a broca fure apenas fibra de vidro sem tocar no cobre!.. pra diamtero maiores, convem ter um diamtero mais pekeno pra ajudar a centrar a broca e aí entao, a broca vai furar o cobre e a fibra de vidro! tb convem ter as pads grossas pra evitar k a broca puxe e arranque as pads, caso se for furar tb no cobre.


Com estas brocas furar fibra de vidro é tipo manteiga! basta encostar de leve k fura logo! é é preciso ter cuidado com vibraçoes, de mau aperto ou de mão, caso fures à mão, pra evitar força transversais que partem logo as brocas! mas mm partidas, com uma bucha de aperto fino, usa-se co broca normal! :P ja cheguei a furar com um broca destas partidas e com manga-termorretractil ajustei o aperto na bucha da dremel e bora com ela! furou até partir segunda vez por  descuido qdo o mini-drill me caiu de ponta! senao ainda hj estava a furar com ela! 8)