collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: H em paralelo no L298N  (Lida 18635 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #15 em: 19 de Julho de 2012, 21:47 »
Tens razão, a tensão residual tem de ser dissipada de alguma forma, e quanto menor for a diferença entre a entrada e saída, maior a sua eficácia. É como nas fontes de alimentação.
Desculpa a minha ignorância, o que entendes por VMAX?

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #16 em: 19 de Julho de 2012, 22:19 »
VMAX como a tensão máxima permitida pelo chip.
Desculpa não fui relembrar o datasheet, posso estar a falar de cor. Espera... já uns anos q não vejo esse datasheet.....

(...)

fui ver o datasheet e realmente há uma entrada tensão lógica e outra para tensão da carga. Afinal não faz sentido aquilo que andamos a falar. Tens que poder alimentar os motores com 40V.

Contudo, é normal o calor se tens carga nisso. Qts


Outra coisa. Com isso em carga, mede a tensão aos terminais da Rsense, só podes ter uma queda de tensão máxima de 2V, o que equivale a 180mA (90+90) com a resistência que tens.

Mas se dizes que tens aquecimento sem carga... hum... há aí mais qualquer coisa.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #17 em: 19 de Julho de 2012, 23:52 »
Vê lá se algum díodo pifou, ou se tens algum curto de uma das saídas do motor para Vcc ou Gnd.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #18 em: 19 de Julho de 2012, 23:59 »
Estive a fazer umas leituras, não me vá ter enganado, o que aconteceu.

Tensão de alimentação: 42V (VMAX 46V) :P
Rsense: 11 ohm
Tensão em Rsense: 2,8V

Corrente com 42V em repouso: 44mA
Corrente com 42V ativado: 330mA

Corrente do motor: 300mA
Tensão do motor: 6,6V

obs: afinal não aquece sem ter o motor ligado a ele, sobe uns graus mas nada de especial.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #19 em: 20 de Julho de 2012, 00:13 »
Essa corrente de repouso podes minimizá-la pondo o ENABLE = 0.

Atenção ao Vsense que tem máximo de 2.0V (2.3V). Por aí faz perder rendimento porque eleva a tensão do Emissor tos transistores, e disponibiliza menos diferença de potencial ao Motor.

Esse Vsense deve ser usado com um comparador externo para ENABLE=0 quando a corrente sobe acima do Threshold programador por Rsense.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #20 em: 20 de Julho de 2012, 00:24 »
Vê lá se algum díodo pifou, ou se tens algum curto de uma das saídas do motor para Vcc ou Gnd.
Estive a medir os díodos e parecem de saúde, o circuito também foi visto à lupa com uma luz forte por trás (rotina), há grande proximidade entre os terminais deste IC e pistas, mas nada de curtos.



@Asena, tens razão em relação ao Rsense, por acaso nunca tinha medido, mas ao baixar a resistência também vou aumentar a corrente do motor e não queria, a não ser que coloque uma resistência em série com o motor...
Acho que vou mesmo optar por alimenta-lo com uma tensão mais baixa, é um pouco chato até porque os dois LB1845 não aquecem mesmo nada, talvez por serem pwm, coisa que podia fazer no comando deste motor, aplicava sinais pwm e a corrente no máximo, assim não havia tanto para dissipar..

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #21 em: 20 de Julho de 2012, 00:36 »
@dropes

Atenção que a Rsense não serve directamente para limitar a corrente no motor.
Como podes medir, a tensão aos seus terminais é directamente proporcional à corrente no motor. Aplicando directamente a Lei de Ohm.

Agora, podes usar isso de duas maneiras ::

1# Vsense entra num ampop em comparador, que SET/CLEAR o pino de ENABLE

2# Vsense entre num ADC de um qualquer micro, e o firmware faz o que tu quiseres.


Podes ver que nos esquemas de exemplo, esse Vsense é enviado para o L297 (comparado com o Vref), e este faz o limite da corrente no motor, fazendo o SET/CLEAR do ENABLE no L298.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #22 em: 20 de Julho de 2012, 01:02 »
Muito tempo perdes comigo  ;D
Gostei da 1ª solução, afinal tenho acesso ao enable através de uma resistência de 1K e com um único comparador fica o problema resolvido.
Para realizar isto, tenho de baixar a Rsense de forma a não ultrapassar os 2V, creio poder baixar ainda mais, fico com uma corrente de saída e frequência do comparador maior evitando ser ouvido pelo motor... caso seja audível, só testando.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #23 em: 20 de Julho de 2012, 01:58 »
Esses díodos têm um limite de tensão inversa de 40V, ou seja, estás a usá-los à pele.

Corrente com 42V ativado: 330mA
Corrente do motor: 300mA
Tensão do motor: 6,6V

Vejamos... entram no circuito 42V x 0.33A = 13.86W, e no motor apenas 6.6V x 0.3A = 1.98W, a diferença são 11.88W, que pelos vistos estão a ser perdidos no IC. Isso é potência suficiente para o deixar bem quente. A não ser que não nos tenhas contado tudo e estejas a fazer PWM nos sinais de controlo, aí muda tudo se mediste com o multimetro. Deduzimos que foi na entrada de alimentação do circuito, mas também não foste muito claro em relação a onde estás a medir a "corrente com 42V activado", e dá para ver que há mais coisas na placa.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #24 em: 20 de Julho de 2012, 08:15 »
Dropes,
Só um pequeno reparo: tens o parafuso da ficha ligado à massa. Não ligues o chassis da ficha à massa.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #25 em: 20 de Julho de 2012, 09:22 »
Esses díodos têm um limite de tensão inversa de 40V, ou seja, estás a usá-los à pele.

Corrente com 42V ativado: 330mA
Corrente do motor: 300mA
Tensão do motor: 6,6V

Vejamos... entram no circuito 42V x 0.33A = 13.86W, e no motor apenas 6.6V x 0.3A = 1.98W, a diferença são 11.88W, que pelos vistos estão a ser perdidos no IC. Isso é potência suficiente para o deixar bem quente. A não ser que não nos tenhas contado tudo e estejas a fazer PWM nos sinais de controlo, aí muda tudo se mediste com o multimetro. Deduzimos que foi na entrada de alimentação do circuito, mas também não foste muito claro em relação a onde estás a medir a "corrente com 42V activado", e dá para ver que há mais coisas na placa.


È isso  mesmo, a queda de tensão nos transistores é muito grande mesmo.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #26 em: 20 de Julho de 2012, 09:31 »
Muito tempo perdes comigo  ;D
Gostei da 1ª solução, afinal tenho acesso ao enable através de uma resistência de 1K e com um único comparador fica o problema resolvido.
Para realizar isto, tenho de baixar a Rsense de forma a não ultrapassar os 2V, creio poder baixar ainda mais, fico com uma corrente de saída e frequência do comparador maior evitando ser ouvido pelo motor... caso seja audível, só testando.


heehhe, é por uma boa causa ;)

Com VREF de 1.25V no comparador, calcula a Rsense para te dar essa tensão quando tiveres os tais 300mA no motor.
lei de Ohm directa, 1.25/0.3= 4.16 ohm

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #27 em: 20 de Julho de 2012, 12:47 »
Vejamos... entram no circuito 42V x 0.33A = 13.86W, e no motor apenas 6.6V x 0.3A = 1.98W, a diferença são 11.88W, que pelos vistos estão a ser perdidos no IC. Isso é potência suficiente para o deixar bem quente. A não ser que não nos tenhas contado tudo e estejas a fazer PWM nos sinais de controlo, aí muda tudo se mediste com o multimetro. Deduzimos que foi na entrada de alimentação do circuito, mas também não foste muito claro em relação a onde estás a medir a "corrente com 42V activado", e dá para ver que há mais coisas na placa.

Os sinais de controle são lógicos sem PWM e a medição de corrente é entre os +42V e a alimentação do IC (Vs pino 4).
O que quis dizer com "corrente com 42V activado", é a medição descrita anteriormente como uma direção do motor selecionada.
Nem tinha reparado na máxima tensão dos díodos  :-\ são daquelas coisas que não costumo verificar em tensões baixas...
11.88W é muita potência para ser dissipada, é mais que o meu ferro de soldar.

@Tech_JA, Vou verificar essa ligação.

@Asena, obrigado pelo calculo, devo colocar uma resistência de 4.7 ou 3.9 ohm
« Última modificação: 20 de Julho de 2012, 13:42 por dropes »

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #28 em: 20 de Julho de 2012, 14:41 »
Tens aqui algumas teorias sobre juntar a massa do chassis e a massa do sinal:
http://electronics.stackexchange.com/questions/19561/should-chassis-ground-be-attached-to-digital-ground

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #29 em: 20 de Julho de 2012, 18:26 »
Tens aqui algumas teorias sobre juntar a massa do chassis e a massa do sinal:
http://electronics.stackexchange.com/questions/19561/should-chassis-ground-be-attached-to-digital-ground
Pelo que deu a entender a união pode e deve ser efetuada na zona de I/O (o ruído vem dos cabos) e nunca pela fonte de alimentação apesar de haverem respostas pouco coerentes em relação a isso.
As PSUs dos PCs não têm o GND ligado ao chasis?!
Estive a medir a saída do cabo paralelo desligado desta nova ficha, e o chasis tem ligação pela placa do PC aos terminais respetivos do GND na DB-25, assim como a própria caixa do PC.