collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Quero X componente  (Lida 13611 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Quero X componente
« em: 11 de Fevereiro de 2014, 22:45 »
Ora findos os exames volto a andar por aqui, e com tempo para retomar os meus projectos.
Contudo andei aqui a matutar em algo que durante algumas compras eu senti.

Quando vou a uma loja de electronica buscar material, no meu caso, chego e peço quero um mosfte N.
E "exigem que diga o código do componente"... Mas é pa existem tantos que eu vou dizer o quê?

Depois uma altura precisava (ainda preciso) de uns connectores, de 2 e de 4 pinos... cheguei la com todo contente, e disse isto mesmo na expectativa que o homem me desse a escolher o que tinha na loja.
Mas quase foi mal educado: "você vem aqui e pensa que tenho de lhe andar a mostrar tudo?"
Bem engoli em seco e vim embora...

Existe alguma biblia com imagens do material que se use? Seja botoes, seja toggles, seja semi condutores, connectores...
Eu não me importo de pesquisar e de "estudar" o que há, não sei é onde!!!

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Quero X componente
« Responder #1 em: 11 de Fevereiro de 2014, 23:16 »
Quando procuro um componente que não costumo comprar muito e não sei qual o mais vulgar, um truque que uso é ir a uma loja online (gosto de usar a farnell), filtro as características que quero (por exemplo mosfet N que aguente pelo menos 10A em TO220) e ordeno pela quantidade em stock. Aparecem sempre umas referências com muita mais quantidade em stock, se não são os mais vulgares, pelo menos devem ser fáceis de arranjar.

Se quiseres comprar em loja física, podes depois cruzar os resultados com o que encontras em lojas online portuguesas (uso Aquário porque é a que me dá mais jeito). Se uma loja nacional tem, aumenta a probabilidade das outras terem ou pelo menos saber do que andas a falar.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2014, 23:18 por jm_araujo »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Quero X componente
« Responder #2 em: 11 de Fevereiro de 2014, 23:43 »
Pois é, isto de projectar circuitos ainda se perde um bocado à procura dos componentes ideais.
Normalmente uso os mais comuns e não saio muito deles, a não ser que queira com outras características.
A farnell tem bom motor de filtração assim como a mouser, achando a farnell mais detalhada em certos aspectos e fico na dúvida no que quero, pois aparecem componentes com a mesma referência mas de fabricantes diferentes.

Já os sites portugueses apresentam uma limitação à variedade mas vendem os mais comuns, talvez seja um bom ponto de partida, recomendando a mauser.pt já que os preços são bons e os portes também são baixos.
Há pessoal aqui que também tem lojas online (aparece na assinatura), um pouco mais pequenas mas têm o essencial para a maioria dos circuitos.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Quero X componente
« Responder #3 em: 12 de Fevereiro de 2014, 00:08 »
Kristey: mm que precises só dum componente generico sem ser algum em especial, fica dificil para as lojas tentarem saber qual queres, porque eles sabem onde está o xpto especifico, mas lhe pedes pra arranjarem um qq eles nem sabem por onde escolher!

O ideal é escolheres o componente o mais especifico possivel (nao precisas de dar a marca, mas às vezes facilita porque ha componentes que conhecem-se mais pela marca do que pela refrencia do componente...) e o pachage tb é importante!

E quando nao sabes nomes dos produtos, leva uma foto impressa ou no tlm para mostar o que procuras mais ou menos!

Usa os filtros para escolheres o teu mosfet:
http://pt.mouser.com/Semiconductors/Discrete-Semiconductors/Transistors/MOSFET/_/N-ax1sf/



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Quero X componente
« Responder #4 em: 12 de Fevereiro de 2014, 00:18 »
Procuras por jellybean mosfet, jellybean transistor, ou common mosfet.
Existem milhares de componentes, e numa loja não te vão dar qualquer coisa para as mãos, tens de saber o que queres.
Só nos conectores, tens dezenas de opções, só pensando nos terminais tipo wago(com parafuso), se é de 2.5, 2.54, 3, 3.08mm dentre pinos ou outra medida qualquer, se queres vertical, horizontal, em angulo, se tem contactos banhados a isto ou aquilo, etc..
Avr fanboy

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Quero X componente
« Responder #5 em: 12 de Fevereiro de 2014, 00:31 »
www.mouser.com e pede um catalogo em papel. Enviam-te um de borla para casa :) É uma coisa parecida a uma lista telefonica mas mais "gorda" ainda.

Ou entao pesquisas só no site e tiras a referencia do componente que queres.

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Quero X componente
« Responder #6 em: 12 de Fevereiro de 2014, 17:57 »
Ora findos os exames volto a andar por aqui, e com tempo para retomar os meus projectos.
Contudo andei aqui a matutar em algo que durante algumas compras eu senti.

Quando vou a uma loja de electronica buscar material, no meu caso, chego e peço quero um mosfte N.
E "exigem que diga o código do componente"... Mas é pa existem tantos que eu vou dizer o quê?

Depois uma altura precisava (ainda preciso) de uns connectores, de 2 e de 4 pinos... cheguei la com todo contente, e disse isto mesmo na expectativa que o homem me desse a escolher o que tinha na loja.
Mas quase foi mal educado: "você vem aqui e pensa que tenho de lhe andar a mostrar tudo?"
Bem engoli em seco e vim embora...

Existe alguma biblia com imagens do material que se use? Seja botoes, seja toggles, seja semi condutores, connectores...
Eu não me importo de pesquisar e de "estudar" o que há, não sei é onde!!!

É normal os gajos dessas lojas responderem assim. São simplesmente atrasados mentais. Claro que não tem de te mostrar todos mas pode começar por perguntar para o que é, a corrente que vai passar, etc... e assim só mostrar os que provavelmente tu estás interessado.

Seja como for, o melhor é entrares numa farnell, mouser, RS, seja o que for, procurares o que te interessa e sacar uma foto e a referencia do componente. Provavelmente eles não têm o componente com essa referencia mas podem ter um que seja parecido.

Já há vários anos que desisti de ir a lojas físicas para levar com velhos mal educados que te vendem componentes de há 20 anos atrás...


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Quero X componente
« Responder #7 em: 12 de Fevereiro de 2014, 18:09 »
Acho que chamar atrasado mental a alguem só porque sim, não fica assim muito bem num fórum publico....
Ninguem é uma enciclopédia, se eu te pedir a ti um comparador, o que é que me davas?...
Avr fanboy

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Quero X componente
« Responder #8 em: 12 de Fevereiro de 2014, 18:22 »
Se me pedires um comparador eu pergunto para que é tu queres o comparador quais são os níveis lógicos, etc etc depois vou ver o que tenho na loja que possa servir as tuas necessidades. Atender um cliente com a arrogância descrita é que não.

Se tens uma loja de componentes electrónicos tens de saber alguma coisa sobre eles. É como entrar numa loja de roupa e dizer que quero umas calças e o lojista dizer que ele não tem de me mostrar a loja toda....

PS: Eu tenho realmente problema com essas pessoa e acho mesmo que devem sofrer de algum atraso mental. Perdem clientes e desincentivam o pessoal que quer começar a fazer projectos de electrónica.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Quero X componente
« Responder #9 em: 12 de Fevereiro de 2014, 18:55 »
Convém também facilitar  as coisas a quem vende e a quem compra. Para ninguém se zangar.
Se a loja tiver site apontas as referencias e pedes.

Se nao site, vais a farnell, mouser etc.. apontas 2 ou 3 mais comuns e pedes. Mesmo que não tenham conseguem dar-te equivalentes.
Se nao tiveres referencias, o caso do mosfet,  tenta dar maiores detalhes possíveis  como tensão e corrente mínima, para que tipo aplicação é .
O caso das fichas e a mesma coisa, devias ter dados mais detalhes, ou fazer um crokir num papel com +/- o que querias. 

O senhor não estava  com paciencia e despachou-te. Nem todos os dias estamos no nosso melhor

Offline r_dias96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Quero X componente
« Responder #10 em: 12 de Fevereiro de 2014, 21:23 »
Boa noite pessoal, acompanhei este tópico e estou a pensar mandar vir o catálogo impresso da Mouser, mas estou na dúvida, é mesmo grátis :o ?

Abraços

Renato Dias

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Quero X componente
« Responder #11 em: 12 de Fevereiro de 2014, 22:14 »
Èheh eu tambem gostava de ter um catalogo desses em vez de ter que ir ao site cada vez que quero ver algo.
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Quero X componente
« Responder #12 em: 12 de Fevereiro de 2014, 22:32 »
Nada como um bom motor de busca para se encontrar componentes, ainda agora precisei de usar um LDO com package SOT-23 ou SOT-89, google: ldo sot-23, pimbas apareceu logo o mcp1702, na mouser podia lá andar bastante mais tempo, e em papel, nem quero imaginar.
O que o catálogo tem de bom é para conectores, porque tem fotos/imagens dos mesmos, MUITO util, para um projecto que fiz, andei 2 dias para encontrar um conector com terminais roscados, com pitch de 2.54mm com os terminais a 45º, a virar os sites dos fabricantes..
Avr fanboy

Offline r_dias96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Quero X componente
« Responder #13 em: 12 de Fevereiro de 2014, 22:33 »
Èheh eu tambem gostava de ter um catalogo desses em vez de ter que ir ao site cada vez que quero ver algo.

Isto é um não?

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Quero X componente
« Responder #14 em: 12 de Fevereiro de 2014, 22:37 »
Èheh eu tambem gostava de ter um catalogo desses em vez de ter que ir ao site cada vez que quero ver algo.

Isto é um não?

Isso é um: Se for gratis, também quero, que nao sabia de tal coisa até hoje  :P
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4