collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Relay 5v hk4100f-dc5v-sh  (Lida 4373 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline myd00m

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Relay 5v hk4100f-dc5v-sh
« em: 20 de Janeiro de 2012, 13:50 »
Olá pessoal, chamo-me Fábio e recebi o meu kit arduino a 2 dias e estou com umas duvidas.
No kit vem incluído um relay de 5v que quero usar para desligar a lampada do meu quarto, depois de mt pesquisa ainda nao consegui solucionar  o meu problema que é entender o datasheet deste relay, 1º quase todos os tutoriais que encontrei o relay ou é de 4pinos ou de 5pinos, este tem 6, e no datasheett nao consigo entender qual a função de cada pino, alguem me pode dar uma ajuda?

link para o datasheet que encontrei: http://www.nb-bole.com/uploads/soft/110727/HK4100F.pdf

Cumps
Fabio Eliseu

Offline im2geek4you

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
    • GeekProjects
Re: Relay 5v hk4100f-dc5v-sh
« Responder #1 em: 21 de Janeiro de 2012, 01:28 »
Boas,

Realmente esse datasheet não é dos mais faceis de ler, especialmente se não estiveres habituado  ;D

Para saberes os pinos de qualquer relé, regra geral, basta descobrires onde estão os 2 pinos da bobine. Para isso podes usar um ohmimetro e verificar entre que pinos do relé tens uma resistencia que não será nem zero nem muito alta(megas), tipicamente na casa das dezenas ou centenas de ohms.

No teu caso já que o teu relé é o modelo hk4100f a pinagem corresponde à indicada na folha 2 desse datasheet. Os pinos de alimentação da bobine são os 2 do meio (ou seja, NÂO são os dos cantos!). É meio complicado de explicar por escrito, porque o datasheet tb nao tem os pinos numerados  >:(

Para garantires que o que acabei de dizer está correcto podes pegar em 3 pilhas de 1.5V ligadas em série e alimentas esses 2 pinos do relé. Deves ouvir um "click" se estiver correcto. Estou a assumir que o relé não está já ligado na placa...

Os restantes 4 pinos do relé constituem um comutador. Dois pinos estão ligados entre si e os outros 2 são as outras duas extremidades do comutador.

Espero ter ajudado alguma coisa...

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Relay 5v hk4100f-dc5v-sh
« Responder #2 em: 21 de Janeiro de 2012, 03:27 »
deve ser um DPST (3º da foto)



com te disseram, dois sao da bobine e dpx tens dois pares de interruptores independentes mas que são actuados ao mm tempo. Por isso podes controlar dois circuitos...

Offline myd00m

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re: Relay 5v hk4100f-dc5v-sh
« Responder #3 em: 21 de Janeiro de 2012, 18:48 »
Olá, obrigado pela ajuda, acho que já entendi ;) Hugu acho que nao é o terceiro, porque quando meto 5 volts nos dois pinos do meio para activar a bobine, de um lado completa o circuito e do outro corta.. mais uma questão li que era necessário  meter um díodo entre os dois pinos da bobine, interessa a direcção?

desculpem os não usei o vocabulário adequado.. ainda sou novo nestas andanças. mas ando a ficar viciado =P

Cumps
Fábio Eliseu

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Relay 5v hk4100f-dc5v-sh
« Responder #4 em: 21 de Janeiro de 2012, 19:11 »
então é deste género: abre dum  lado e fecha do outro



normalmente o diodo é pra evitar troca de polaridade (k n é neste caso), ou pra evitar o efeito de inducçao se o relé estiver a actuar carga indutivas mto altas.

Depende da aplicaçao que queres usar o teu relé, depende da proteçao que podes meter..

Offline myd00m

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re: Relay 5v hk4100f-dc5v-sh
« Responder #5 em: 21 de Janeiro de 2012, 20:30 »
ok =) utilizei os pinos que desligam para meter um led vermelho de indicação de desligado.. o quero comandar é a lâmpada do meu quarto..

Offline im2geek4you

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
    • GeekProjects
Re: Relay 5v hk4100f-dc5v-sh
« Responder #6 em: 22 de Janeiro de 2012, 00:27 »
Segundo o datasheet o relé corresponde a desenho SPDT do Hugo no qual os pinos A e B correspondem a um pino cada e o pino C corresponde aos dois restantes pinos(portanto tens dois pinos que na verdade são o mesmo). Ou seja, isso é um comutador e não um ou dois interruptores... é um preciosismo, mas não é a mesma coisa ;)

O díodo é muito importante especialmente se vais alimentar a bobine do relé com o microcontrolador directamente. A razão tem a ver com o facto de a bobine do relé armazenar corrente quando a alimentas e quando a alimentação é retirada a corrente armazenada na bobine volta para trás no sentido inverso. Se não tiveres esse díodo para absorver essa corrente ela volta para o microcontrolador e pode danificá-lo. Portanto o díodo tem de estar ligado no sentido contrário à alimentacao do microcontrolador (ligas o lado da risca do díodo ao positivo).
 

Offline myd00m

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re: Relay 5v hk4100f-dc5v-sh
« Responder #7 em: 22 de Janeiro de 2012, 00:47 »
Boas, entendido =) realmente esta comunidade é do melhor =) muito obrigado pela vossa ajuda..

im2geek4you depois de alguma pesquisa e seguindo os teus conselhos meti o díodo como disses-te e em vez de comandar directamente o rele através do arduino decidi usar antes um transístor, nao quero arriscar a estragar o meu brinquedo novo =)
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2012, 00:55 por myd00m »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Relay 5v hk4100f-dc5v-sh
« Responder #8 em: 22 de Janeiro de 2012, 02:13 »
E não arrisques mesmo, porque as bobines dos relés costumam precisar de cerca de 100mA ou mais, e um pino do Arduino tem um rating máximo de 40mA, sendo o valor tipico de 20mA.
Avr fanboy

Offline myd00m

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re: Relay 5v hk4100f-dc5v-sh
« Responder #9 em: 22 de Janeiro de 2012, 14:44 »
boas. mais uma questão. mas eu devo alimentar o transistor com 5volts provenientes de uma fonte externa nao é? se usar o pino 5v do arduino ia sofrer do mesmo problema certo?

cumps

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Relay 5v hk4100f-dc5v-sh
« Responder #10 em: 22 de Janeiro de 2012, 22:08 »
Não, podes alimentar dos 5v do Arduino, mas se tens uma fonte externa é melhor a fonte externa, não te esqueças é de ter as massas comuns para isso funcionar.
Avr fanboy