collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ajuda num relógio para termoacumulador  (Lida 13705 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #15 em: 24 de Junho de 2017, 18:05 »
Sim, mas o 2º teria que ser semanal.
De qualquer forma depois ia ter que ir ligar/desligar à mesma, uso mesmo poucas vezes ao longo do ano. O relógio acabo por usar mais como timer, quando preciso de ligar o apoio, para poder ir-me embora e ele não ficar ligado o dia todo.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #16 em: 24 de Junho de 2017, 18:37 »
Ahh, ou se calhar não teria que ser semanal, se não tiver alimentação própria (o meu por exemplo tem alimentação de backup, não sei para quanto tempo).

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #17 em: 24 de Junho de 2017, 19:00 »
Ahh, ou se calhar não teria que ser semanal, se não tiver alimentação própria (o meu por exemplo tem alimentação de backup, não sei para quanto tempo).
Pensei que fosse um dos puramente mecânicos, nesse caso não dá...

Offline C. Ramos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #18 em: 24 de Junho de 2017, 19:03 »
Tens a certeza que é o termo-acumulador, pelos preços da tarifa bi-horária do mercado regulado o preço em horas de vazio é ligeiramente acima de metade do normal, logo para teres o dobro do custo terias de não consumir nada durante a noite e o consumo que tens actual ser durante o dia (assumindo só o termo-acumulador que actualmente tens ligado durante a noite apenas) para teres o triplo do consumo terias de ter perdas superiores em 50% durante as 24H.
Não digo que seja mais barato assim, a minha questão prende-se mais com o puder não ter água quente quando necessário, mas se dizes que mesmo assim tens água quente óptimo, poupas dinheiro que é o que se quer.

Caro artur36, tenho a certeza que é do termo-acumulador. Como disse inicialmente, o aparelho que uso para controlar o termo-acumulador também regista o consumo do mesmo, Durante os primeiros 15 dias de uso deixei que o mesmo registasse o consumo do termo-acumulador sem interferir com o tempo que está ligado.
Posso dizer-lhe que o consumo durante esse período se traduziu numa média de 9,18 kWh por dia.
No mês seguinte programei para que o termo-acumulador só estivesse ligado entre as 22h00 e as 8h00 do dia seguinte. Durante esse mês , o consumo médio foi de 8.33 kWh. Ou seja, se deixar que o termo-acumulador se ligue automaticamente, o consumo de energia será maior.

Traduzindo isto para números. Se eu não limitasse o consumo do termo-acumulador ao consumo em vazio (22h00 - 08h00) o custo de 8,33 kWh por dia fica-me em 44,81€ mensais, limitando o mesmo consumo ao período em vazio o mesmo fica-me em cerca de 20,74€.

Claro que como família, tivemos que nos reorganizar, pois não podemos continuar a abrir a agua quente por tudo e por nada, mas isso até é bom, pois quando tinha esquentador a gás, o consumo traduzia-se em duas bilhas de gás por mês, mas não conseguia controlar esse consumo.

Quanto a ter agua quente quando preciso posso, sempre que necessário, ligar remotamente a partir do meu TLM o termo-acumulador, pois já tive situações em que tal foi necessário. Claro que nestes casos o gasto com energia eléctrica dispara, mas as vezes que preciso fazer isso são poucas e a redução nos custos compensa essas eventualidades.

Offline dennis_boy

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #19 em: 24 de Junho de 2017, 19:32 »
Ola boa tarde a todos obrigado pela opiniões ideias mesmo a conversa de (Bar).
Falando por mim, em termos de temperatura já desligado manual mente, só para 2 pessoas das 8horas higiene matinal, loiça do almoço, 18horas banho pós trabalho e ainda tenho de controlar a agua para a loiça do jantar. estou a falar em 80L agua. Isto em Primavera e começo do Verão.

Offline dennis_boy

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #20 em: 24 de Junho de 2017, 19:39 »
Não vou abdicar do meu projecto mesmo que tenha de marretar o arduino mega :P
Mas tenho de conseguir chegar a uma solução porque soube-se todos os códigos e variantes possíveis que a liguagem c++ pode ter.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #21 em: 24 de Junho de 2017, 20:03 »
No mês seguinte programei para que o termo-acumulador só estivesse ligado entre as 22h00 e as 8h00 do dia seguinte.
E não seria melhor desligar outra vez pelas 0:00 e só voltar a permitir que ele ligue lá pelas 6-7? É que durante a noite vai-se estar a manter quente água que só é usada de manhã. Defini o meu relógio para só ligar nas últimas ~2 h antes do fim do período bi-horário.

Offline C. Ramos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #22 em: 24 de Junho de 2017, 20:19 »
No mês seguinte programei para que o termo-acumulador só estivesse ligado entre as 22h00 e as 8h00 do dia seguinte.
E não seria melhor desligar outra vez pelas 0:00 e só voltar a permitir que ele ligue lá pelas 6-7? É que durante a noite vai-se estar a manter quente água que só é usada de manhã. Defini o meu relógio para só ligar nas últimas ~2 h antes do fim do período bi-horário.

Também não vale a pena, porque o nosso horário não é igual todos os dias e seria muito complicado programar todas as situações possíveis. Assim, se for usada agua quente durante esse período, ela é logo reposta.

Offline dennis_boy

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #23 em: 24 de Junho de 2017, 23:26 »
Para iniciar e continuar a inventar o meu trecho vou seguir assim:
Código: [Seleccione]
if ( ( dayofweek == 6 && ( hora >= 23 && minuto >= 10 ) ) || ( dayofweek == 7 && ( hora <= 0 && minuto <= 1 ) ) ) {
  digitalWrite(12, HIGH);
} else {
  digitalWrite(12, LOW);
}
Como Vêm tenho algumas bases para inventar :P
Mas como no inicio em unixtime era mais certo so que nao consigo converter o raio do numero.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #24 em: 25 de Junho de 2017, 03:54 »
Se dt.unixtime é mesmo um unix time (nº de segundos desde 1 de Jan de 1970) não tens como o converter só dividindo porque os anos não são todos iguais. Como fizeste parece-me bem e é mais explicito - para quê inventar mais? Dizes que "em unixtime era mais certo", mas isso quer dizer o quê?

Podes fazer uma tabela de "períodos de funcionamento" para ficar mais explicito e fácil de alterar, e depois só com um loop varres a tabela para saber se é para ligar ou não, tipo (não é C++ completamente nem correcto, meter isto a funcionar é deixado como um exercício para o leitor :D)

typedef unsigned char  byte;

// Não sei se segunda é 0 ou 1
enum { eSegunda = 1, eTerca, eQuarta, eQuinta, eSexta, eSabado, eDomingo, eFimDaTabela = 255 }

typedef struct Periodo {
    byte  start_dayofweek;
    byte  start_hour;
    byte  start_minute;
    byte  end_dayofweek;
    byte  end_hour;
    byte  end_minute;
}

static Periodo  gPeriodos[] = {
    { eSabado, 23,10,  eDomingo, 0,0 },    // 23:10 de sábado às 00:00 de domingo
    { eSegunda, 22,0,  eTerca, 1,0 },      // 22:00 de segunda à 01:00 de terça
    ...,
    { eFimDaTabela }         // "sentinela" -> marca o fim da tabela
}

byte  ligado = 0;
for (Periodo* pptr = &gPeriodos[0]; pptr->start_dayofweek != eFimDaTabela; pptr++)
{
    if ( (dayofweek >= pptr->start_dayofweek) && (dayofweek <= pptr->end_dayofweek)
      && (hour >= pptr->start_hour) && (hour <= pptr->end_hour)
      && (...
    {
        ligado = 1;
        break;
    }
}
digitalWrite(12, (ligado? HIGH : LOW));
« Última modificação: 25 de Junho de 2017, 15:22 por Njay »

Offline dennis_boy

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #25 em: 25 de Junho de 2017, 09:53 »
Estou entender isso.
Mais logo vou fazer isso.
Já estava aqui com outro e também já tinha pensado em juntar todos os números dayofweekHoraMinuto

Muito obrigado

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #26 em: 25 de Junho de 2017, 10:00 »
se ajudar tens aqui um link para um conversor de unix time para real time.

http://www.onlineconversion.com/unix_time.htm

eu tenho umas rotinas de conversao de unixtime para tempo real mas estao escritas em vba, se achares que podem ajudar nalguma coisa avisa que eu partilho aqui.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline dennis_boy

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #27 em: 25 de Junho de 2017, 12:10 »
Problema resolvido ligação directa no contador :P
Brincadeira, vou deixar agora umas variáveis durante a semana que vem.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #28 em: 25 de Junho de 2017, 15:26 »
Eu não sei o que é que tu tens, mas assumi que tinhas a hora em unix time e já "descascada" em dayofweek, hour, etc. Se não a tens já descascada, há funções em C para fazer isso. Não sei agora de cor, mas procura pelas funções de tempo na time.h ou na stdlib.h...

Offline dennis_boy

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #29 em: 26 de Junho de 2017, 00:50 »
Si tenho um DS3231 e acho muito preciso no RTC.

Hoje já consegui descobrir alguma coisa com o código que meti ai, já o modifiquei, que esse fechava logo as 0:0h

Pronto Uma boa semana de trabalho para todos que eu estou de ferias :P .

Abraços.