collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Mutímetro barato  (Lida 4868 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Mutímetro barato
« em: 17 de Julho de 2017, 11:34 »
É uma pergunta que surge regularmente, alguém que quer um multímetro decente sem gastar muito dinheiro.
Saiu recentemente este review que achei interessante.


Não é o melhor do mundo, mas pareceu-me muito capaz para uso geral em eletrónica, com algumas benefícios menos comuns como são os 4 digitos completos (9999 count) e escalas que vão aos 1uV e 10nA.
O maior defeito são as proteções que são para esquecer e desaconselhado para uso em circuitos de tensão elevada ou de grande potência, mas quem precisa de equipamento com CAT ratings fidedignos não é este o segmento de mercado aconselhado.

O melhor de tudo é que o preço é ainda mais barato do que o que diz no vídeo: eu já encomendei o meu por menos de 17€: http://www.ebay.com/itm/292184037444
Mais um multímetro dá sempre jeito ;D

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Mutímetro barato
« Responder #1 em: 17 de Julho de 2017, 12:39 »
Obrigado por partilhares. dá sempre jeito ter uma coisa destas baratinhas por perto, nem que seja só para ter em casa dos pais ou dos sogros para medir pilhas :P

PS - Que medidor de amperagem por clamp baratinho recomendas? A ideia é só medir +/- a corrente por fase para ter uma noção da potência máxima necessária para aquela instalação.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Mutímetro barato
« Responder #2 em: 17 de Julho de 2017, 12:40 »
Também vi a review, só fiquei com pena de ter comprado um uni-t 33C 2 semanas antes, se bem que por 13 euros em Portugal não me posso queixar também.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Mutímetro barato
« Responder #3 em: 17 de Julho de 2017, 14:40 »
PS - Que medidor de amperagem por clamp baratinho recomendas? A ideia é só medir +/- a corrente por fase para ter uma noção da potência máxima necessária para aquela instalação.
Não tenho nenhum, mas já que falas nisso estive a ver e encontrei uma longa conversa sobre um que parece que não tem que enganar:
http://www.eevblog.com/forum/testgear/a-look-at-the-uni-t-ut210e/
Uni-T UT201E: True RMS, mede corrente DC, e NCV (non-contact voltage). Por menos de 30€: https://www.banggood.com/pt/UNI-T-UT210E-Auto-Range-True-RMS-Clamp-Multimeter-Ammeter-Voltmeter-Resistance-Frequency-Temp-Tester-p-1027721.html

Cereja em topo do bolo? Dá para fazer uns mods na eeprom e sacar umas funcionalidades extra:
http://www.eevblog.com/forum/testgear/a-look-at-the-uni-t-ut210e/msg1034969/#msg1034969

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Mutímetro barato
« Responder #4 em: 18 de Julho de 2017, 08:47 »
Obrigado pela dica. Vou considerar o mesmo e se comprar depois partilho

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Mutímetro barato
« Responder #5 em: 31 de Julho de 2017, 20:27 »
ANENG AN8002. Cerca de 13 US$ da banggood. No ebay está mais ou menos ao mesmo preço.

Só o facto de ter um frequencímetro que chega aos MHz já chegava, mas até mede tensões, correntes e essas coisas pouco importantes. :-D
O Dave Jones do EEVblog fez um review onde é patético o esforço que ele faz para não dizer bem do ANENG, não me lembro se era o 8002 ou outro próximo, mas é basicamente a mesma coisa.

Só não gosto do plástico... É demasiado plástico escorrega e como é muito leve ainda é pior. Devia levar baterias de 9v em vez de 2 aaa só para dar mais peso.
As pontas também não são grande coisa.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Mutímetro barato
« Responder #6 em: 31 de Julho de 2017, 23:12 »
Leste o tópico todo (xii, são p'rai umas 5 mensagens!!) ou só o título? Eu apostava no segundo, porque o video do EEVBlog está na primeira mensagem.
E o AN8008 que recomendei nessa mesma mensagem tem várias caraterísticas que o tornam muito mais interessante que o AN8002, não são nada a mesma coisa exceto no preço em que a diferença é pequena.
« Última modificação: 31 de Julho de 2017, 23:14 por jm_araujo »

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Mutímetro barato
« Responder #7 em: 01 de Agosto de 2017, 01:13 »
Por acaso numa sexta feira tinha chegado o meu multimetro da china e uns dias depois saiu o vídeo do Dave Jones sobre esse multimetro. Após ver o vídeo fiquei seriamente a pensar se não devo tentar vender o meu multimetro novo e mandar vir esse.
Eu comprei o RM102 (há muitos nomes e marcas para o mesmo multimetro) por cerca de 14 euros (correio registado). Optei por esse modelo ao invés do modelo inferior porque da sempre jeito ter uma sonda de temperatura por mais alguns euros.

Um dos motivos para comprar esse multimetro foi porque precisava algo barato e com algumas características (escala automática, true rms e medição do duty cycle) e que desse para usar nas minhas brincadeiras com a electrónica sem estar a correr o risco de por alguma distração queimar o meu multimetro de qualidade superior (é muito fácil a pessoa cometer uma distração nem que seja esquecer-se de trocar os bornes da ficha de mediação de corrente para a da tensão  ::) )

Como vou sempre usar com tensões baixas não me preocupo com os problemas de segurança identificados neste tipo de multimetros. Por exemplo, as pontas de prova são claramente de baixa qualidade. Mas quanto ao resto, estou muito satisfeito com a compra.



Quanto ao upgrade para outro modelo, tenho de pensar melhor porque embora por um lado tivesse um multimetro de 9000 counts em vez de 6000, junto com a medição de correntes na ordem dos uA (poderia dar-me jeito para medir a corrente de alguns componentes em sleep mode) iria perder a funcionalidade de medição de temperatura. Além disso, depois fiz uma pesquisa e vi que por valores próximos do multimetro do post (25 euros) começam a existir muitas escolhas, alguns com funcionalidades como valores mínimos e máximos, botão para medidas relativas, etc.

Ah e Vasco, quanto às baterias o facto de usar pilhas AAA como agora os multimetros mais modernos é uma grande vantagem na minha opinião.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2017, 01:15 por samc »

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Mutímetro barato
« Responder #8 em: 01 de Agosto de 2017, 09:50 »
Leste o tópico todo (xii, são p'rai umas 5 mensagens!!) ou só o título? Eu apostava no segundo, porque o video do EEVBlog está na primeira mensagem.
E o AN8008 que recomendei nessa mesma mensagem tem várias caraterísticas que o tornam muito mais interessante que o AN8002, não são nada a mesma coisa exceto no preço em que a diferença é pequena.

Tens razão, li à pressa e não fui ver os links.
Eu escolhi o AN8002 porque a) estava mesmo muito barato e b) tinha medição de temperatura.
O que me fez considerar o AN8008 foi a medição relativa mas achei que para já precisava mais de medir a temperatura (diz aquele que já meteu um attiny85 ao contrário na breadboard e só reparou porque estava a ficar MUITO quente :-).
De qq modo, ao preço que estão sou capaz de mandar vir também um 8008 um dia destes.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Mutímetro barato
« Responder #9 em: 01 de Agosto de 2017, 09:59 »
Ah e Vasco, quanto às baterias o facto de usar pilhas AAA como agora os multimetros mais modernos é uma grande vantagem na minha opinião.

Eu sei, foi uma piada, mas realmente o AN8002 precisava de mais peso. O meu primeiro multímetro (um Kiotto analógico) tem 1 pilha de 9V e 2 AA. Esse não é fácil de atirar ao chão por acidente... :-)
Era bom arranjar uma "manga" de silicone com os buracos no sitio certo, ou qq coisa do tipo das capas dos telemóveis mas não me parece que alguém vá produzir uma coisa dessas.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.