collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Regulador às arrecuas  (Lida 15392 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Regulador às arrecuas
« Responder #45 em: 21 de Julho de 2017, 19:14 »
Em relação ao circuito, o que é que acontece quando nenhum LED estiver ligado?

Talvez seja algo tipo isto que andava à procura:
http://www.linear.com/product/LTC1504A

(foi o 1º que me apareceu, procurei por "buck step down switching regulator that sinks current", não vi em detalhe)
« Última modificação: 21 de Julho de 2017, 19:18 por Njay »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Regulador às arrecuas
« Responder #46 em: 21 de Julho de 2017, 20:29 »
Citar
Em relação ao circuito, o que é que acontece quando nenhum LED estiver ligado?

Entra em hibernação, ou coisa que o valha. De qualquer forma, um zener entre os +12V e a entrada desse regulador garantirá que ele não adormece e que quando a coisa arrancar não queima os LEDs (por causa do condensador).

O IC tem que ser "boost", ou ser utilizável como tal.

Há ainda a hipótese de ser step down mas negativo (para usar de outra maneira).

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Regulador às arrecuas
« Responder #47 em: 21 de Julho de 2017, 21:10 »
O IC tem que ser "boost", ou ser utilizável como tal.
Há ainda a hipótese de ser step down mas negativo (para usar de outra maneira).

Da descrição do IC que o NJay apresentou:
Citar
The synchronous buck architecture allows the output to source or sink current as required to keep the output voltage in regulation.
À partida serve para o efeito, é experimentar no LTSpice.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Regulador às arrecuas
« Responder #48 em: 21 de Julho de 2017, 21:27 »
Continuo sem entender a necessidade de tal chanatisse se no fim do dia é para usar um regulador buck....
Avr fanboy

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Regulador às arrecuas
« Responder #49 em: 21 de Julho de 2017, 22:29 »
Citar
contactos isolados

Não há contactos isolados. O que há disponível são saídas, de várias coisas (electrónica, relés, interruptores, pressostatos, termoestatos, até solenoides), a 12V.

Por definição os relés possuem contactos isolados (um ou vários conforme o tipo), por norma interruptores, pressostátos e termóstatos têm a sua saída a contactos isolados, podemos chamar-lhe também contactos secos ou livres de potêncial, o que interessa é que são indiferentes à tensão que comutam.
Estes contactos podem já estar todos ocupados a 12V e aí sim naõ se poderá usar outra tensão, as boas práticas da indústria recomendam nestes casos em que se quer usar um só contacto para accionamentos diferentes a que se usem relés de interface em que a bobine é actuada pelo equipamento e depois os vários accionamentos são accionados independentemente pelos vários do relé de forma independente, mesmo que as tensões sejam as mesmas em todo o circuito.
No exemplo abaixo usa-se o circuito da direita e não o da esquerda:


Citar
O "armário" vai trabalhar numa zona quente e terá 20x20x20cm muito ocupados por leds. 10W de calor mais o que já lá está mais o facto de estar numa zona já de si quente e teremos problema (e mesmo assim a ver vamos).

Uma caixa de 200x200x200 será uma caixa de bornes, colocar lá equipamentos activos com dissipação de calor não será de todo recomendável devido ao espaço inexistente e à dificuldade de ventilação com os equipamentos normais. Se for uma caixa só de bornes os 20W que calculei (com um exagero bastante grande, considerei 100 Leds com uma queda de tensão de apenas 2V) não farão qualquer diferença, se existirem equipamentos activos também dentro da caixa que possam ser afectados também eles já se encontram no limite pois 20w de dissipação representam um aumento de temperatura bastante reduzido, o software ritherm 6 da rittal indica que para uma caixa de 200L*300A*155P com uma temperatura ambiente de 40ºC e uma dissipação interna de 28W a temperatura interna sem dissipação será de 59ºC logo aceitável para um quadro eléctrico.

Citar
Vejamos uma coisa. Quando eu entrei pelo assunto expliquei os vectores básicos sobre os quais as coisas teriam que funcionar e propunha-me resolver o assunto dentro dessas guias. O que deixei à discussão era a história do conversor DC-DC com a monitorização de tensão pelo lado da entrada e se alguém conhecia um conversor (ou um integrado) que o fizesse. Surgiu então a hipótese dessa abordagem poder não funcionar ou qual o seu real comportamento. Discutiu-se e parece ter-se concluído, até com simulações, que funcionava. O que não convém é entrar-se pelo campo de desmontar o carro para se fazer outro.
Qualquer que seja a solução ela terá que entrar em linha de conta com o que existe e sobre o qual não posso nem quero falar muito e não sobre o que poderia alternativamente existir.
Vejamos uma coisa, eu não perguntei especificamente o que existia, eu perguntei que tipos de equipamentos existem e quantidade leds desejada para verificar se a dissipação nas resistências seria desprezável ou não. Não tenho nada contra a discussão em torno do desenho de um controlador de tensão à medida para a tarefa, agora como o próprio disse KISS (mantêm-o estupidamente simples) às vezes quando nos focámos numa só solução não vemos uma mais simples e eficaz que aparece entretanto. As simulações provam que é possível e eu nunca duvidei disso, assim como o NJay já apresentou um IC para o efeito, agora passar da simulação para a prática nem sempre é fácil, ainda para mais quando pretendemos colocar um protótipo electrónico a funcionar sobre condições em que assumimos que os produtos já existentes e grandemente testados já se encontram a funcionar no limite das suas especificações.


Continuo sem entender a necessidade de tal chanatisse se no fim do dia é para usar um regulador buck....
Provavelmente para no exemplo de circuito que coloquei acima usar o circuito da esquerda em vez do da direita, se a ideia for usar um contacto para activar apenas um Led e nada mais não faz qualquer sentido porque mesmo que seja uma saída de um autómato a transístor a tensão a comutar apenas tem de estar referênciada ao mesmo comum.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Regulador às arrecuas
« Responder #50 em: 21 de Julho de 2017, 23:32 »
Citar
Por definição os relés possuem contactos isolados (um ou vários conforme o tipo), por norma interruptores, pressostátos e termóstatos têm a sua saída a contactos isolados, podemos chamar-lhe também contactos secos ou livres de potêncial, o que interessa é que são indiferentes à tensão que comutam.

Não possuem nada. Os relés e restante tralha já está instalada e pouco ou nada sobra de isolado.

Já expliquei várias vezes que eu tenho que me adaptar ao que existe e bulir o mínimo possível com o que existe.

Há duas soluções possíveis: a fonte comutada negativa ou a fonte de recuperação de energia. Estou agora de volta da segunda e depois irei à primeira.

Entretanto, resolvi forçara  barra e tentar com uma única fonte por recuperação tentar recuperar. por polling, várias tensões diferentes deixando aqui o resultado. A minha impressão, neste momento, é que é demasiado complicado mas, o caminho faz-se caminhando e, como diz e muito bem, ...

Citar
às vezes quando nos focámos numa só solução não vemos uma mais simples e eficaz que aparece entretanto

Veremos qual a mais simples solução que conseguirei e se haverá quem proponha ainda mais simplificações.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Regulador às arrecuas
« Responder #51 em: 22 de Julho de 2017, 00:48 »
O IC tem que ser "boost", ou ser utilizável como tal.

A saída deste buck que "sugeri" passaria a ser o "GND" dos LEDs.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Regulador às arrecuas
« Responder #52 em: 22 de Julho de 2017, 10:02 »
Actualização: corrigi "sync" para "sink" )

Acerca do LTC1504A...

Citar
The synchronous buck architecture allows the output to source or sink current as required to keep the output voltage in regulation.

Temos que...

Citar
and  an  N-channel device (Q2) as the synchronous rectifier device from the switching node to ground.

Tanto quanto percebo, o modo sink serve apenas para permitir que a corrente no indutor decaia logo que o transístor do lado source seja desligado. Mais, a datasheet diz:

Citar
An  external  Schottky  diode  can  be  included  across  the internal  N-channel  switch  (Q2)  to  improve  efficiency  at heavy loads. The diode carries the inductor current during the nonoverlap time while the LTC1504A turns Q1 off and Q2 on and prevents current from flowing in the intrinsic body  diode  in  parallel  with  Q2.  This  diode  will  improve efficiency by a percentage point or two as output current approaches 500mA and can help minimize erratic behavior at very high peak current levels caused by excessive parasitic current flow through Q2.

Mas, se calhar ainda me escapa alguma coisa :)
« Última modificação: 22 de Julho de 2017, 12:15 por SerraCabo »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Regulador às arrecuas
« Responder #53 em: 22 de Julho de 2017, 10:37 »
Rectificação sincrona é o que o nome diz: em vez de um díodo com as suas caraterísticas menos que ideias, usa-se um mosfet no seu lugar, que é sincronizado pelo IC controlador para ligar logo que o mosfet de comutação desliga, minimizando as perdas de comutação e aumentando a eficiência do circuito. O Vds é sempre menor que a queda de tensão num diodo mesmo que schottky. E quanto maior a corrente melhor, díodos para mais que um par de A começam a ser muito ineficientes, agora imagina para alimentar um CPU ou GPU que podem gastar mais de 100W a tensões de <1.5V, são correntes de dezenas de Amperes.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Regulador às arrecuas
« Responder #54 em: 22 de Julho de 2017, 11:58 »
Pois é. Um engano numa letra e sai uma confusão.

Escrevi "o modo sync serve apenas"

queria ter escrito "o modo sink serve apenas"

Já lá deixei uma nota de actualização.

Actualização: e esqueci-me do "k". É sink e não sync. Que confusão. Chiiiiiça.
« Última modificação: 22 de Julho de 2017, 12:16 por SerraCabo »