collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Alimentar motor de uma bobine com duas polaridades distintas  (Lida 6802 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Alimentar motor de uma bobine com duas polaridades distintas
« Responder #15 em: 22 de Julho de 2017, 14:31 »
Estes dois têm boa pinta. O de cima não me agrada.



« Última modificação: 22 de Julho de 2017, 16:25 por SerraCabo »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Alimentar motor de uma bobine com duas polaridades distintas
« Responder #16 em: 22 de Julho de 2017, 14:33 »
Ou me engano ou há algo estranho na polarização dos transístores do lado da alimentação positiva. Como pode a polarização dos gates ser a mesma para os de 'cima' e os de 'baixo'?
Não pode, a menos que não consumas muita corrente no motor e/ou não te importes de dissipar uns W nos Mosfets superiores por estarem na zona linear em vez de em condução.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Alimentar motor de uma bobine com duas polaridades distintas
« Responder #17 em: 22 de Julho de 2017, 14:46 »

Vou seguir este tutorial, http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigosmec/1213-ponte-h-com-pwm.html, a ver se consigo fazer uma Ponte H home made  8) :P :D ;)

Com milhares de artigos de jeito na net vais buscar um da idade da pedra em brasileiro.

Tu sabes inglês??? Fartas-te de usar termos de eletrónica brasileiros, e sempre que se recomenda qq coisa ou qq pesquisa, lá vens tu com um site brasileiro manhoso. Mesmo quando se manda um site com tudo explicadinho mas em inglês, é como se estivéssemos a mandar informação para um buraco negro, desaparece sem deixar rasto de conhecimento.

Araujo, entre ler um texto tecnico em portugues mesmo que seja do brasil e ler um texto em imgles mesmo que seja dos States, é sempre mais facil entender o texto em portugues. Infelizmente nem todos os portugueses dominam a lingua inglesa tao bem como a portuguesa e infelizmente tambem a maior parte dos circuitos electronicos nao evoluiu assim tanto.
Ainda mais uma vez, infelizmente no mundo da lingua portuguesa, sao os engenheiros brasileiros os unicos a publicar trabalhos DiY em linguagem acessivel a todos e com todas as explicaçoes necessarias para se aprender algo mais que ligar dois led's em serie.

mesmo a versao tuga da elektor tinha muita coisa do Newton Braga. eu era cliente assiduo da elektor quando ela vinha escrita em brasileiro para portugal e depois quando passou a ser escrita em portugues de cá do burgo.
e todos os circuitos ou quase todos eram de origem muito estrangeira. circuitos feitos e explicados por tugas nem me lembro de ver algum...

De todos os sites de electronica DiY que tenho encontrado na net nos ultimos 20 anos o do newton braga ainda continua a ser o melhor na lingua portuguesa.
Por isso é normal que ainda muita gente e se calhar bastantes utilizadores deste forum continuem a apoiar-se em sites da idade da pedra em brasileiro, ainda continuam a ser os melhores para se aprender em portugues...
e esquece os tradutores on-line, cada um é pior que o outro...
para ingles tecnico entao, ate dá vontade de vomitar...

;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Alimentar motor de uma bobine com duas polaridades distintas
« Responder #18 em: 22 de Julho de 2017, 15:06 »
Não diria melhor LVirtual! 8)

Nos entretantos vou continuar a estudar...já volto com novidades!

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Alimentar motor de uma bobine com duas polaridades distintas
« Responder #19 em: 22 de Julho de 2017, 15:09 »
 
Não diria melhor LVirtual! 8)

Nos entretantos vou continuar a estudar...já volto com novidades!

 ::) ;D
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Alimentar motor de uma bobine com duas polaridades distintas
« Responder #20 em: 22 de Julho de 2017, 15:11 »
Apenas me referia ao artigo, não conheço o site nem o senhor. Apesar de ter em casa os primeiros +10 anos da elektor portuguesa (do Nº2 até cento e qq coisa), nunca reparei nos autores (nem me interessam).

Acho que é evidente porque o artigo é da "Idade da pedra": os desenhos, a PCB e os componentes utilizados são tudo menos atuais. Nada que importasse se não fosse esquema ter um erro básico como é não assegurar um Vgs  > Vgs(th) nos Mosfets superiores. Nem era difícil de corrigir, bastava ter usado mosfets tipo P para Q1 e Q2 e encaminhar a gate a saída lógica correta. Não que o tirasse da idade da pedra, mas ao menos estava mais correto um bocado.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Alimentar motor de uma bobine com duas polaridades distintas
« Responder #21 em: 22 de Julho de 2017, 15:17 »
Apenas me referia ao artigo, não conheço o site nem o senhor. Apesar de ter em casa os primeiros +10 anos da elektor portuguesa (do Nº2 até cento e qq coisa), nunca reparei nos autores (nem me interessam).

Acho que é evidente porque o artigo é da "Idade da pedra": os desenhos, a PCB e os componentes utilizados são tudo menos atuais. Nada que importasse se não fosse esquema ter um erro básico como é não assegurar um Vgs  > Vgs(th) nos Mosfets superiores. Nem era difícil de corrigir, bastava ter usado mosfets tipo P para Q1 e Q2 e encaminhar a gate a saída lógica correta. Não que o tirasse da idade da pedra, mas ao menos estava mais correto um bocado.

pois, calhando é como dizes, mas nao me debruçei sobre essa parte menos antropologica e mais cientifica. ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Alimentar motor de uma bobine com duas polaridades distintas
« Responder #22 em: 22 de Julho de 2017, 17:27 »
hehe montei este esquema http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigosmec/1213-ponte-h-com-pwm.html e funcionou :) Menos a parte de pwm

A parte dos IRF640 percebo, mas a parte dos 4011 ainda tenho que estudar melhor. Percebo a razão de ele funcionar, mas quero perceber melhor o que cada montagem faz!

Vou também tomar em nota a dica que o jm_araujo falou, sobre os mosfets.

Relativamente à mudança brusca de sentido do motor eu posso proteger o mesmo colocando um condensador, em paralelo, com o motor.  Assim apenas vai passar corrente a partir do momento em que o condensador esteja cheio. Na mudança de de sentido teríamos que esperar que o condensador enche-se para que o motor volta-se a rodar. Enquanto isso o motor para! O condensador não pode ser electrlítico, devido à polaridade. Talvez um cerâmico! Faz sentido?

Obrigado

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Alimentar motor de uma bobine com duas polaridades distintas
« Responder #23 em: 22 de Julho de 2017, 18:20 »
Citar
Relativamente à mudança brusca de sentido do motor eu posso proteger o mesmo colocando um condensador, em paralelo, com o motor.  Assim apenas vai passar corrente a partir do momento em que o condensador esteja cheio.

Esta, eu quero ver.

Onde foi buscar semelhante ideia?

Citar
Talvez um cerâmico! Faz sentido?

Sim, para capacidades que façam sentido em relação a um motor, o condensador terá que ser do tamanho de uma garrafa de gás.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Alimentar motor de uma bobine com duas polaridades distintas
« Responder #24 em: 22 de Julho de 2017, 18:23 »
Citar
A parte dos IRF640 percebo

Outra novidade. É que, em relação ao esquema que aponta, nenhum de nós percebe como funciona a polarização dos MOSFETs de cima.

Quando souber, diga à malta.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Alimentar motor de uma bobine com duas polaridades distintas
« Responder #25 em: 22 de Julho de 2017, 19:14 »