collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Livros sobre desenho de PCB  (Lida 4941 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Livros sobre desenho de PCB
« em: 19 de Março de 2014, 15:44 »
Boas tardes,

Alguém recomenda algum livro sobre desenho de PCB?

Desde a parte de projecto até à parte de produção em massa. Não estou interessado só na parte técnica mas também no workflow do projecto.

Já agora deixo alguns links para guidelines que eu tenho seguido e que me parecem interessantes:

http://www.eurocircuits.com/images/stories/ec13/ec-design-guidelines.pdf

http://server.ibfriedrich.com/wiki/ibfwikien/images/d/da/PCB_Layout_Tutorial_e.pdf

http://www.ti.com/lit/an/szza009/szza009.pdf

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Livros sobre desenho de PCB
« Responder #1 em: 19 de Março de 2014, 15:50 »
Livros em concreto não conheço assim nada, mas existe MUITA informação na internet.
Tens alguma duvida especifica, estás a pensar fazer algo em quantidade e queres informação, ou é mais curiosidade/querer saber?
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Livros sobre desenho de PCB
« Responder #2 em: 19 de Março de 2014, 16:27 »
Muito bons os links que deixaste, principalmente o da "redução do emi" não conheço manuais mais específicos.
Obrigado por partilhares ;)

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Livros sobre desenho de PCB
« Responder #3 em: 20 de Março de 2014, 09:44 »
Desde a parte de projecto até à parte de produção em massa. Não estou interessado só na parte técnica mas também no workflow do projecto.

Se bem entendo o que pretendias, acredito que nao exista nenhum livro com isso. :/
O que poderas encontrar, é em termos genericos e relacionado com producao industrial em geral.

O workflow do projecto depende muito do tipo de projecto / tecnologia etc.. por isso sao coisas que sao experienciadas pelas pessoas e empresas que trabalham na area, nao vejo que elas vao transformar os seus procedimentos e experiencia em livros :(

As vezes pela net encontram-se testemunhos, post-mortem, diarios de projectos.. etc que ajudam a ter uma ideia do que aquele projecto em especifico passou.

Por outro lado, especificamente ao PCB, é apenas uma parte de um produto final e sera dificil encontrar testemunhos tao detalhados.

Estou a imaginar as empresas que desenvolvem a electronica (circuito e PCB) para equipamentos de elevada densidade (Portateis, telemoveis, cameras fotograficas..etc...) a quantidade de iteracoes entre prototipos.. escolha de componentes.. desenho mecanicos das pecas .. planeamento de montagem e producao do produto.. etc.. deve ser uma quantidade enorme de pontos a resolver que passam muito para além do que é a electronica.


Se encontrares algo avisa :P

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Livros sobre desenho de PCB
« Responder #4 em: 20 de Março de 2014, 14:42 »
Eu neste momento estou com o projecto de um produto em mãos. Já temos o protótipo pronto mas agora eu gostava de ter algumas guidelines para organizar a fase de produção.

As minhas dúvidas vão desde a parte mecânica, até à parte electrónica e mesmo certificações.

Em relação ao desenho de PCB gostava de ter um livro/documento que identificasse quais os principais cuidados a ter quando se passa de um desenho de protótipo para um desenho de um produto para produção. Eu sei que isto é um bocado relativo e portanto este post vai mais no sentido de incentivar as pessoas do fórum a deixarem aqui as suas "bíblias" sobre este tema.




Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Livros sobre desenho de PCB
« Responder #5 em: 20 de Março de 2014, 15:16 »
Citar
As minhas dúvidas vão desde a parte mecânica, até à parte electrónica e mesmo certificações.

Relativamente ah mecanica e electro-mecanica, uma boa ideia é ir falar directamente com os produtores / fabricas.
Pegar no prototipo e ir mostrar-lhes.
Essas conversas vao criar bastantes ideias de melhoramentos ao produto para ser industrializado.
A empresa que fizer a "assemblagem" (pick&place) dos PCBs vai dar dicas e sugestoes. Tambem vai dizer como prefere ter as placas, formatos, etc. As vezes é o proprio tecnico da maquina que diz "isto se viesse assim para nos era melhor e obtinham-se melhores resultados"

A empresa que fizer a montagem do material final, pode identificar melhorias do genero "isto vai dar muito trabalho a ligar / montar", "isto é dificil de soldar. nao é pratico..", "isto vai demorar muito tempo", "isto requer muito esforco do operador", "deviamos fazer um setup-up de montagem"

Outras questoes: "como vai ser a electronica testada?" "como vai ser o produto final testado e validado?"

Acho que os pontos a verificar sao infinitos, por isso é que se calhar ninguem os meteu num livro ainda :P

Certificacao:
Partindo do principio que quem desenhar a electronica / PCB ja sabe quais os cuidados a ter para a certificacao electronica, entao isto é algo que deve ser a ultima coisa a fazer, depois de estarem os primeiros prototipos de producao feitos.
Eventualmente se forem "cenas de electronica lixada" e nao passar na certificacao, entao tem de ser re-desenhada a placa :/

Agora depende.. é ver qual a altura ideal para fazer isso. A certificacao supoe um produto final (ou proximo disso?) mas tu nao vais querer gastar muito dinheiro a produzir prototipos (stencils..etc)

Citar
quais os principais cuidados a ter quando se passa de um desenho de protótipo para um desenho de um produto para produção. Eu sei que isto é um bocado relativo

Exacto é relativo e depende de produto para produto, mas, ha pormenores e tecnicas gerais. Acho que é investigar na net alguns artigos. O resto é passado de boca em boca ou aprende-se com a experiencia.


Resumo: Os teus fornecedores, empresas de prestacao de servicos, sao teus amigos, vai falar com eles que vao ter de certo alguns bitaites a mandar! :P

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Livros sobre desenho de PCB
« Responder #6 em: 20 de Março de 2014, 15:44 »
Estou na mesma situação que tu, quando à parte do workflow estes 2 videos sao muitos bons e

Vou analisar os teus links para saber mais sobre o desenho da PCB em si.

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Livros sobre desenho de PCB
« Responder #7 em: 20 de Março de 2014, 16:31 »
KammutierSpule obrigado pelas dicas vou sem dúvida falar com as fábricas. Eu até estava a por em hipótese para uma primeira abordagem pedir ao fabricante para fazer um um pouco de serviço de consultadoria, indicando assim algumas falhas que poderão existir.


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Livros sobre desenho de PCB
« Responder #8 em: 20 de Março de 2014, 16:52 »
Tive a ver ai o video do metRo_ e aprende-se alguma coisa. No video diz exxactamente isto que tava a falar: é preciso saber o que o fabricante consegue fazer.
Nao sei se é boa ideia ir ao fabricante numa abordagem de "ensine-me como é que faco!", mas talvez uma boa ideia seja: "Qual a melhor maneira que voces propoe para me fazerem isto o mais barato possivel?" :P

Depois partilha a tua experiencia!

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Livros sobre desenho de PCB
« Responder #9 em: 20 de Março de 2014, 18:03 »
jmiguelff,
A informação dos links abaixo mencionados poderá não ser a que pretendes mas poderá ser útil para outros membros:

Xilinx - PCB Design Checklist
PCB Layout Checklist
Electronics Design Checklist
Board Design guidelines