collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Circuito auxiliar de desenvolvimento para breadboard  (Lida 19602 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Circuito auxiliar de desenvolvimento para breadboard
« em: 07 de Novembro de 2008, 22:36 »
Farto de fios cada vez que pretendo realizar um circuito electrónico, pois existem componentes mínimos necessários em todos os circuitos e a minha breadboard está sempre vazia quando começo a montar, ou então nunca tiro de lá coisas que acabam por chatear ou até mesmo danificarem-se! Vou mas é fazer um circuito auxiliar de desenvolvimento para breadboard que posso depois utilizar nos meus projectos sem ter todas estas chatices.


(não é minha mas não consegui evitar postar :P)

Versão mais recente: V0.2Alpha

Situação actual e esquemas:
Já fiz o primeiro desenho do esquema no eagle(que por sinal é o primeira vez que uso o eagle), e actualmente existe a possibilidade de ter uma linha de 5V e outra de 3,3V ou as duas linhas a 5V.
Botão ON/OFF, quando está on o LED vermelho acende a dizer que 5V estão disponíveis, se estiverem as duas linhas a 5V só vemos o LED vermelho, se ligarmos para ter uma das linhas a 3,3V, vemos o vermelho e o verde, sabendo assim que a segunda linha está a 3,3V.
  • Esquema V0.2Alpha:
  • Contem:
    • Diodo de protecção -> 1A 1N4001
    • Regulador de 5V -> LM7805
    • Regulador de 3,3V -> ????
    • Switch comutador de linha de 5V para 3,3V
    • LEDs Vermelho e Verde de indicação de ligado e 5V e 3,3V respectivamente
    • Condensadores de estabilização de entrada e saída de cada regulador -> 100uF e 10uF respectivamente
    • Ficha de alimentação femea
  • A inserir:
    • Switch ON, OFF do circuito todo
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2008, 01:03 por Fifas »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Circuito auxiliar de desenvolvimento para breadboard
« Responder #1 em: 07 de Novembro de 2008, 22:39 »
(espaço reservado para o autor do post, por prever necessidade de expandir o primeiro post)
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2008, 01:03 por Fifas »

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Circuito auxiliar de desenvolvimento para breadboard
« Responder #2 em: 07 de Novembro de 2008, 23:16 »
Citação de: TigPT

olha a minha placa de testes  ;D :o


quanto ao projecto em si....fico a espera....é super interessante e util....e ajudo no que puder....

eu mesmo tenho uma coisa parecida mas foi feita á pressa :P
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2008, 01:04 por Fifas »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Circuito auxiliar de desenvolvimento para breadboard
« Responder #3 em: 08 de Novembro de 2008, 12:36 »
Versão 0.2Alpha com respectivo esquema em eagle e características.

Começa a ganhar contornos esta ferramenta de desenvolvimento. Vamos lá.. criticas e sugestões :P

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Circuito auxiliar de desenvolvimento para breadboard
« Responder #4 em: 08 de Novembro de 2008, 16:06 »
Olá,

Estou aqui só a tentar acompanhar a ideia do circuito e estou com umas dúvidas.
A ideia será, no fundo, teres uma fonte de tensão regulável, certo? (com as combinações de output 5V-5V ou 5V-3.3V)
Qual será o valor máximo de VIN que o circuito aguentará?
E já agora, como determinaste o valor das capacidades dos condensadores, através da datasheet dos IC's ou outro raciocínio?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Circuito auxiliar de desenvolvimento para breadboard
« Responder #5 em: 08 de Novembro de 2008, 16:46 »
A ideia é ter um circuito que encaixe em cima da breadboard, e como as breadboards tem 2 linhas de alimentação uma de cada lado da breadboard, e a maioria dos circuitos eu utilizo tensões ou só de 5V ou algumas de 5V e outras de 3,3V.

Então a ideia é ter opção de meter as duas linhas a 5V, desactivando o regulador de tensão de 3,3V, e fornecendo em ambas os 5V, ou tendo uma das linhas a 5V e a outra a 3,3V, tendo assim a opção de ligar os componentes de 5V num dos lados da breadboard, e os de 3,3V no outro lado desta. Mas as únicas tensões que estariam disponíveis seriam 5V em ambos os lados, ou 5V num dos lados e 3,3V no outro.

Os condensadores que coloquei não são necessários, apenas ajudam a estabilizar a tensão para picos de consumo ou fornecimento, por parte dos transformador, ou pilha, e dos sensores, leds, microcontroladores, etc etc. Assim o que estes fazem é apenas evitar uma subida ou descida repentina da corrente. (nos datasheets aparciam como exemplo para melhorar o desempenho destes.)

Ajudei a esclarecer as tuas dúvidas?! A ideia principal é assim ter de forma simples 5V, e 3,3V no circuito quer alimentados por um transformador, quer por uma mera pilha de 9V, evitando que estes componentes estejam montados na breadboard, com possíveis maus contactos, e mais espaço consumido.

(tenho outras ideias para facilitar quem utiliza servos, e outros sensores com fichas de 3 pins, mas falo delas no momento do desenho da PCB, estes irão ajudar muito a fazer montagens rápidas! ;))

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Circuito auxiliar de desenvolvimento para breadboard
« Responder #6 em: 08 de Novembro de 2008, 19:07 »
Deu para perceber perfeitamente! Obrigado.

Tambem gostava de fazer uma coisa deste género. Mas com o tempo que tenho tido, já não digo nada.
Já ha uns tempos que ando para fazer uma PCB para um pedal de guitarra e nem isso. Já passei o toner para a placa de circuito, que costumava ser a tarefa mais complicada e desta acertei à 1ª. Vou a ver do precloreto e não sei onde o pus. Tambem não me apetece comprar outro boião novo, que não são nada baratos. Acho que o deixei em Peniche ;)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Circuito auxiliar de desenvolvimento para breadboard
« Responder #7 em: 08 de Novembro de 2008, 19:21 »
O objectivo é o de com as ideias de todos, cada um sugerindo o que acha que fazia falta num circuito destes possamos construir algo bastante completo, e depois temos um esquema que todos podem fazer, quem sabe até comprar para o caso de não terem capacidade de o fazer, para termos a vida mais facilitada no que toca a desenvolver em breadboard.

Acham k deva de meter uns quantos leds com pulldowns para ser só ligar uns fios quando queremos testar sinais digitais?! Se calhar era boa ideia para evitar meter leds e pulldowns na breadboard.

Offline docilio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 94
Re: Circuito auxiliar de desenvolvimento para breadboard
« Responder #8 em: 24 de Novembro de 2008, 13:54 »
parece interessante... lá chegarei