collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Uma mão cheia de ARM's  (Lida 30379 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Uma mão cheia de ARM's
« em: 15 de Novembro de 2010, 20:09 »
Boa noite a todos, pois é, ando a colecionar placas de desenvolvimento de ARM's eheh, actualmente conto apenas com duas um LPCXpresso1768 que me foi oferecido pelo LusoRobótica, pedi ao TigPT para me enviar um lcd gigante da sparkfun e quando abro o envelope lá estava o belo do LPCXpresso dentro e eu fiquei :o mandei pm e o Tiago disse que era uma oferta, que rapaz fantástico!!!
Outra, inscrevi-me neste concurso:
http://www.ebv.com/en/products/stm32-design-contest.html
Hoje fui á caixa do correio e lá estava o meu STM32 discovery, mais uma bela oferta!!
Aqui ficam umas fotos das minhas meninas lindas.
A LPCXpresso1768:


A STM32-Discovery:


E o lcd gigante de 160x128 pixeis, White on Blue(a backlight consome 1W !!!), tem 10cm de comprimento é realmente grande:


Agora, a minha duvida é a seguinte, queria umas ferramentas para compilar código para estas duas placas que não fossem super limitadas, tipo o CodeRed não é muito mau mas só compila até 128Kb de código e o Keil e outros para a Discovery só compilam até 32Kb de código o que é minimo, o projecto arm-gcc já não recebe updates desde 2004 se não me engano e parece bastante parado, e como sei que existem aqui users de ARM's, que recomendam vós para compilar código e até mesmo para fazer o upload do código?
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #1 em: 15 de Novembro de 2010, 21:13 »
ganda lcd,

quando é que custa? ;D

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #2 em: 15 de Novembro de 2010, 21:15 »
A da STM32 também já mandei vir :) Quanto à LCDExpresso também já a andei a rezar até a parte em que só é possível de desenvolver em windows :(

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #3 em: 15 de Novembro de 2010, 21:22 »
Ficou praticamente em 50€ o lcd.
Pois, já vi que a ferramente a usar é o CodeSourcery versão lite que dá para as duas placas ou então o Atollic true Studio que dá para a STM32-discovery.
Links aqui:
http://www.codesourcery.com/sgpp/lite_edition.html
http://www.atollic.com/index.php/download
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #4 em: 15 de Novembro de 2010, 21:37 »
Ficou praticamente em 50€ o lcd.
Pois, já vi que a ferramente a usar é o CodeSourcery versão lite que dá para as duas placas ou então o Atollic true Studio que dá para a STM32-discovery.
Links aqui:
http://www.codesourcery.com/sgpp/lite_edition.html
http://www.atollic.com/index.php/download

também já me registei, vamos la ver:P


já agora como é a forma de programar a stm?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #5 em: 15 de Novembro de 2010, 21:40 »
Usb, tem um bootloader tipo arduino, não tem é papinha de arduino/picaxe é C e registos para a frente e para trás, eu registei-me á duas semanas penso eu, nunca mais recebi email nenhum a dizer nada e txaramm placa no correio hoje, acho que vou instalar o Atollic Studio, estranho tudo ser assente em gcc e n
ao haver um projecto realmente open-source para os Arm's, mas compreende-se tendo em conta o mundo de arms diferentes que existem com o mesmo Core, cada fabricante mete lá o que lhe dá na cabeça basicamente, mas são bichinhos estupidamente complexos e muito poderosos.
Avr fanboy

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #6 em: 15 de Novembro de 2010, 22:02 »
:o belo presente! Tambem ando para comprar um LPCXpresso mas a versão com o 1768 só tem novo stock para finais de Dezembro :(

Em relação a toolsuites, do que conheço existe isto:
- Keil (supostamente são as ferramentas oficiais mas nao as acho nada atraentes)
- IAR (versões limitadas a 32kbytes penso eu)
- Rowley Crossworks (não têm nenhuma versão free, apenas 30-day evaluation, mas o suporte/documentação parece-me excepcional)
- Yagarto (se ainda nao conheceres, talvez aches interessante)

Em relação ao IDE do LPCXpresso, porque não usa-lo? Corre em Linux!

Tens tambem esta opção baseada no code::blocks + gnuarm:
http://www.frozeneskimo.com/electronics/arm-tutorials/adapting-codeblocks-ide-for-arm-development/
Mais um tutorial:
http://www.sparkfun.com/tutorial/ARM/ARM_Cross_Development_with_Eclipse.pdf

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #7 em: 15 de Novembro de 2010, 22:39 »
A do LPCXpresso ainda é o menos limitado, que sempre dá para 128Kb de código, mas já vi que a versão Lite do CodeSourcery e o Atollic True Studio servem perfeitamente, não têm limites de código nem de tempo e ao que parece nem estão castrados na optimização como é tipico nas versões que já são limitadas em tempo e tamanho de código gerado, o atollic até tem as mesmas bibliotecas que as versões pagas, logo é win garantido porque temos acesso a código optimizado, ver se tenho tempo para brincar com estas meninas, mas não será para já e ainda tenho os tutoriais do atmega para acabar, por enquanto vão para o roupeiro juntamente com a minha colecção de samples eheh.
O que eu acho estranho no gnuarms é a versão mais recente ser de 2006(ou então estou a ver mal) e de 2006 até agora os Arm's evoluiram bastante.
Obrigado pelos links ;)
Avr fanboy

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #8 em: 16 de Novembro de 2010, 16:39 »
Após um pequeno teste o Atollic é uma desgraça, não diz o tamanho do ficheiro compilado e esconde o .hex gerado, funções como o printf e outras não existem e primeiro que se meta aquilo a compilar é preciso seguir um pdf de 30 páginas, coisa que não é muito util, estou desgraçado com os ARM's :(
Descobri mais um, o CooCox, mas não suporta á partida o STM discovery, mas deve ser uma questão de adicionar a pasta dada pela ST no sitio certo imagino eu, mas suporta o LPCXpresso, link aqui:
http://www.coocox.org/CooCox_CoIDE.htm
Se alguem conhecer um compilador funcional, pode ser linha de comandos que não tem qualquer problema que suporte uma ou as duas placas era muito bom, é que isto dos arm's é tudo muito lindo a dizer que vão comer com os PICs e AVRs todos, mas sem um unico IDE funcional de jeito que não custe tanto como um carro ou uma casa não sei o que fazer com eles, são tão atractivos em termos de capacidades, depois não dá para tirar partido delas :/

EDIT:
Parece que o melhorzinho ainda é o CodeSourcery lite que é gratuito e tem actualização para ai de 6 em 6 meses, agora metê-lo a compilar é que não sei bem como vai ser, pode ser que nas férias de natal tenha tempo para aturar o compilador lol.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2010, 19:23 por senso »
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #9 em: 22 de Novembro de 2010, 18:52 »
uma semana depois e chegou o meu stm hoje :D

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #10 em: 22 de Novembro de 2010, 21:43 »
perdoem-me a minha ignorância, mas alguém aqui gostava de me explicar qual a funcionalidade de ambas as placas?!  :o
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #11 em: 22 de Novembro de 2010, 21:49 »
Após um pequeno teste o Atollic é uma desgraça, não diz o tamanho do ficheiro compilado e esconde o .hex gerado, funções como o printf e outras não existem e primeiro que se meta aquilo a compilar é preciso seguir um pdf de 30 páginas, coisa que não é muito util, estou desgraçado com os ARM's :(

Viva!

Iniciei recentemente com os ARMs com os STs, ainda estou a estudar o caso, realmente encontro as vezes algumas coisas estranhas... mas para já estou contente em relação a "PICs". (e as comunidades irao crescer mais agora com as demoboards da ST e NXP), por outro lado, queria uma alternativa Europeia a microcontroladores =)

Quanto ao Atollic posso-te dar 2 dicas para tentares melhorar a coisa:
Saca o Yagarto, retira de lá os .exe's do compilador, troca-os pelos do atholic... (ve qual será a melhor maneira.. eu só alterei para já 2 .exes)
No yagarto ha lá um .exe q se chama qq coisa -size .. investiga como se usa esse exe e coloca uma linha de comandos nas opçoes de compilação no "post-build" e voilá.. tens a memoria flash e RAM usada sempre q compilas.
O Atollic não gera .hex, de novo investiga o comando que converte os ficheiros gerados para .hex.. no Atollic deves tar a receber uma mensagem "só disponivel na versao pro"... troca pelo do Yagarto.. e voilá..

Também arranjei uma maneira de hackar o pop-up inicial  do Atollic...

Não consigo dar mais pormenores que não tenho aqui o sistema instalado... mas "para bom entendedor.. meia palavra basta"
Por outro lado não li os agreements/licença.. mas estes hacks não devem ser amigos da licença! =)

Penso q o Yagarto e outros.. poderao ser boas opções para kem usa JTGAs "opensource"... pois só (?) funcionam com esses.. e não funcionam com os JTAGs dos fabricantes.. (ST-Link por exemplo.. )


.. continuem a postar as vossas experiências com os ARMs!

KS

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #12 em: 22 de Novembro de 2010, 21:54 »
perdoem-me a minha ignorância, mas alguém aqui gostava de me explicar qual a funcionalidade de ambas as placas?!  :o

A funcionalidade, penso que uma boa resposta, será: "Nenhuma" !
A finalidade é poderes usares as placas, para desenvolveres um sistema baseado num microcontrolador (ARM).
Se conheceres um Arduino.. pode-se dizer que "é a mesma coisa", as capacidades e método de desenvolvimento é que são diferentes.

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #13 em: 22 de Novembro de 2010, 22:02 »
hum... tem razão, finalidade!!
comparando com a programação do Arduino, é fácil a adaptação para estes?!

já agora obrigado pela resposta ^^
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Uma mão cheia de ARM's
« Responder #14 em: 22 de Novembro de 2010, 23:12 »
hum... tem razão, finalidade!!
comparando com a programação do Arduino, é fácil a adaptação para estes?!

já agora obrigado pela resposta ^^

Estas boards são mais indicadas para quem pretende desenvolver para estes microcontroladores, por exemplo, fabricar uma série de sistemas embutidos usando o microcontrolador. Ao contrário do Arduino, estas boards permitem programar directamente o microcontrolador, sem recurso a um bootloader.

Os IDEs e bibliotecas associadas, são inteiramente feitas para se aceder aos registos lowlevel do uC, enquanto no Arduino as bibliotecas são de "alto-nivel" e escondem toda a complexidade de registos do uC...

Pelo que conheço o conhecido MBED é o mais identico nestas gamas à filosofia do Arduino.

KS