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Autor Tópico: Fluid Clock  (Lida 65939 vezes)

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Offline dropes

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Re: Fluid Clock
« Responder #30 em: 11 de Novembro de 2013, 20:32 »
Pintar esferovite não é fácil, levou 2 demãos de tinta de água branca e mais 2 de spray preto acrílico.
Tinha 1º experimentado pintar um pedaço de esferovite a spray e este começou a derreter.

Resultado:


Até podia pintar tudo a preto mas reparei num pormenor, se o fundo for preto atenua um pouco o fluorescente do tubo, mas se este fundo for branco vê-se bem :)

Para pintar a spray só o topo, tive de colar num recipiente o esferovite, encher com água até quase ao topo de forma a entrar nas ranhuras do esferovite e só depois aplicar o spray; secar com secador por algum tempo e encher o recipiente até ao cimo para que a tinta que tinha ficado nos espaços das ranhuras do esferovite viesse ao de cima.

Offline c3dr1c

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Re: Fluid Clock
« Responder #31 em: 11 de Novembro de 2013, 21:00 »
A mecânica está com óptimo aspecto. Estou deserto para ver isso a funcionar :D

Vais ter de brincar/calcular a aceleração e desaceleração dos motores... eheh
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline dropes

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Re: Fluid Clock
« Responder #32 em: 11 de Novembro de 2013, 21:13 »
Obrigado

Em princípio consigo contar os impulsos dos encoders sabendo a posição exacta de cada pistão, assim cada avanço ou recuo posso entrar em pwm no termino de cada percurso para evitar o balanço do motor.
Pretendo controlar os dois motores em simultâneo para manter um fluxo quase constante, vai ser linda a programação vai :P

As seringas de vidro não podem ser apertadas em alumínio ou partem-se, têm uma borracha de cada lado, também ainda não colei as borrachinhas nas pontas porque não deslizam a seco.

É mais uma daquelas coisas que não se se vai funcionar, pelo menos não vou ser penalizado no final ???

Offline Hugu

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Re: Fluid Clock
« Responder #33 em: 11 de Novembro de 2013, 21:20 »
eu ainda n tou a ver co vais conseguir meter os segmentos do liquido em sequencia de modo a dar continuidade e as respectivas horas, ou vais percorrer a tubagem toda cada vez que ha uma variaçao de tempo?...


Offline dropes

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Re: Fluid Clock
« Responder #34 em: 11 de Novembro de 2013, 23:57 »
Sim, cada vez que mudar um minuto, todos os segmentos serão actualizados o mais rapidamente possível.
Terá também um RTC e um display 4x7seg para que se possa acertar a hora sem ser pela tubagem, depois apaga-se.
Pretendo usar um único atmega8 para tudo:
- 6b controle dos 2 motores
- 4b encoders e switchs fim de curso
- 12b 4x7seg
- 2b RTC I2C
- 3b switchs
- 1b LEDs dos 2 pontos do horário em modo PWM fade

Como o resultado dá 28bits e só tenho 21bits disponíveis no micro, algumas portas serão partilhadas.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2013, 14:03 por dropes »

Offline Hugu

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Re: Fluid Clock
« Responder #35 em: 11 de Novembro de 2013, 23:59 »
entao por isso tens duas tubagens? uma prós segundos e a outra prás hh:mm ?..

o dos segundos vai ser complicado fazer... devia ser uma tubagem por segmento..

Offline dropes

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Re: Fluid Clock
« Responder #36 em: 12 de Novembro de 2013, 00:07 »
LOL não, a tubagem é só uma, onde entra óleo ou agua fluorescente, saem de uma caixa em que o óleo se mantém na parte de cima e a água em baixo, cada seringa irá injectar a quantidade certa de um dos líquidos, depois no refrescamento estes líquidos se irão juntar na mesma caixa.

Não existem segundos.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2013, 00:10 por dropes »

Offline Hugu

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Re: Fluid Clock
« Responder #37 em: 12 de Novembro de 2013, 01:37 »
LOL não, a tubagem é só uma, onde entra óleo ou agua fluorescente, saem de uma caixa em que o óleo se mantém na parte de cima e a água em baixo, cada seringa irá injectar a quantidade certa de um dos líquidos, depois no refrescamento estes líquidos se irão juntar na mesma caixa.

Não existem segundos.
ah ok certo :P
ando mto distraído ultimamente!  ::)

Offline jm_araujo

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Re: Fluid Clock
« Responder #38 em: 12 de Novembro de 2013, 13:40 »
Poupas 6 pinos se em vez de 4x7seg usares um LCD 16x2. É overkill, mas são baratos, não tens de preocupar com refrescamento, e é fácil reutilizar 5 pinos (basta não dar enable).

Offline dropes

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Re: Fluid Clock
« Responder #39 em: 12 de Novembro de 2013, 14:02 »
Já ponderei isso, teria um formato deste género:



O display 4x7seg só vai funcionar para acertos, depois desliga-se pelo que não precisa de fazer muitas coisas sem ser vigiar os switchs e o RTC enquanto faz o refrescamento, é mais uma questão de gosto colocar um display pequeno  ;)

Offline ivitro

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Re: Fluid Clock
« Responder #40 em: 12 de Novembro de 2013, 14:27 »
Tens tambem aqueles modulos de 4x7seg por I2C, mas encarece o projecto.

http://bringyourself.in/?p=122


senão é o lcd 16+2 que te fica mais barato.

Offline dropes

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Re: Fluid Clock
« Responder #41 em: 06 de Dezembro de 2013, 21:24 »
A saga continua  ;D



Não reparem nos atadilhos, neste momento está preso a um cartão provisoriamente porque só funciona na vertical devido ao depósito dos líquidos.
Os segmentos estão bem definidos a funcionar melhor que esperava e o óleo não apresenta grande viscosidade conseguindo manter boa velocidade de percurso.

Entretanto os problemas já começaram ::)

Passei algumas semanas a tentar descobrir uma forma das borrachas não colarem por falta de lubrificação e desfazerem-se, infelizmente não descobri forma e estou neste momento a fazer uns em teflon.

2º problema, estou a controlar os motores com 40V, eles são de 24V mas não se estão a queixar, uso um L298 que nem aquece e 8 díodos rápidos 1N5818, pelo qual já me arrependi pois o limite deles é de 20V 1A, bem abaixo do exigido e já entraram em curto levando o IC com eles.

Andei à procura de outros melhores e encontrei o 1N5822 40V 3A, mas não encontro quem tenha à venda...
Quem tiver disponível 10 para venda agradecia ou comprarei numa próxima encomenda colectiva

hasta  :)


Offline senso

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Re: Fluid Clock
« Responder #42 em: 06 de Dezembro de 2013, 21:32 »
Eu já usei MUR210 ou 410 ou por ai assim, mas mandei vir da Mouser, mas penso que serão comuns por cá tambem.
Não será efeito do óleo atacar a borracha e ela decompõe-se, e não é tanto o facto de colar, mas sim degradação?
Avr fanboy

Offline Njay

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Re: Fluid Clock
« Responder #43 em: 06 de Dezembro de 2013, 21:49 »
Porque é que o 1N4007 não serve?

Offline c3dr1c

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Re: Fluid Clock
« Responder #44 em: 06 de Dezembro de 2013, 22:46 »
Ganda projecto, cheio de originalidade e criatividade  :D

Ja experimentaste/conseguiste apresentar alguma hora mais ou menos bem definida?
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