collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Máquina corte/gravação laser barata  (Lida 12519 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Máquina corte/gravação laser barata
« Responder #15 em: 06 de Janeiro de 2017, 13:36 »
Isto não era má ideia para cortar as PCB, mas para metal suponho de não deva funcionar :/


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Máquina corte/gravação laser barata
« Responder #16 em: 06 de Janeiro de 2017, 14:38 »
Isto não era má ideia para cortar as PCB, mas para metal suponho de não deva funcionar :/
Não é má, é péssima.
Cortar cobre a laser é quase impossível, mesmo que tenhas potência suficiente para compensar a dissipação do cobre, os vapores do mesmo são terríveis e cobriam as lentes em tempo nenhum.
Os produtos da combustão das resinas do FR4 também devem ser do piorio (nem me vou dar ao trabalho de pesquisar, mas não deve ser difícil de encontrar informação a esse respeito).



Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Máquina corte/gravação laser barata
« Responder #17 em: 07 de Janeiro de 2017, 18:07 »
Isto não era má ideia para cortar as PCB, mas para metal suponho de não deva funcionar :/
Não é má, é péssima.
Cortar cobre a laser é quase impossível, mesmo que tenhas potência suficiente para compensar a dissipação do cobre, os vapores do mesmo são terríveis e cobriam as lentes em tempo nenhum.
Os produtos da combustão das resinas do FR4 também devem ser do piorio (nem me vou dar ao trabalho de pesquisar, mas não deve ser difícil de encontrar informação a esse respeito).
Impossivel nao é porque ha quem ja o faça..
Ha uma marca bem famosa que faz maquinas laser que tem uma linha de maquinas laser de bancada que se dedica à feitura de PCBs via laser, que faz evaporar o cobre directamente nas placas Fr4 para desenhar as pistas..logo nao é impossivel e a maquina não é por aí alem.
Se o laser é especial e se a maquina tem de usar algum sistema de filtragem isso ja nao sei..

Nas placas FR4, acho que o mais perigoso são os pós da fibra de vidro do que os gases da queima dos vernizes..digo eu...
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2017, 18:10 por Hugu »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Máquina corte/gravação laser barata
« Responder #18 em: 07 de Janeiro de 2017, 21:07 »
Há uns 10 anos lancei a hipótese de numa escola se comprar uma coisa destas mas aquela malta era mais de jogos.



Esta, era (não sei se ainda se fabrica) particularmente impressionante:


SC.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Máquina corte/gravação laser barata
« Responder #19 em: 08 de Janeiro de 2017, 23:46 »
Há uns 10 anos lancei a hipótese de numa escola se comprar uma coisa destas mas aquela malta era mais de jogos.



Esta, era (não sei se ainda se fabrica) particularmente impressionante:


SC.
ya era dessa marca que falava, nao era propriamente esse modelo, pois a que vi era uma de bancada, como maquina mais pequena, mas nao tinha aquele funil (por isso ter falado na possibilidade de ter ou nao algum tipo de filtragem) e acho que podia fazer pcbs maiores.. essa parece-me limitada à area do funil, a nao ser que faça por partes e que vá posicionando o funil ao longo do trabalho.
Mas estes modelos acho que sao recentes e nao me parece que ja existissem à 10 anos atrás.. e muito menos dinheiro pra comprarem uma :P (acho que cheguei pedir cotação da versao de bancada, e acho que eram 40mil à 3 anos atrás, se nao me falha a memoria..devo ter a cotação no email, se a encontrar ainda confirmo o valor)
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2017, 23:50 por Hugu »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Máquina corte/gravação laser barata
« Responder #20 em: 09 de Janeiro de 2017, 10:52 »
A PLKF já existe á mais de 10 anos, provavelmente era mesmo as maquinetas deles:
https://en.wikipedia.org/wiki/LPKF_Laser_%26_Electronics

Só que volta e meia aparece uns revoltados no EEVBlog a falar mal delas como tudo, e o consenso geral é que não são assim grande espingarda..
Avr fanboy