collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Circuito para um Led bliking com Pilhas botão?  (Lida 3743 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Circuito para um Led bliking com Pilhas botão?
« em: 28 de Outubro de 2021, 20:13 »
Queria fazer uns quantos blink leds, alimentados com as pilha botão.
Era para fazer piscar na ordem do meio segundo a 1 segundo, 1 ou 2 leds vermelhos de 3mm ao mesmo tempo com pilhas CR2032.

Algo do mais simples possível, porque queria que fosse pequeno e leve, e soldado desta forma, pois é para colocar em uns efeitos halloween.

(este é para 230VAC)


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Circuito para um Led bliking com Pilhas botão?
« Responder #1 em: 28 de Outubro de 2021, 22:05 »
O mais simples possível? Há LED's que piscam, ligas diretamente à pilha e já está!
Procura no Ali por "blinking led!".
« Última modificação: 28 de Outubro de 2021, 22:08 por jm_araujo »

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Circuito para um Led bliking com Pilhas botão?
« Responder #2 em: 29 de Outubro de 2021, 01:55 »
O mais simples possível? Há LED's que piscam, ligas diretamente à pilha e já está!
Procura no Ali por "blinking led!".

Sei, mas não tenho desses LEDs no meu stock e encomendar agora, já não chegariam a tempo para este Halloween :)

Este circuito tem algum bug?

(montei-o várias vezes e o LED não pisca a olhos vistos...)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Circuito para um Led bliking com Pilhas botão?
« Responder #3 em: 29 de Outubro de 2021, 11:24 »
As pilhas de botão tem uma resistência interna muito grande, pode ser essa a razão.
Que entendes por "a olhos vistos"? Não faz nada, pisca devagar, pisca rápido, pouco brilho?



Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Circuito para um Led bliking com Pilhas botão?
« Responder #4 em: 29 de Outubro de 2021, 22:25 »
Não conhecia esse esquema, vou experimentar, não deve ser complicado... é um pouco diferente do flip-flop com dois condensadores e tal.

Os LEDs variam bastante a luminosidade, alguns basta testar no multímetro em modo diodo e já dão uma luz impressionante, já outros tenho de tapar para ver se sai alguma coisa :P

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Circuito para um Led bliking com Pilhas botão?
« Responder #5 em: 31 de Outubro de 2021, 11:50 »
Simulando essa coisa, haverá flashadas mas:
 - a duração do impulso não deve ultrapassar 0.5 milisegundo
 - a corrente de impulso não deve andar longe de 200mA (cuidado com estoiro nos LED).
 - quando se liga o circuito o LED é capaz de acender durante 1 segundo, a 100mA, antes de começar a flashar. A simulação na fase inicial é capaz de ser pouco fidedigna por se tratar de um oscilador.

No lugar do LED tenho dois 1n4001 em série, circuito alimentado a 6V.


https://screenrec.com/share/Li86FNadTq

https://screenrec.com/share/Kj8F4uTkiY

Abraço
SC

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Circuito para um Led bliking com Pilhas botão?
« Responder #6 em: 31 de Outubro de 2021, 14:00 »
Porreiro, também simulei esse circuito e funciona bem, a duração é bastante reduzida para queimar um LED, ainda mais com uma pilha tipo botão.

Para aumentar o tempo ON, coloquei um condensador de 100n entre a base do transistor da direita e o negativo da pilha (gnd).

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Circuito para um Led bliking com Pilhas botão?
« Responder #7 em: 31 de Outubro de 2021, 16:51 »
Citar
Para aumentar o tempo ON, coloquei um condensador de 100n entre a base do transistor da direita e o negativo da pilha (gnd).

Colocando uma resistência de 47K em série com C1 deve igualmente aumentar o tempo para 0.2s.

https://screenrec.com/share/OePdUilST3

V2 serve apenas para obrigar o oscilador a 'acordar'. Coisas da matemática da simulação com osciladores.

Atenção que há marosca no circuito porque quando o LED desliga a tensão na base do PNP salta para 8V!

https://screenrec.com/share/2XQh1Ly9n5

O tempo ON é determinado pela malha R3 C1. Quando a tensão BE de Q1 ultrapassa 0.7V, Q1 liga e Q2 também.

Quando Q2 está ligado, C1 fica carregado (através da BE de Q1), com o positivo à esquerda, com cerca de 3V.

Quando Q2 desliga C1 fica perante a base de Q1 estando com esses 3V em série com os 6V da fonte. É essa corrente e tensão que terá que ser drenada por R3 e lhe dá a constante de tempo. Durante o 'off' a junção BE de Q1 fica inversamente polarizada (o tempo quase todo) até que venha 0.7V abaixo da alimentação.

Espero não ter baralhado algo. [Estava baralhado mas espero que esteja bem agora].

A linha amarela é a tensão aos terminais de C1, a ponta de teste positiva do lado direito (daí estar quase sempre abaixo de zero).

Chiça! Há circuitos simples que são complicados. Raios parta.

SC
« Última modificação: 31 de Outubro de 2021, 21:00 por SerraCabo »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Circuito para um Led bliking com Pilhas botão?
« Responder #8 em: 02 de Novembro de 2021, 12:15 »
Esse circuitinho é mais "complicado" do que parece.
Apareceu pela 1ª vez num livro dum tal Louis E. Garner Jr., nos primórdios do transístor.... o livro é de 1960.

http://www.covingtoninnovations.com/michael/blog/0501/index.html#050127
http://embeddeddreams.com/site/2008/10/06/fun-and-easy-to-build-buzzer-circuit/

Não há marosca, há mesmo um momento em que há uma tensão superior à de alimentação, é a carga do condensador a somar-se a Vcc. Qdo o NPN desliga, o cond está carregado e fica com o lado negativo ligado a Vcc, daí a base do PNP fica com ~ Vcc + Vcap.

brunus, tenta combinações de 100nF, 10uF e 100uF em paralelo com a pilha.

Nota: Podem vê-lo montado com diferentes combinações de NPN/PNP, mas é o mesmo "conceito".

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Circuito para um Led bliking com Pilhas botão?
« Responder #9 em: 20 de Dezembro de 2021, 17:25 »
As pilhas de botão tem uma resistência interna muito grande, pode ser essa a razão.
Que entendes por "a olhos vistos"? Não faz nada, pisca devagar, pisca rápido, pouco brilho?
O led está sempre ligado, não parece piscar sequer.

Simulando essa coisa, haverá flashadas mas:
 - a duração do impulso não deve ultrapassar 0.5 milisegundo
 - a corrente de impulso não deve andar longe de 200mA (cuidado com estoiro nos LED).
 - quando se liga o circuito o LED é capaz de acender durante 1 segundo, a 100mA, antes de começar a flashar. A simulação na fase inicial é capaz de ser pouco fidedigna por se tratar de um oscilador.
Aquele circuito pode queimar o led?

Citar
No lugar do LED tenho dois 1n4001 em série, circuito alimentado a 6V.
Queria mesmo que funcionasse só com os 3V duma pilha botão, um ou os dois leds em simultâneo (ideal 2 para fazer de olhos a piscar), leds 3mm dos básicos de encapsulamento vermelho, não os de alto brilho.
E que desse para transformar numa pequena PCB redonda com smds e que ficasse praticamente no tamanho da pilha botão (circuito e leds num lado e a pilha no outro).

Onde simulam os circuitos? Há algo grátis, online?
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2021, 18:16 por brunus »

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Circuito para um Led bliking com Pilhas botão?
« Responder #10 em: 20 de Dezembro de 2021, 18:44 »
https://screenrec.com/share/OePdUilST3
...
Atenção que há marosca no circuito porque quando o LED desliga a tensão na base do PNP salta para 8V!
...
Os 8V é problemático para quem? Mas no circuito com a pilha botão seriam apenas 5V, não é? E seria problema para o led?

Citar
Espero não ter baralhado algo. [Estava baralhado mas espero que esteja bem agora].
humm.. Agora quem ficou queimado fui eu! :)

brunus, tenta combinações de 100nF, 10uF e 100uF em paralelo com a pilha.
Vou experimentar...

After:

Não vi diferenças no LED (100nF, 10uF nem com o 100uF)... nem a sugestão do Dropes com o 100nF entre o gnd e a base do BC547, o led continua em modo acesso.
É por ter usado condensadores eletrolíticos?
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2021, 19:54 por brunus »

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Circuito para um Led bliking com Pilhas botão?
« Responder #11 em: 20 de Dezembro de 2021, 23:46 »
Acho que já detectei o meu problema, ou problema do circuito, porque o circuito não parece funcionar com as pilhas botão, mas com tensões maiores, decidi experimentar alimentar com 4 pilhas de 1.2V (4.8volts) e já tive as piscadelas e bem intensas (a frequência é à volta das 3 piscadelas por segundo).
Os condensadores em paralelo com a alimentação, fazem alguma diferença na frequência, reduzem um pouco a frequência, mas com os 100uF ainda está um pouco alta (também me parece que faz reduzir a intensidade dos leds (meti dois em paralelo, para ver o efeito e para partilharem a corrente pelos dois)).
O condensador de 100nF entre a base do BC547 e o gnd, também parece reduzir um pouco a frequência, não tanto como com os 100uF em paralelo com a alimentação, mas o brilho dos leds estão ao rubro, como no circuito original.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Circuito para um Led bliking com Pilhas botão?
« Responder #12 em: 21 de Dezembro de 2021, 00:30 »
O mais simples possível? Há LED's que piscam, ligas diretamente à pilha e já está!
Procura no Ali por "blinking led!".

Afinal o Halloween passou, e já recebi umas encomendas do Ali feitas depois. Uns leds "blinking" já tinham chegado, e ligado a uma pilha de botão componentes extra eram...0(zero). Mas whatever....

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Circuito para um Led bliking com Pilhas botão?
« Responder #13 em: 21 de Dezembro de 2021, 12:26 »
Afinal o Halloween passou, e já recebi umas encomendas do Ali feitas depois. Uns leds "blinking" já tinham chegado, e ligado a uma pilha de botão componentes extra eram...0(zero). Mas whatever....

Sim era uma coisa urgente para a altura, tive de me desenrascar com menos e com apenas um blinkled que encontrei no fundo da gaveta. É um circuito pequeno que consegui encontrar e que vinha numa revista acho que na primeira versão da revista T3...lembrei-me dele e resolvi vasculhar as gavetas a ver se o encontrava. É um circuito pequeno do tamanho da pilha botão, mas é daqueles circuitos que vem com um borrão preto a proteger o micro-circuito e por isso impossível de replicar para fazer mais circuitos iguais.

E agora voltei a atacar o assunto, por curiosidade e pelo desafio de não perceber porque é que não conseguia meter aquilo a piscar, já que vocês disseram que tinha de piscar e deram umas sugestões ao circuito. Já para não falar em ignorar as vossas respostas e as vossas sugestões ficarem em vão.
Mas como também estamos numa época de luzes, mais umas luzinhas não calhava mal e a criançada se receber um presente com umas luzes a piscar e não apenas um embrulho com um laço de sempre, dá para arrancar um sorriso maior e uns pontos extras se o interior ficar aquém... e como Português que sou, só me lembro destas coisas à última da hora e como ainda tinha o circuito montado na breadboard, tentei de novo...  ;D

(Por falar em encomendas, as minhas não estão a chegar, também não fiz muitas desde estas novas regras alfandegárias, mas das 4 que fiz, ainda não recebi nenhuma. A rapidez só para os vossos lados, porque as minhas nem aparecem nos CTTs...)


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Circuito para um Led bliking com Pilhas botão?
« Responder #14 em: 21 de Dezembro de 2021, 14:11 »
(Por falar em encomendas, as minhas não estão a chegar, também não fiz muitas desde estas novas regras alfandegárias, mas das 4 que fiz, ainda não recebi nenhuma. A rapidez só para os vossos lados, porque as minhas nem aparecem nos CTTs...)

Deve ser da forretice  ;) ;D ;D ;D . As que peço com tracking (aliexpress standard ou super saver) demoram 10 dias, agora no natal mais um bocado talvez, mas rapidas na mesma. As que peço sem tracking (Cainiao) demoram mais de 2 meses. A mim não me compensa poupar os ~3€ de portes.