collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Sendo revendedor em Portugal, compro sem taxa dentro da UE?  (Lida 8682 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Sendo revendedor em Portugal, compro sem taxa dentro da UE?
« em: 10 de Setembro de 2015, 19:32 »
Sei bem que este fórum não é dedicado a este tipo de dúvidas, mas tenho a seguinte dúvida com compras dentro da união europeia.

Sendo revendedor, quando compro qualquer coisa para depois revender em Portugal, a empresas dentro a união Europeia, os mesmos têm de vender sem o impostos deles incluido, certo?
Ou seja, se compro um produto a um espanhol que custa 20€ sem o iva (acho que o iva deles é 21%), a compra e a factura deve ter apenas o valor sem o iva/taxa deles, e pago apenas o valor sem qualquer taxa, certo?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Sendo revendedor em Portugal, compro sem taxa dentro da UE?
« Responder #1 em: 10 de Setembro de 2015, 22:26 »
Suponho que estejas correcto. Supondo que tens um "tax number" valido. Penso que eles precisam de indicar isso na factura que te passam.
Penso que mesmo que te passem, 'e possivel depois de algum modo pedir o refund desse valor...mas deve ser um processo complicado.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Sendo revendedor em Portugal, compro sem taxa dentro da UE?
« Responder #2 em: 11 de Setembro de 2015, 09:14 »
Sei bem que este fórum não é dedicado a este tipo de dúvidas, mas tenho a seguinte dúvida com compras dentro da união europeia.

Sendo revendedor, quando compro qualquer coisa para depois revender em Portugal, a empresas dentro a união Europeia, os mesmos têm de vender sem o impostos deles incluido, certo?
Ou seja, se compro um produto a um espanhol que custa 20€ sem o iva (acho que o iva deles é 21%), a compra e a factura deve ter apenas o valor sem o iva/taxa deles, e pago apenas o valor sem qualquer taxa, certo?

Sim tens razao.
Da minha experiencia do passado, era exactamente assim q se passava.

Offline brunofunchas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
Re: Sendo revendedor em Portugal, compro sem taxa dentro da UE?
« Responder #3 em: 11 de Setembro de 2015, 11:51 »
Sim, os valores são sem IVA. Porém será necessário estar registado como empresário em nome individual ou ter uma empresa.

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Sendo revendedor em Portugal, compro sem taxa dentro da UE?
« Responder #4 em: 11 de Setembro de 2015, 14:09 »
Sim, os valores são sem IVA. Porém será necessário estar registado como empresário em nome individual ou ter uma empresa.

É mesmo preciso este requisito porque vão verificar.

Começa já acontecer casos de empresas que já têm sede fiscal cá e então tem-se que pagar o IVA de cá!

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Sendo revendedor em Portugal, compro sem taxa dentro da UE?
« Responder #5 em: 11 de Setembro de 2015, 18:01 »
Tens que ser Sujeito Passivo de IVA, e ir às finanças alterar a actividade para incluir transacções intracomunitárias, é esta "checkbox" que te permite comprar a Sujeitos Passivos de IVA noutros países da UE sem pagar o IVA incluído nos seus preços (e vender a Sujeitos Passivos de IVA noutros países da UE sem lhes cobrar o IVA dos teus). Há um site da CE onde se pode verificar se determinado número fiscal pode efectuar esse tipo de transacção.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Sendo revendedor em Portugal, compro sem taxa dentro da UE?
« Responder #6 em: 12 de Setembro de 2015, 10:48 »
Para as transacções intracomunitárias, tens de ter um número de IVA Válido e, tal como o Njay menciona, essa alteração é efectuada nas Finanças.
Site onde podes confirmar se tens um IVA válido:
http://ec.europa.eu/taxation_customs/vies/?locale=pt

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Sendo revendedor em Portugal, compro sem taxa dentro da UE?
« Responder #7 em: 12 de Setembro de 2015, 16:40 »
Sim eu estou legal, tenho VAT number válido e posso fazer compras internacionais.
Mas fiz uma encomenda num loja espanhola (site espanhol..), contactei os senhores para poder ter preços de revendedor, exigiram os meus dados para verificarem se podia ter um perfil de comerciante e preços para revenda, fiz então a encomenda após confirmado o meu estatuto, mas depois enviaram-me a factura sem o VAT..eu depois queixei-me que a factura não tinha o meu numero fiscal e que me foi cobrado a taxa de 21% nos produtos e então exigi o retorno da taxa e correcção da factura, mas os sujeitos, apenas me reenviaram a factura com o numero fiscal e continuaram a apresentar o valor taxado na mesma e nem um sinal para a devolução da taxa cobrada a mais..

Se eles tivessem então cede fiscal em Portugal, cobravam então o iva a 23% e eu aí, metia na contabilidade e ia buscar o iva...agora assim, acho que me cobraram taxa que por lei não deviam cobrar-me e depois vou ter de pagar mais iva em cima quando fizer a revenda... como faço queixa ou possa reaver o valor da taxa?

(já verifiquei no tal site da VIES, e o número fiscal da empresa espanhola diz que também é valido..)

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Sendo revendedor em Portugal, compro sem taxa dentro da UE?
« Responder #8 em: 04 de Fevereiro de 2016, 23:12 »
Boa noite,

tenho outra questão:

como comerciante, numa compra no ambito do meu negocio, ao fazer uma compra numa loja espanhola, quer o valor da compra quer os portes são taxados a 21%, eu como comerciante e revendedor, ficaria isento em pagar o iva só dos itens ou também estaria isento de pagar o iva associados aos portes de envio?


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Sendo revendedor em Portugal, compro sem taxa dentro da UE?
« Responder #9 em: 05 de Fevereiro de 2016, 01:26 »
É sobre tudo... o que te seja cobrado IVA. Pode haver items que não têm IVA, mas isso é sempre explicito nas facturas. Nota que para se aplicar o regime das transacções intra-comunitárias, o vendedor também tem que ter aderido a esse regime.