collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Empresas de Impressao 3D para prototipagem  (Lida 28101 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Empresas de Impressao 3D para prototipagem
« Responder #15 em: 22 de Março de 2012, 11:05 »
puxa!!!!  :o

Não te esqueças que tens ali pormenores com milímetros, cores, e não sei se isso é uma pela ou várias, e como tal a qualidade paga-se.

Talvez o shapeways.com te chegue.

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Empresas de Impressao 3D para prototipagem
« Responder #16 em: 22 de Março de 2012, 11:13 »
Não digo que não esteja bem feito.... antes pelo contrário, está mesmo muito bom!!! So nao sabia que andava nesta ordem de preços! :)

Offline rsoares

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 64
Re: Empresas de Impressao 3D para prototipagem
« Responder #17 em: 22 de Março de 2012, 11:28 »
Não digo que não esteja bem feito.... antes pelo contrário, está mesmo muito bom!!! So nao sabia que andava nesta ordem de preços! :)

Depende de empresa para empresa e materiais usados, vi na galeria da tridaxis cliente como nike, reebok, etc, por ai podemos ver que o mercado alvo deles são grandes empresas e não hobystas que estão limitados pelo orçamento curto.

 Alias ate me atrevo a dizer que, se tivessem vergonha não vinham a este espaço gozar com os pobres LOL.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Empresas de Impressao 3D para prototipagem
« Responder #18 em: 22 de Março de 2012, 11:40 »
Impressão 3D a cores, isso não é feito em nenhuma Makerbot ou familiar...
São várias peças e tem uma dimensão bastante grande comparado com as tipicas impressões 3d..
Têm um FabLab em Coimbra aberto a quem quiser!
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Empresas de Impressao 3D para prototipagem
« Responder #19 em: 22 de Março de 2012, 11:44 »
Alias ate me atrevo a dizer que, se tivessem vergonha não vinham a este espaço gozar com os pobres LOL.

Concordo que tenham vindo cá sem perceberem bem o tipo de pessoas que encontrariam por aqui no entanto ainda bem que fizeram pois nunca sabemos quando vamos precisar de algo deste genero e é sempre importante conhecer onde fazer as coisas.

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Empresas de Impressao 3D para prototipagem
« Responder #20 em: 22 de Março de 2012, 15:12 »
Alias ate me atrevo a dizer que, se tivessem vergonha não vinham a este espaço gozar com os pobres LOL.

Concordo que tenham vindo cá sem perceberem bem o tipo de pessoas que encontrariam por aqui no entanto ainda bem que fizeram pois nunca sabemos quando vamos precisar de algo deste genero e é sempre importante conhecer onde fazer as coisas.

Exacto, também temos de ver que a maioria das pessoas que cá andam não são apenas hobistas, mas pessoas que podem profissionalmente vir a precisar deste tipo de serviço e o saber não ocupa lugar( e se ocupar é de topo).
Alfredo Garcia

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Empresas de Impressao 3D para prototipagem
« Responder #21 em: 22 de Março de 2012, 18:27 »
Impressão 3D a cores, isso não é feito em nenhuma Makerbot ou familiar...
São várias peças e tem uma dimensão bastante grande comparado com as tipicas impressões 3d..
Têm um FabLab em Coimbra aberto a quem quiser!

Peço desculpa se for off-topic, mas estou interessado em utilizar equipamentos do FabLab, e ainda n percebi como se pode la ir fora dos open day e quais os preços cobrados. 

Enviei um email para o FabLab de lisboa mas nem sinal de vida do outro lado...
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Empresas de Impressao 3D para prototipagem
« Responder #22 em: 22 de Março de 2012, 21:23 »
No FabLab de Lisboa, agora não me lembro ao certo, mas ou não pagas nada ou pagas só os materiais.

Offline abreis

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
    • Solidis
Re: Empresas de Impressao 3D para prototipagem
« Responder #23 em: 09 de Julho de 2012, 16:20 »
Para serviços de impressão 3D mais em conta com o mercado hobbyist, gostaria de sugerir a Solidis (www.solidis.pt). Deixo o exemplo de uma peça semelhante à pedida pelo user SJD22:

Uma caixa para um Arduino Uno (ver anexo), com dimensões de 75x66x23 mm, feita em 4 peças, e um volume de material impresso de 58 cm3. O custo final desta caixa, já com portes de envio, é de 61 euros.

A caixa tem vários pormenores, como uma tampa de acesso fácil aos pinos de I/O, e o logotipo do Arduino em relevo na tampa. A impressão pode ser feita em várias cores (>18 opções), e cada peça pode ter uma cor diferente.

Uma caixa mais simples feita em apenas duas peças (base+tampa) poderia ficar entre 30 a 40 euros, dependendo da dimensão e detalhe.

Disclaimer: faço parte da empresa em questão.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Empresas de Impressao 3D para prototipagem
« Responder #24 em: 09 de Julho de 2012, 17:01 »
@SJD22: mostra aí a tua caixa! quero ver fotos reais! (60€ ainda é uma boa nota :S )

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Empresas de Impressao 3D para prototipagem
« Responder #25 em: 09 de Julho de 2012, 17:57 »
61€?!

Offline abreis

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
    • Solidis
Re: Empresas de Impressao 3D para prototipagem
« Responder #26 em: 09 de Julho de 2012, 21:56 »
Compreendo a admiração inicial, porque eu próprio já estive "do lado de lá" à procura de formas de produzir peças (caixas para comandos remotos de projectos pessoais), e também na altura fiquei surpreendido com os orçamentos que me eram apresentados, sempre mais de €200 para caixas semelhantes à que mostrei.

É preciso ter em conta que não se trata de uma peça produzida em série, é um objecto único e personalizado, que tem um processo de fabrico também único em que todos os custos desse fabrico estão associados só a essa peça e não a milhares de unidades.

A principal vantagem é a liberdade total: podemos fazer caixas com qualquer geometria, feitas à medida para caber no robô/carro/avião, e também acessórios para montar câmaras, servos, etc. A desvantagem é que, nao sendo um processo de fabrico em massa, cada peça tem que ser impressa individualmente e o próprio processo e material são relativamente caros por peça.

A nossa abordagem esforça-se para reduzir os custos de produção e fabrico ao máximo, precisamente para apelar ao mercado de hobbyists. Algumas empresas nesta área nem sequer aceitam pedidos inferiores a 200-300 euros.
Estou muito confiante que apresentamos um serviço extremamente competitivo, em termos de custo, face à oferta existente no mercado.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Empresas de Impressao 3D para prototipagem
« Responder #27 em: 09 de Julho de 2012, 23:46 »
Não querendo estar a ser chato, mas por esses preços é preferível adaptar os nossos projectos às milhentas caixas de formas e tamanhos diferetes existentes do que adaptar a caixa ao nosso projecto, uma caixa de plástico com 10 cm quadrados de 200€ para meter um arduino de 25€ e mais uns PCBs de 15€?

Não leia isto como crítica, mais como feedback de um indivíduo que se encaixa no público alvo.

« Última modificação: 09 de Julho de 2012, 23:51 por amando96 »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Empresas de Impressao 3D para prototipagem
« Responder #28 em: 10 de Julho de 2012, 00:24 »
eu tb acho mto alto, e nem sei qual a qualidade da caixa, mas modelo feito e bastando enviar os files, só se gasta o plastico e a electricidade durante o tempo k a impressora demora a fazer a peça... e acredito que n se tem um custo tao alto para se pedir 61€ por uma caixa!.. (ha alternaticas feitas em acrilico cortado a laser que n passam os 15€...)


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Empresas de Impressao 3D para prototipagem
« Responder #29 em: 10 de Julho de 2012, 03:23 »
Sim, existem literalmente milhões de caixas, tanto plásticas como extrusões de aluminio com tampas herméticas, a partir de 30-40 centimos a unidade na Mouser.
Hugo, estás a esquecer-te de pagar ordenado a quem faz o setup da máquina, conversão de ficheiros, gerar os tool-paths, manutenção, LUCRO que ninguem trabalha de graça, entre outros factores.
Avr fanboy