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Autor Tópico: localizador carro.  (Lida 642 vezes)

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Offline dio123

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localizador carro.
« em: 07 de Fevereiro de 2021, 00:29 »
Boa noite,
Sempre quis fazer um alarme para o meu carro com localização, Agora com o virus uma pessoa pode-se dedicar-se um pouco mais.
A uns anos comprei o keetec com uma app que funciona bem mas quando recebo link desde 2019 que não abre directo no google maps, nem o link da no browser como antigamente. Updates da google.
Abri o meu keetec e tentei toda a informação possível e vou tentar reproduzir a coisa.
A nivel de codigo consegui reproduzir na totalidade e continuar a usar app keetec.

O Hardware é o pior mas tentei basear-em nos datasheets e comprando depois com esquemas adafruit e afins, acrescentando mais componentes.
Neste caso hardware não consigo testar, porque não tenho material, fui simulando no multisim, a minha ideia é mandar vir componentes lcsc e fazer placa ljcpcb, montar tudo e ver se não falha.

Anexei o schematic e agradeço muito desde já a quem me possa dar uma vista de olhos e ver se esta a falhar alguma coisa.

Em resumo.
No stm32 fica ligado.
1-  modulo sim808 da itead chamadas /sms  e gps.
1-  mpu 6050 acelerômetro/giroscópio para medir o carro em inclinação e em batida.ftp://
1 - eemprom 4mb guardar dados e textos.
3 - saidas para activar relays e ligar dashcam em caso toque. Usei ULN 23003.
3 - entradas 1 estado da bateria , ligação chave, 1 livre. No multisim aguenta 350v entrada 3.57v no stm32 e  14v. entrada e 2.85v no stm.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2021, 00:34 por dio123 »

Offline jm_araujo

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Re: localizador carro.
« Responder #1 em: 07 de Fevereiro de 2021, 15:04 »
Assim de repente (estou no tlm) R9 e R24 não me parece que estejam a fazer nada. E os diodos de clamping não faz muito sentido que sejam diferentes.EDIT: já viste o BAT54S? Tens os.2 diodos no mesmo package
Para proteção de entradas eu gosto mais de em vez  de ligar ao micro com muita proteção mas "direto", passar por um NPN que liga ao micro. A base de um NPN aguenta com muito mais abuso que os MOS de um micro, e se pifar é fácil de diagnosticar e substituir.
Os 12V do ULN devias ir buscar depois do fusível, ficas melhor protegido que com o zenner e poupas um componente.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2021, 16:48 por jm_araujo »

Offline dio123

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Re: localizador carro.
« Responder #2 em: 08 de Fevereiro de 2021, 09:37 »
Bom dia,
Inicialmente fiz com 1n4148 mas depois passei bat54 e não troquei os debaixo.
Aqui na protecção é que li no eevblog e uns documentos da littelfuse sobre electrónica automóvel, em que a voltagem inicial gerada no momento pelo motor de arranque pode ter um pico superior 120v, dai ter colocado o diodo tvs a entrada.

Das depois pensei sobre também proteger a entrada dos adc que também ficam ligadas aos 12v, e encontrei quem usa-se diodos tvs mas recomendavam os diodos clamping ou com 1n4148 os bat.
 
Em relação ao diodo uln2303 é para fazer com anulação freewheeling diode, se calhar até nem perciso pois é só relays que vai actuar.

 

Offline dio123

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Re: localizador carro.
« Responder #3 em: 28 de Fevereiro de 2021, 22:37 »
A pcb já esta a ganhar forma 6.5 x 5.1cm, pensei que fosse pior.
Feito no easyEDA  que mais gostei foi  simulador 3d.

Fotos em anexo

Offline dropes

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Re: localizador carro.
« Responder #4 em: 03 de Março de 2021, 19:17 »
Aqui na protecção é que li no eevblog e uns documentos da littelfuse sobre electrónica automóvel, em que a voltagem inicial gerada no momento pelo motor de arranque pode ter um pico superior 120v, dai ter colocado o diodo tvs a entrada.

O zener D12 (12V) não vai fazer nada a não ser queimar quando for ligado em paralelo á bateria.
A mim o que está em falta é uma resistência de baixo valor em série com os 12V, mesmo assim não colocaria um zener.

A seguir, um conversor dc/dc estável, é que a linha de alimentação pode ser bastante ruidosa.