collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Iniciante em arduino  (Lida 2519 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline mem

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Iniciante em arduino
« em: 28 de Abril de 2013, 23:53 »
Boas pessoal,

Queria iniciar-me no arduino/robótica. De programação percebo, mas de robótica percebo pouco ou quase nada mas queria começar a brincar com um arduino e depois mais lá para a frente quem sabe fazer 1 projecto mais fun como 1 quadcopter ou 1 carro RC.
A minha questão é se devo começar pelo starter kit oficial do arduino ou comprar a placa arduino e depois 1 kit já com uma breadboard maior e com vários componentes?

Já estive a ver vários filmes sobre eletrónica etc e há uma coisa que me faz confusão que é, como é que sei quando tenho de por ou não resistores e qual o resistor certo. Pelo sim pelo não deve-se por? Outra coisa é no caso dos motores por exemplo, vi num vídeo que aquilo quando para de rodar pode gerar uma corrente negativa (spike) que pode danificar a placa, então tem que se acrescentar um mosfet e flywheel diode [].
A questão é, como é que eu sei esses detalhes todos? Vêm indicações nos componentes que se compra ou é mesmo 1 questão de experiência?

Cumprimentos

StarRider

  • Visitante
Re: Iniciante em arduino
« Responder #1 em: 29 de Abril de 2013, 00:35 »
Boas,

Convém realmente ter alguns conhecimentos básicos de electrónica, mas nunca é tarde para se começar a aprender ;)

Pelo que dá para perceber estás mesmo verde, pelo que nesta altura o melhor conselho é mesmo ler um pouco sobre
electrónica para ganhar as bases, se não sabes o que é uma resistência (o mais básico dos básicos) vais ter muita
dificuldade em conseguir fazer alguma coisa.

Existem vários níveis de conhecimento, tudo depende do posicionamento, mas mesmo somente numa perspectiva de
programador de embebed systems convém ter conhecimentos que nos permitam saber o que o hardware pode oferecer.

O IDE Arduido é muito básico, o hardware que suporta o arduino e consequentes já não é assim tão básico, e apesar da
grande maioria dos que programam "em arduido" nunca sequer terem lido a datasheat do AVR convém pelo menos saber
para que servem e como usar os componentes passivos (resistências, doidos, condensadores, etc).

Respondendo à tua pergunta, a utilização de "resistências" e "diodos" segue uma lógica, e essa lógica tem por base os postulador
e teoremas que sustentam a electrónica como ciência. Depois vem então a experiência, e somente depois é que vem o componente.
Mediante um determinado problema/necessidade/função são seleccionados os componentes, por exemplo, para acender um LED
temos que saber a corrente do mesmo a tensão que vai estar sujeito e mediante estes valores seleccionamos a resistência de um
determinado valor (usando formulas especificas) a fim de limitar a corrente que passa pelo LED. Este é um exemplo do mais básico
que pode existir.



Abraços,
PA

Offline mem

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Re: Iniciante em arduino
« Responder #2 em: 29 de Abril de 2013, 00:48 »
Boas,

Convém realmente ter alguns conhecimentos básicos de electrónica, mas nunca é tarde para se começar a aprender ;)

Pelo que dá para perceber estás mesmo verde, pelo que nesta altura o melhor conselho é mesmo ler um pouco sobre
electrónica para ganhar as bases, se não sabes o que é uma resistência (o mais básico dos básicos) vais ter muita
dificuldade em conseguir fazer alguma coisa.

Existem vários níveis de conhecimento, tudo depende do posicionamento, mas mesmo somente numa perspectiva de
programador de embebed systems convém ter conhecimentos que nos permitam saber o que o hardware pode oferecer.

O IDE Arduido é muito básico, o hardware que suporta o arduino e consequentes já não é assim tão básico, e apesar da
grande maioria dos que programam "em arduido" nunca sequer terem lido a datasheat do AVR convém pelo menos saber
para que servem e como usar os componentes passivos (resistências, doidos, condensadores, etc).

Respondendo à tua pergunta, a utilização de "resistências" e "diodos" segue uma lógica, e essa lógica tem por base os postulador
e teoremas que sustentam a electrónica como ciência. Depois vem então a experiência, e somente depois é que vem o componente.
Mediante um determinado problema/necessidade/função são seleccionados os componentes, por exemplo, para acender um LED
temos que saber a corrente do mesmo a tensão que vai estar sujeito e mediante estes valores seleccionamos a resistência de um
determinado valor (usando formulas especificas) a fim de limitar a corrente que passa pelo LED. Este é um exemplo do mais básico
que pode existir.



Abraços,
PA

Sim estou mesmo verdinho nestas coisas, mas como sou programador e mesmo pela razão de não perceber de eletrónica acho que é uma área interessante de aprender. Recomendas algum livro?

Obrigado ;)