collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Footprint Conector DC - EagleCAD?  (Lida 6149 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Footprint Conector DC - EagleCAD?
« em: 06 de Novembro de 2016, 02:57 »
Alguém tem a biblioteca para o EagleCAD para este conector DC?


Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Footprint Conector DC - EagleCAD?
« Responder #1 em: 06 de Novembro de 2016, 12:19 »
vou tentar ajudar-te embora não tenha o eagle

o componente chama-se DC Barrel Power Jack

Tens neste link do github as bibliotecas da sparkfun: https://github.com/sparkfun/SparkFun-Eagle-Libraries
Instala a SparkFun-Connectors.lbr e procura o componente POWER_JACK_PTH_BREAD - Creio que é o que precisas

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Footprint Conector DC - EagleCAD?
« Responder #2 em: 06 de Novembro de 2016, 16:38 »
Também se vê muita vez mencionado como apenas "DC power" ou "DC power jack".

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Footprint Conector DC - EagleCAD?
« Responder #3 em: 06 de Novembro de 2016, 22:31 »
Tenho 4 tipos de conectores power jacks no eaglecad, mas todos têm o mesmo footprint. As posições batem certo mas o problema é que o footprint do conector que procuro, tem os pinos achatados e sao de 3mm de largura, logo este footprint não dá porque não vou conseguir montar o conector, por todos terem um furo redondo de 1mm.
Não faço ideia como se cria um componente, nem muito menos como se cria ou possa modificar uma pad com o orificio em forma de um rasgo de 3mm por 1mm (no máximo). Para meter uma pad de diâmetro interior de 3mm fica uma pad enorme e depois quando for soldar o conector vou depois ter problemas de soldadura só para encher um buraco tão grande.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Footprint Conector DC - EagleCAD?
« Responder #4 em: 06 de Novembro de 2016, 23:01 »
Se fosse no KiCAD sabia dizer-te como é (e é simples), no Eagle (blech) não. Em muitas placas é mesmo isso que tens, um furo enorme para o pino achatado caber, nem todas as "PCB fab house" fazem esse "furo não redondo".

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Footprint Conector DC - EagleCAD?
« Responder #5 em: 06 de Novembro de 2016, 23:02 »
Esses rasgos são abertos por uma fresa. Parece-me que nesse pad que mostras além de um furo normal tem mais uma layer que é capaz de ser precisamente a de routing (fresagem) que durante o fabrico da PCB vai abrir o rasgo.

Como nem todos os serviços de PCBs fazem fresagem, nesses casos tens de usar um footprint com os tais pads com um buraco grande. Já usei há tempos e não é assim tão mau.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Footprint Conector DC - EagleCAD?
« Responder #6 em: 07 de Novembro de 2016, 00:44 »
Sim, aparece algo na layer milling e deve ser o tal rasgo, mas ao tentar gerar o layout em PDF, não aparece o rasgo, apenas o furo. Não pretendia mandar fazer a PCB numa fábrica, a PCB não vale o preço. E depois se tivesse uma fresa, talvez conseguisse fazer mais ou menos os rasgos, mas tendo cobre sempre dificultaria o processo. Se desse para evitar o cobre no rasgo, com a broca ia abrindo furinhos uns ao lado dos outros e o proprio cobre à volta até fazia barreira à abertura do rasgo.

Também não tenho nenhum conector com os footprints largos, vi algures num projecto que pesquisei no google, mas os meus footprints e os conectores da sparkfun, nenhum é com o pad largo.


Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Footprint Conector DC - EagleCAD?
« Responder #7 em: 07 de Novembro de 2016, 01:09 »
Esqueçam! Sempre posso adicionar os rasgos com uma linha branca no PDF! ;D
Mas sempre dava jeito ter um com footprint com as pads maiores para quando for para fazer alguma PCB lá fora.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Footprint Conector DC - EagleCAD?
« Responder #8 em: 07 de Novembro de 2016, 02:47 »
Desenhas o rasgo ou usas um furo de 2.6mm..
Avr fanboy

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Footprint Conector DC - EagleCAD?
« Responder #9 em: 07 de Novembro de 2016, 17:18 »
Nas PCBs caseiras quando era preciso utilizar um terminal desse género e havia espaço (normalmente havia nessa zona de alimentação, com vias mais grossas), nem me dava ao trabalho de fazer um furo meio elipsoidal, era um furo mais largo (como o senso disse). Depois era encher tudo de solda, o que se faz com muita facilidade, que a solda preenche facilmente esses espaços vazios.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Footprint Conector DC - EagleCAD?
« Responder #10 em: 07 de Novembro de 2016, 20:43 »
tipo isto:

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Footprint Conector DC - EagleCAD?
« Responder #11 em: 14 de Novembro de 2016, 18:50 »
Nao dá para ver bem, mas sim, seria algo deste género:



Das bibliotecas que tenho, nenhuma é assim e não faço ideia como criar bibliotecas novas.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Footprint Conector DC - EagleCAD?
« Responder #12 em: 14 de Novembro de 2016, 18:56 »
Desenhas o rasgo ou usas um furo de 2.6mm..
Pelo que disseram, nem todas as fábricas fazem esse serviço e rasgo interior mesmo estando uma layer criada nesse sentido, por ser uma layer diferente ao corte e um serviço que não é certo fazerem.

Nas PCBs caseiras quando era preciso utilizar um terminal desse género e havia espaço (normalmente havia nessa zona de alimentação, com vias mais grossas), nem me dava ao trabalho de fazer um furo meio elipsoidal, era um furo mais largo (como o senso disse). Depois era encher tudo de solda, o que se faz com muita facilidade, que a solda preenche facilmente esses espaços vazios.
Não sei como, porque a pad mais pequena tem um exterior inferior a 3mm, e se for a alargar o furo para os 3mm, eliminava a pad por completo. Os pinos do conector sao de 3mm um deles (o mais afastado da entrada) e os outros têm 2.5mm de largura.