collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Sensores dicas IR\PIR  (Lida 2428 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Sensores dicas IR\PIR
« em: 09 de Agosto de 2015, 11:39 »
    Olá,

    Estou a tentar montar junto à porta da rua um PIR (motion sensor module) e um Sonar (HC-SR04) com o objectivo de enviar sinal ao microcontrolador quando alguém está junto da porta.

    - O PIR seria para detectar que houve movimento
    - O Sonar para garantir que de facto está lá alguém\alguma coisa

    Problemas:
    • O PIR não sei porquê parece que não detecta de forma muito eficaz, umas vezes sim outras não (se calhar tem a ver com a luz ambiente não sei)
    • O Sonar é muito complicado obter uma leitura preciasa, meti-o no tecto mas basta um toque e o valor deixa de se ser 266 para ser 0, o que não me ajuda muito
Pergunto se utilizam ou sabem de sensores melhores e que possam ser aplicados neste caso, já me recomendaram em tempos aqueles IR TX\RX, mas se existissem sensores PIR mais precisos (há aqueles 220V que se vendem nos Akis mas queria a 5\9V) e um sensor de distância ou outro que a juntar a esse PIR garantisse um controlo mas eficaz..



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensores dicas IR\PIR
« Responder #1 em: 09 de Agosto de 2015, 13:04 »
Tecto?
Ás tantas tens ai uma ressonância qualquer devido a ser um espaço semi-fechado.
O PIR costumam ter um pot para ajustar a sensibilidade.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Sensores dicas IR\PIR
« Responder #2 em: 09 de Agosto de 2015, 21:04 »
O PIR é mais para detectar alterações de IR, por norma tem dois ajustes, um de temporização e outro de iluminação mínima pelo qual é activado se houver uma variação de IR (de sensibilidade desconheço).
Sendo assim, faz com que uma luz se acenda à noite quando detecta alterações de IR, agora se queres que detecte mesmo durante o dia já se está a falar de outra coisa e o PIR simplesmente não actua porque existe luz.
Para compensar teria de levar um LDR ou algo do género que fosse mexer no pot da intensidade de luz mínima.

Existem placas simples com PIR que funcionariam melhor no teu caso, visto não quereres aplicar para que acenda uma luz, mas sim para detectar a presença / alterações de IR.

Os que existem nos akis e afins só têm esta função, acender uma lâmpada, por isso seria mesmo uma placa de 3 terminais e o micro que fizesse o que bem entender com as informações.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Sensores dicas IR\PIR
« Responder #3 em: 12 de Agosto de 2015, 13:24 »
Quanto ao PIR até consigo viver com ele assim, agora quanto ao Sonar já percebi o meu problema, como está no tecto e a medir a distância até ao chão (com o objectivo de ter uma leitura inferiro ou 0 qdo está alguém junto da porta), basta ter um tapete no chão que ele fica logo com leitura a 0, o echo parece que é absorvido pelo tapete..  ::)

Tenho de inventar outra coisa ou arranjar uns sensores diferentes