collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: CodeBits na Sic  (Lida 6950 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline DanBar

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 685
    • iCAR Lusorobotica Blog
CodeBits na Sic
« em: 21 de Novembro de 2012, 23:07 »
Para quem não viu aqui fica o link:



Antigo Nick do Forum: iCAR

Projectos iCAR
icar.lusorobotica.com

DB@G
http://www.facebook.com/daniel.barradas

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: CodeBits na Sic
« Responder #1 em: 21 de Novembro de 2012, 23:13 »
parece fixe. nunca tinha visto os detalhes dos raspberry. todas as idades parece exagero. eu não entendo mesmo nada como programar isso e nem toda a gente tem acesso a quem lhe ensine
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline DanBar

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 685
    • iCAR Lusorobotica Blog
Re: CodeBits na Sic
« Responder #2 em: 21 de Novembro de 2012, 23:18 »
parece fixe. nunca tinha visto os detalhes dos raspberry. todas as idades parece exagero. eu não entendo mesmo nada como programar isso e nem toda a gente tem acesso a quem lhe ensine

Sim pode ser exagero, mas a minha filha tem 6 anos e ja "brincou" com um arduino, com a minha ajuda claro. Um simples led a piscar. LOL

Quem sabe se existem algum pai que tenha mais paciencia e ensine os filhos a "brincar" com um Raspberry.
Antigo Nick do Forum: iCAR

Projectos iCAR
icar.lusorobotica.com

DB@G
http://www.facebook.com/daniel.barradas

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: CodeBits na Sic
« Responder #3 em: 21 de Novembro de 2012, 23:37 »
LuísR.A.,
desculpa mas discordo: hoje em dia qualquer jovem, tem acesso a programar com componentes/módulos cada vez mais baratos e com uma mais valia: acesso à internet. Vê por este prisma: colocas no fórum da LusoRobótica uma questão sobre programação e tens logo uns quantos posts com ajuda, mesmo para o RaspberryPI.
Eu ainda diria mais: Qualquer pessoa de qualquer idade pode hoje em dia programar!  ;)

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: CodeBits na Sic
« Responder #4 em: 21 de Novembro de 2012, 23:41 »
Se tivesse tido quem me ensinasse tinha aprendido com essa idade :p Pelo menos já tinha o gosto e a vontade de aprender, mas o meu pai raramente tinha tempo para me ensinar alguma coisa... Há uns 5 anos ainda aprendi a programar autómatos em ladder, mas era muito novo e havia um monte de coisas que não percebia. Hoje já não me lembro de nada disso xD

Não acho muita piada ao arduino (agora, já achei mais) porque facilita demasiado as coisas ao ponto de não se perceber em condições o que está a acontecer... Mas é óptimo para aprender, até porque existe imensa informação.

Raspberry PI não posso falar porque não tenho :( Ainda estive na lista de espera, mas quando recebi o mail a dizer que já podia comprar não tinha dinheiro >:(

Eu vi, quando ouvi o nome "Guilherme Beirão" lembrei-me do user beirao daqui do fórum. É ele? Se for parabéns :)

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: CodeBits na Sic
« Responder #5 em: 21 de Novembro de 2012, 23:47 »
LuísR.A.,
desculpa mas discordo: hoje em dia qualquer jovem, tem acesso a programar com componentes/módulos cada vez mais baratos e com uma mais valia: acesso à internet. Vê por este prisma: colocas no fórum da LusoRobótica uma questão sobre programação e tens logo uns quantos posts com ajuda, mesmo para o RaspberryPI.
Eu ainda diria mais: Qualquer pessoa de qualquer idade pode hoje em dia programar!  ;)

Concordo, a informação está acessível a todos, o problema é o saber que ela está assim tão acessível.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: CodeBits na Sic
« Responder #6 em: 22 de Novembro de 2012, 12:24 »
Eu acho que é perfeitamente possível aprender a programar quase com qualquer idade. Hoje em dia os computadores são extremamente fáceis de usar e temos linguagens de alto nível que simplificam muito a programação. Temos também os programas como o Scratch, os robôs da Lego ou mesmo pequenos jogos online em Flash que também ensinam, de certa forma, a programar. Além disso o acesso que existe à informação e a possibilidade de esclarecer dúvidas é algo que não existia há uns bons anos atrás e também facilitam muito o processo de aprendizagem. Há 18 anos atrás tinha eu 7 anos e aprendi a programar em Pascal num Intel 386 e não tinha nada disto à minha disposição. Nem internet tinha :P Aprendi com o meu irmão que na altura estava no secundário no ramo tecnológico de informática. Tendo em conta tudo o que há hoje, tenho a certeza absoluta que é possível aprender a programar com quase qualquer idade.
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: CodeBits na Sic
« Responder #7 em: 22 de Novembro de 2012, 13:36 »
andaste a "brincar" com o turbopascal...  ;D

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: CodeBits na Sic
« Responder #8 em: 22 de Novembro de 2012, 14:02 »
andaste a "brincar" com o turbopascal...  ;D

Andei mesmo! :P Lembro-me particularmente de fazer aquele jogo de adivinhar o número e o jogo da forca :P
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: CodeBits na Sic
« Responder #9 em: 22 de Novembro de 2012, 15:39 »
andaste a "brincar" com o turbopascal...  ;D

Andei mesmo! :P Lembro-me particularmente de fazer aquele jogo de adivinhar o número e o jogo da forca :P

Também cheguei a fazer disso num curso tecnologico informático ha uns ~ 8 anos atras...  ;D
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: CodeBits na Sic
« Responder #10 em: 22 de Novembro de 2012, 18:03 »
andaste a "brincar" com o turbopascal...  ;D

Andei mesmo! :P Lembro-me particularmente de fazer aquele jogo de adivinhar o número e o jogo da forca :P

Também cheguei a fazer disso num curso tecnologico informático ha uns ~ 8 anos atras...  ;D

Minha linguagem preferida aprendida em casa enquanto minha irmã tinha na faculdade.
Fazia jogos 3D, utilitários, crackar jogos, etc... granda Blaise Pascal

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: CodeBits na Sic
« Responder #11 em: 22 de Novembro de 2012, 18:39 »
eu so sei mesmo linguagem basic. ando a aprender arduino que para alem da linguagem é dificil saber usar algumas utilidades que os processadores que usei não têm.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: CodeBits na Sic
« Responder #12 em: 22 de Novembro de 2012, 19:04 »
andaste a "brincar" com o turbopascal...  ;D

Andei mesmo! :P Lembro-me particularmente de fazer aquele jogo de adivinhar o número e o jogo da forca :P

Também cheguei a fazer disso num curso tecnologico informático ha uns ~ 8 anos atras...  ;D

Minha linguagem preferida aprendida em casa enquanto minha irmã tinha na faculdade.
Fazia jogos 3D, utilitários, crackar jogos, etc... granda Blaise Pascal

Haha, sou do tempo que se aprendia pascal e cobol :P

Mas prefiro agora que se vai logo para o C/C++

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: CodeBits na Sic
« Responder #13 em: 22 de Novembro de 2012, 19:07 »
as vezes quem me dera ter ido para um curso proficional para aprender essas coisas  :P

pascal ainda dão. tenho um vizinho meu que começou com pascal
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: CodeBits na Sic
« Responder #14 em: 22 de Novembro de 2012, 19:14 »
Até agora aprendi todas as linguagens "sozinho" (ou com a ajuda de livros/tutoriais).

Eu aprendi python há um ou dois anos, mas já não me lembro nadinha :p Mas não era complicado.

Pascal aprendi porque queria participar nas olimpíadas de informática, mas não podia porque não sabia nenhuma das linguagens que se podia usar. Acabei por aprender (também é simples) mas acabei por não participar :(