collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Desenvolvimento de um game - Duvidas.  (Lida 4735 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Desenvolvimento de um game - Duvidas.
« em: 05 de Junho de 2013, 00:45 »
Olá a todos do fórum, venho hoje tirar algumas duvidas de peças que precisarei para um projeto então vamos as perguntas, eu preciso de algum sensor sem fio que me diga a posição de um ser ou objeto(Uma pessoa) mas o problema é que é vários objetos vamos dar um exemplo de 5 objetos que podem estar em movimento, e preciso que ele tenha juntamente algo que detecte se eu atirei nele um lazer algo assim, algo que o tiro não precise ser 100% preciso e sim que baste refletir na pessoa ele detecte. O meu problema mesmo é as peças vou usar um computador liga a arma que vai disparar o lazer ou algum outro tipo de sinal, mas lembrando o sinal tem que quando disparado acertar somente a pessoa que eu quero que nem naqueles jogos que tem em fliperama que você mira na tela e acerta somente o Zumbi 1 ou somente o 2 é um exemplo.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Desenvolvimento de um game - Duvidas.
« Responder #1 em: 05 de Junho de 2013, 05:35 »
Olá a todos do fórum, venho hoje tirar algumas duvidas de peças que precisarei para um projeto então vamos as perguntas, eu preciso de algum sensor sem fio que me diga a posição de um ser ou objeto(Uma pessoa) mas o problema é que é vários objetos vamos dar um exemplo de 5 objetos que podem estar em movimento, e preciso que ele tenha juntamente algo que detecte se eu atirei nele um lazer algo assim, algo que o tiro não precise ser 100% preciso e sim que baste refletir na pessoa ele detecte. O meu problema mesmo é as peças vou usar um computador liga a arma que vai disparar o lazer ou algum outro tipo de sinal, mas lembrando o sinal tem que quando disparado acertar somente a pessoa que eu quero que nem naqueles jogos que tem em fliperama que você mira na tela e acerta somente o Zumbi 1 ou somente o 2 é um exemplo.

Olá Luis,

A primeira pergunta que faço é que microcontrolador vai usar. Neste contexto porque não opta por uma plataforma de desenvolvimento de jogo de consola que eventualmente poderá ligar a PC?


Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Desenvolvimento de um game - Duvidas.
« Responder #2 em: 05 de Junho de 2013, 07:46 »
Não sera bem um game de computador, ele usara o Arduíno para saber se a pessoa está viva ou morta, e dar a localização dela(o menos importante no momento) e a engine do jogo ainda não sei mas quero usar a Unity 3D que é o que a empresa que abri usa para desenvolvimento.

Se quiser ver este é o link do jogo que estou a desenvolver, não esse que irei usar o Arduíno mas o nosso primeiro jogo de minha produtora independente.

http://www.facebook.com/madmonkeygamestudio

Mas preciso saber qual o jeito de fazer esse sensor, porque não queria colocar 1 Arduíno para cada alvo ou cada pessoa. E sim queria apenas que cada pessoa tivesse um transmissor de no máximo 50 metros(pode ser menos) em linha reta e que desse para nele ligar direto o sensor de lazer e o sensor GPS(O gps não é preciso mas queria portas livres para poder ligar ele) Vai ter uma bateria na pessoa uma de 9V ou até 2 ligadas em serie.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Desenvolvimento de um game - Duvidas.
« Responder #3 em: 05 de Junho de 2013, 08:21 »
Não sera bem um game de computador, ele usara o Arduíno para saber se a pessoa está viva ou morta, e dar a localização dela(o menos importante no momento) e a engine do jogo ainda não sei mas quero usar a Unity 3D que é o que a empresa que abri usa para desenvolvimento.

Se quiser ver este é o link do jogo que estou a desenvolver, não esse que irei usar o Arduíno mas o nosso primeiro jogo de minha produtora independente.

http://www.facebook.com/madmonkeygamestudio

Mas preciso saber qual o jeito de fazer esse sensor, porque não queria colocar 1 Arduíno para cada alvo ou cada pessoa. E sim queria apenas que cada pessoa tivesse um transmissor de no máximo 50 metros(pode ser menos) em linha reta e que desse para nele ligar direto o sensor de lazer e o sensor GPS(O gps não é preciso mas queria portas livres para poder ligar ele) Vai ter uma bateria na pessoa uma de 9V ou até 2 ligadas em serie.

Muito interessante. Porque não usar para as necessidades que tem de extra sensores um microcontrolador de baixo custo e com muito pequena curva de aprendizagem como o Picaxe?

Em relação ao Arduino já pensou em plataforma compatível chipKIT que tem a vantagem de usar um microcontrolador de 32 bits?

Sobre o uso de Laser não me parece boa ideia por riscos como um "zapping" à vista da pessoa. Talvez sensores térmicos ou mesmo infra-vermelhos?

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Desenvolvimento de um game - Duvidas.
« Responder #4 em: 05 de Junho de 2013, 08:26 »
Como assim 32Bits agora fiquei confuso você tem skype pode me adicionar ? meu nome no skype é luisjustin

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Desenvolvimento de um game - Duvidas.
« Responder #5 em: 05 de Junho de 2013, 08:33 »
Como assim 32Bits agora fiquei confuso você tem skype pode me adicionar ? meu nome no skype é luisjustin

Acrescento-o daqui a pouco quando chegar ao trabalho. Os Arduino convencionais são de 16 bits. O chipKIT compatível com Arduino é de 32 bits. ChipKIT é suportado oficialmente pela Microchip. As faculdades aqui em Portugal têm uma preferência especial pelo chipKIT devido a enormes possibilidades de processamento que oferece.   

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Desenvolvimento de um game - Duvidas.
« Responder #6 em: 05 de Junho de 2013, 08:38 »
Sim, compatível com Arduíno você quer dizer os shields códigos e etc.. ?

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Desenvolvimento de um game - Duvidas.
« Responder #7 em: 05 de Junho de 2013, 09:39 »
Sim, compatível com Arduíno você quer dizer os shields códigos e etc.. ?

Exato usa IDE identico modificado da Microchip. Contemple ainda Gameduino, que promete muitas funcionalidades no desenvolvimento de jogos.
« Última modificação: 05 de Junho de 2013, 09:41 por Tayeb »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Desenvolvimento de um game - Duvidas.
« Responder #8 em: 05 de Junho de 2013, 20:16 »
O arduino usa um atmega que é um micro-controlador de 8 bits e não 16 bits, da atmel 8/16 bits são os atXmega e não os atmega.
É claro que não é preciso usar um arduino, usas um chip, não uma placa de desenvolvimento num produto acabado.

pelo que falas basicamente queres um colete de laser tag, que tem praticamente tudo o que precisas, e uma arma de laser tag, que apesar do nome, usa led IR.
Avr fanboy

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Desenvolvimento de um game - Duvidas.
« Responder #9 em: 06 de Junho de 2013, 23:44 »
Olá, mais uma duvida o Xbee consegue enviar e receber informações ao mesmo tempo se não existe alguma maneira de fazer isto ou outra placa ?

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Desenvolvimento de um game - Duvidas.
« Responder #10 em: 07 de Junho de 2013, 00:42 »
Sim consegues enviar e receber ao mesmo tempo com o Xbee.

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Desenvolvimento de um game - Duvidas.
« Responder #11 em: 07 de Junho de 2013, 01:49 »
esse modelo de xbee é potente e bom e alcança longa distancia ?

Xbee Pro 50mw Rpsma

ele é recente e bom para este projeto ?

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Desenvolvimento de um game - Duvidas.
« Responder #12 em: 07 de Junho de 2013, 12:58 »
Bem a potencia tá no nome do modelo, são 50 mW :P
Com a antena certa esses módulos é suporto darem mais de 1Km, por isso deverá servir bem para o que queres fazer. Até poderão ser mais potentes do que é necessário...

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Desenvolvimento de um game - Duvidas.
« Responder #13 em: 07 de Junho de 2013, 14:13 »
Bem a potencia tá no nome do modelo, são 50 mW :P
Com a antena certa esses módulos é suporto darem mais de 1Km, por isso deverá servir bem para o que queres fazer. Até poderão ser mais potentes do que é necessário...
Sim é que nuca tinha usado esses módulos antes entende.