collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ler o programa de uma eeprom com o arduino. é possível???  (Lida 8262 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloAccord

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Ler o programa de uma eeprom com o arduino. é possível???
« em: 24 de Setembro de 2014, 10:15 »
Olá a todos eu tenho aprendido muito com o que tenho lido neste forum e acho que sem vocês ainda não mexia no meu arduino.

mas agora tenho uma duvida que não consigo esclarecer, é o seguinte:

tenho uma memoria (at93c66) que deveria ter um programa que controla a abertura de um portão mas com a trovoada o portão deixo de funcionar.
já testei a placa (placa do portão que não é o arduino) e está toda boa só não aceita fazer a configuração dos comandos e é óbvio abrir ou fechar o portão.

a minha questão é:

da para verificar a existência do programa na eeprom com o arduino? se sim com??

desde já obrigado a todos...
« Última modificação: 24 de Setembro de 2014, 10:54 por PauloAccord »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Ler o programa de uma eeprom com o arduino. é possível???
« Responder #1 em: 24 de Setembro de 2014, 10:27 »
Nao percebo nada de Arduino. Mas, nao me parece que um programa de Arduino caiba nessa EEPROM.
Se tem uma EEPROM externa e desse tamanho, devera ser para armazenar dados / configurações.
Será que estas a perguntar se o programa esta programado na FLASH do ATMEGA?

Se esta a funcionar e estas mesmo a falar da EEPROM, e a EEPROM é so para guardar as configuracoes, entao podes experimentar trocar por outra igual..


Offline PauloAccord

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Ler o programa de uma eeprom com o arduino. é possível???
« Responder #2 em: 24 de Setembro de 2014, 10:49 »
Nao percebo nada de Arduino. Mas, nao me parece que um programa de Arduino caiba nessa EEPROM.
Se tem uma EEPROM externa e desse tamanho, devera ser para armazenar dados / configurações.
Será que estas a perguntar se o programa esta programado na FLASH do ATMEGA?

Se esta a funcionar e estas mesmo a falar da EEPROM, e a EEPROM é so para guardar as configuracoes, entao podes experimentar trocar por outra igual..

eu não pretendo programar nada nesta eeprom, teoricamente ela já tem um programa e é esse programa que quero ver.

esta eeprom é de um portão automático eu só a quero ligar ou arduino para verificar a existência ou não do programa do portão.

a minha ideia era visualizar o código no monitor serial.

Arduino Duemilanove
EEPROM   1 KB (ATmega328)

esta é a memoria interna do arduono que tenho
e a memoria que eu estou a falar tem 4k

eu nunca utilizei a memoria total do arduino com os programas que tenho feito, esta memoria que falei é 4 vezes maior.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2014, 11:04 por PauloAccord »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Ler o programa de uma eeprom com o arduino. é possível???
« Responder #3 em: 24 de Setembro de 2014, 10:54 »
Ah, estas a falar de outro sistema que nao tem a ver com o Arduino.
Então, nessa caso é como dizes, é só ligar ao Arduino e fazer dump da memoria EEPROM por porta serie :)

Mas isso não vai provar nada, I mean, podes ver que "existe alguma coisa na memoria EEPROM, mas nada garante que o código que la está é valido (principalmente quando a suspeita é trovoada).
Mesmo que descobrisses "ah.. afinal não tem nada..", então ia ser necessário programar de novo a EEPROM... ou melhor, uma nova EEPROM programada...

Offline PauloAccord

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Ler o programa de uma eeprom com o arduino. é possível???
« Responder #4 em: 24 de Setembro de 2014, 11:07 »
Ah, estas a falar de outro sistema que nao tem a ver com o Arduino.
Então, nessa caso é como dizes, é só ligar ao Arduino e fazer dump da memoria EEPROM por porta serie :)

Mas isso não vai provar nada, I mean, podes ver que "existe alguma coisa na memoria EEPROM, mas nada garante que o código que la está é valido (principalmente quando a suspeita é trovoada).
Mesmo que descobrisses "ah.. afinal não tem nada..", então ia ser necessário programar de novo a EEPROM... ou melhor, uma nova EEPROM programada...

isso mesmo.

a partir dai, tem ou não tem código passaria a fase seguinte.

ou tentava arranjar a programação
ou copiar a programação de outro igual etc...

eu só queria saber o que lhe doi...

eu só acho que mesmo que consiga ver o que esta na memoria o código vai aparecer variado da cabeça pois não deve ser cc ou será??? o serial reconhece a linguagem??? que monstro é que vai aparecer no serial???

mas obrigado pela tua ajuda, toda ela é bem vinda..lol
« Última modificação: 24 de Setembro de 2014, 11:11 por PauloAccord »

Offline PauloAccord

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Ler o programa de uma eeprom com o arduino. é possível???
« Responder #5 em: 24 de Setembro de 2014, 11:30 »
Bem acho que me esqueci que o programa pode estar no pic16c57c e a memoria pode servir de expansão.
preciso de um perito e eu sei que existe aqui muitos.

 ;)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ler o programa de uma eeprom com o arduino. é possível???
« Responder #6 em: 24 de Setembro de 2014, 11:43 »
Explica lá o processo de eliminação que te leva a suspeitar da EEPROM e não da PIC ou do recetor.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Ler o programa de uma eeprom com o arduino. é possível???
« Responder #7 em: 24 de Setembro de 2014, 11:46 »
A eeprom nao tem codigo nenhum, apenas guarda dados das variaveis. Podes ver os valores das vareaveis da eeprom.

Normalmente micro controladores tem uma eeprom interna mas não é tão fiavel e nao permite tantos ciclos leitura e escritas como as externas.

O Codigo do portão está sempre num microcontrolador, neste caso dizes que é um  pic16c57c, e ele vai gravar na eeprom os tempos(segundos)  de abrir e fechar portão.

No avr dá para ler .hex e gravar para outro avr, mas nao dá para converter para linguagem c. Tentei uma vez mas nao consegui.
O que acontece mas muito pouco provavel é o microcontrolador desprogramar. Ai nesse caso é meter o codigo novamente.

Se o pic foi a vida supostamente nao consegues escrever nele novamente, e se pedires ao programa para indentificar o microcontrolador que está ligado ao programador tambem dá erro.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2014, 11:50 por dio123 »

Offline PauloAccord

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Ler o programa de uma eeprom com o arduino. é possível???
« Responder #8 em: 24 de Setembro de 2014, 11:54 »
bem o que acontece é que a placa depois da trovoada parece que perdeu o programa (pic), deveria carregar no botão existente na placa o led verde  ficaria a piscar e bastava carregar no botão do comando e memorizava o mesmo. agora o led esta sempre fixo.

é possível verificar o programa no pic???
como sei a linguagem que la está?

o atmega com o software do arduido conseguimos ler e escrever no pic.
para um outro pic como se faz para fazer o upload do programa?
« Última modificação: 24 de Setembro de 2014, 12:08 por PauloAccord »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ler o programa de uma eeprom com o arduino. é possível???
« Responder #9 em: 24 de Setembro de 2014, 12:20 »
Não está lá nenhuma linguagem.
A linguagem é para facilitar a vida ao programador. Depois é compilada, linkado com as bibliotecas pré-compiladas e é criado um código máquina binário que o processador sabe interpretar. Mas nomes de funções e variáveis vai tudo à vida, e são feitas várias otimizações de acordo com a arquitetura do processador.
Mesmo que saques o binário do processador e convertas para assembly (a linguagem mais próxima do código máquina), reconverter num programa em C é muito difícil porque tens de conseguir entender qual a lógica do código, e conseguir separar o que era das bibliotecas. Não é impossível, mas não é para qualquer um.

Seja como for, essa PIC é OTP (programável uma só vez), e de certeza que está protegida contra leitura, pelo que se pifou, tens de arranjar uma nova já programada do fabricante, ou replicar as suas funcionalidades.

Pelo que contas continuo sem entender como é que chegaste à conclusão que a placa está toda boa. Lá porque um LED acende não quer dizer nada.

Offline PauloAccord

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Ler o programa de uma eeprom com o arduino. é possível???
« Responder #10 em: 24 de Setembro de 2014, 14:53 »
Não está lá nenhuma linguagem.
A linguagem é para facilitar a vida ao programador. Depois é compilada, linkado com as bibliotecas pré-compiladas e é criado um código máquina binário que o processador sabe interpretar. Mas nomes de funções e variáveis vai tudo à vida, e são feitas várias otimizações de acordo com a arquitetura do processador.
Mesmo que saques o binário do processador e convertas para assembly (a linguagem mais próxima do código máquina), reconverter num programa em C é muito difícil porque tens de conseguir entender qual a lógica do código, e conseguir separar o que era das bibliotecas. Não é impossível, mas não é para qualquer um.

Seja como for, essa PIC é OTP (programável uma só vez), e de certeza que está protegida contra leitura, pelo que se pifou, tens de arranjar uma nova já programada do fabricante, ou replicar as suas funcionalidades.

Pelo que contas continuo sem entender como é que chegaste à conclusão que a placa está toda boa. Lá porque um LED acende não quer dizer nada.

desde já obrigado, quanto a como cheguei a conclusão que a placa estava boa simples;

A alimentação chega a 230vac passa por um transformador 230/24vac, depois rectificação numa ponte, e chega a um regulador de tensão (7805cv (5v)) tem uns filtros pelo meio e chega a tensão ao pic correndo as tensões todas esta tudo no sitio. os reles foram saturados os transístores respectivos para testar as saidas.
a única coisa que não testei foi o cristal mas também podia testar e (rx/tx)

penso que o programa é que deve ter ido embora, eu na electrónica do-lhe o jeito não fosse ela a minha área mas também nunca sabemos tudo por isso é que os fóruns são bons varias mentes a pensar é sempre melhor :)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ler o programa de uma eeprom com o arduino. é possível???
« Responder #11 em: 24 de Setembro de 2014, 15:13 »
Era o que suspeitava. "toda boa" sem testar o recetor e o ucontrolador, e suspeitar duma EEPROM é um tiro no escuro muito otimista.
A PIC deve ter ido com as couves...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ler o programa de uma eeprom com o arduino. é possível???
« Responder #12 em: 24 de Setembro de 2014, 16:07 »
Mas a placa tem algum ecrã, ou botões que quando primes emitam algum som ou pisque um led?
Se o micro não mostra qualquer sinal de actividade/funcionamento, é de suspeitar que se foi.
Um transformador é complicado rebentar, ponte retificadora idem, e se tiver um fusivel, é garantido que a eletrónica arde toda antes do fusivel abrir.

Quanto á EEPROM, se estás assim tão curioso, é só agarrar na datasheet da mesma, e ligar fiarada, provavelmente o melhor será usar um shift-register nos pinos do endereço e depois ler os pinos de dados directamente com os pinos do Arduino, já fiz dumps de eeprom's de 256K's assim e são uns segundos á espera até ter uma desgraça em binário num ficheiro de texto.

Se for dados de configuração, que é o mais certo, dado que eeprom's externas têm sempre mais ciclos de leitura/escrita que as internas dos micros, não vais entender nada do que lá está, se for código, tambem não entendes nada, não penses que fazes um dump e vês no ficheiro de saida algo a começar com #include..
Avr fanboy

Offline PauloAccord

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Ler o programa de uma eeprom com o arduino. é possível???
« Responder #13 em: 25 de Setembro de 2014, 15:58 »
Mas a placa tem algum ecrã, ou botões que quando primes emitam algum som ou pisque um led?
Se o micro não mostra qualquer sinal de actividade/funcionamento, é de suspeitar que se foi.
Um transformador é complicado rebentar, ponte retificadora idem, e se tiver um fusivel, é garantido que a eletrónica arde toda antes do fusivel abrir.

Quanto á EEPROM, se estás assim tão curioso, é só agarrar na datasheet da mesma, e ligar fiarada, provavelmente o melhor será usar um shift-register nos pinos do endereço e depois ler os pinos de dados directamente com os pinos do Arduino, já fiz dumps de eeprom's de 256K's assim e são uns segundos á espera até ter uma desgraça em binário num ficheiro de texto.

Se for dados de configuração, que é o mais certo, dado que eeprom's externas têm sempre mais ciclos de leitura/escrita que as internas dos micros, não vais entender nada do que lá está, se for código, tambem não entendes nada, não penses que fazes um dump e vês no ficheiro de saida algo a começar com #include..

lol gostei da tua explicação...porque é que as coisas não são simples ;D

mas sabem a melhor??

é que depois de tentar algumas vezes a reprogramação do comando, reset e liga desliga alimentação, não é que o bicho voltou a vida.... :o

bem de qualquer forma tenho de tentar ligar uma memoria externa no meu arduino, não posso morrer burro.

obrigado a todos.