collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fluid Clock  (Lida 84066 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fluid Clock
« Responder #15 em: 22 de Junho de 2013, 23:38 »
lol ao senso n lhe escapa nada! :P

ele refere-se a este facto: o corte nao é puramente direito e qto maior a espessura do material a cortar, maior é a diferença entre o inicio e fim do corte na espessura do material.


Realidade:

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #16 em: 23 de Junho de 2013, 15:01 »
Obrigado pelas explicações, estamos sempre a aprender.
Pensei que o laser cortasse sempre a direito independentemente da distância como nos ponteiros de laser...
Seja como for, Hugo, dá para fresar e a que preço?
Gostava de ter a opção de não criar janelas, assim via-se o trajeto todo ao longo do tubo até parar;
se for cortado em vez de fresado, vão-se ver as imperfeições da cola à base.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fluid Clock
« Responder #17 em: 23 de Junho de 2013, 18:40 »
Os files podem ser em pdf ou corel, mas preferivel o pdf.
O fresado nota-se mais pk o acrilico fica baço...a cola é transparente..mas preço só dpx de pedir orçamento pk depende do tempo k leva a maquina a fazer o job..
(Tb devo arranjar a cola nos gaijos, posso perguntar o preço..)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #18 em: 23 de Junho de 2013, 19:43 »
Tenho o desenho vectorial mas preferem em pdf, isso é muito estranho, mas também posso converter sem problemas.
Ao fresar o acrílico fica baço mas nas zonas onde encaixa o tubo, por isso não tem importância.

Como tinha dito, a placa de acrílico é de 200x100x5mm (não sei se arranjam ou sou eu a enviar), o comprimento a fresar é de 130cm, não sei se isso interessa ou se consegue ter uma melhor estimativa do orçamento.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Fluid Clock
« Responder #19 em: 24 de Junho de 2013, 14:30 »
Dropes, checka:




MRL

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #20 em: 24 de Junho de 2013, 17:38 »
Bom trabalho em vidro mas um bocadinho grande para meu gosto  :)

Numa rotunda devia ficar altamente, só vejo ferro velho soldado... obras caras e sem qualquer gosto, aprecio as esculturas de vento "Kinetic Wind Sculpture" mas acho que por cá não há disso, qualquer dia estão a por carros sucatados como obras de arte.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fluid Clock
« Responder #21 em: 30 de Junho de 2013, 01:15 »
eeiiiishhh.... g'anda maluco ! Vais pendurar o relógio na parede do prédio :)?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #22 em: 30 de Junho de 2013, 01:40 »
É pequenino, o visor ficará com 200x100mm, maior será todo o mecanismo com a tubagem e deposito.
Hoje experimentei fresar... embora esteja feita apenas para furar, também fresa materiais não muito duros.

1º foi acrílico, só que o plástico vai-se derretendo e enrola-se na fresa, deve haver algum método para isso que desconheça, será com refrigeração à mistura?!
Acabei por fazer o suporte do tubo em esferovite, ficou uma porcaria mas consegue segurar o tubo na posição, por agora serve.
Já tenho os perfis, motores e devo fazer a base de tudo em MDF, aos poucos vou adiantando.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fluid Clock
« Responder #23 em: 30 de Junho de 2013, 02:12 »
Experimenta avançar mais devagar.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fluid Clock
« Responder #24 em: 30 de Junho de 2013, 02:22 »
Acrilico é chato de maquinar, ou tens spindle bruto para grandes feed rates e fresa de duas flautas, ou é complicado, já estraguei muita fresa da dremel a brincar com acrilico, deves ter melhores resultados com uma fresa carbide com padrão em diamante, e feed baixo, e água é essencial.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #25 em: 30 de Junho de 2013, 12:41 »
A fresa que tenho é de corte e não de desbaste, se for superficial, digo 3mm ainda faz bem, mas preciso de 8mm e aí está tudo estragado, se for lento acho que ainda é pior e aquece mais... desisti mesmo da ideia e prefiro mandar fazer fora do que estragar material.

Por mim podia ser em qualquer material... mas ainda há tanta coisa para fazer que prefiro deixar para mais tarde, o que me preocupa mais neste momento é a precisão dos segmentos e velocidade, pelas experiências está em 5.45 seg o refrescamento... em 1.4m de tubo diria que é bastante aceitável  ;D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fluid Clock
« Responder #26 em: 30 de Junho de 2013, 13:10 »
Estás a ir á bruta lol...
Não vais fazer um plunge de 8mm de uma vez, vais ai com 1mm por camada..
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #27 em: 25 de Julho de 2013, 17:10 »
Fresei novo esferovite a 8mm de profundidade e diâmetro de 4mm, ficou razoável, suporta bem o tubo e deverá levar um acrílico em cima se isto funcionar.
Como os UV iluminam bem o branco, talvez tenha de pintar de preto o esferovite... é muito sensível a químicos e terá de ser uma tinta de agua.
Cortei o esferovite com fio de torradeira a quente, foi naquela de tentar ver no que dava, já tinha visto no discovery e resolvi experimentar, assim consegui a espessura desejada sem esfarelar a placa.



Em preocupação está o comprimento de cada bomba, 190mm é demasiado e ocupará um bom espaço, por isso vou sobrepor a tubagem mas os motores ficaram lado a lado.
Cada bomba terá cerca de 50 componentes, embora pareçam simples, têm um encoder, dois detectores fim-de-curso e estabilizador de eixo.



Em testes, um movimento do pistão (40mm) consegue deslocar 100mm de agua no tubo, como não existe um comprimento tão grande entre os segmentos (máx 90mm), é possível definir o deslocamento do pistão para cada segmento sem repetir.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fluid Clock
« Responder #28 em: 25 de Julho de 2013, 18:39 »
se nao quiseres pintar, arranjo-te um vinil e é so colar!
(pode ser com qq cor, mas o ideal era preto com os digitos a transparente em janela ou só os segmentos!)
Podes-me enviar o layout em pdf e n sei bem as medidas, mas pode ser só 1€ ou coisa parecida pelo vinil.

p.s.:essa do discovery a cortar esferovite tb ja vi esse programa! usam fio quente pra fazerem sancas e coisas com perfies complicados!e por acaso é uma boa ideia em teres usado esse metodo no esferovite! :D

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #29 em: 24 de Outubro de 2013, 17:02 »
A mecânica está quase completa, depois ainda falta unir os tubos além do hardware e firmware.
De momento estou a testar via LPT antes de programar um micro, pois seria tedioso acertar todos os pormenores via micro e isto vai ter alguns bugs de certeza.





Como os motores são DC, depois de os travar pelo L298 ainda conto uma dezena no encoder pelo que tenho de prever bem os tempos.
O mais grave é quando recua completamente até ao switch, se parar só quando este é activado com certeza que vai durar pouco.

Os motores são rápidos e silenciosos comprados aqui ao CBX, 46mm/s sem esforço.