collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fazer seceretária  (Lida 13189 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Fazer seceretária
« em: 02 de Maio de 2017, 08:36 »
Olá, estou a pensar em fazer uma mesa\bancada para colocar Computador\monitores e outras coisas como ferro de soldar e assim. A ideia era ter um tampo único para tudo.

Recentemente comprei isto (2 metros e tal): Painel de melamina CARVALHO 2440X797X19MM


Gostava de usar tal como está e com este tamanho, mas devido ao tipo de material tenho medo que comece a curvar consoante o peso, tinha pensado comprar umas 5 pernas reguláveis no Ikea:



Colocar 4 nos cantos e uma no meio, será que é suficiente?

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Fazer seceretária
« Responder #1 em: 02 de Maio de 2017, 10:41 »
Em principio sim mas se colocar um tubo a toda a volta a passar por cima das pernas irá ser melhor.

O mal da tábua não é o tamanho mas sim a espessura, deveria ser de 30-40mm para nao ter problemas ou então ter uma espécie de "caixilho" a toda a volta da parte de baixo, diga-mos uma ripa ao alto (20x50mm) a fazer o perimetro todo da tábua.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Fazer seceretária
« Responder #2 em: 02 de Maio de 2017, 14:09 »
19mm é para o fina, principalmente com esse vão.

Vais a uma drogaria/materiais de construção e compras um tubo galvanizado de secção rectagular, p'rai 50x20, secção 1.5mm, e colocas ao comprimento por baixo à frente e atrás, aparafusado cada 50cm pelo lado mais estreito, fazer de um lado um furo maior para entrar a cabeça do parafuso, do outro (junto à tábua) um furo do diâmetro da rosca. Não sei fazer as contas de resistência, mas garanto que nunca mais empena :P

A drogaria onde costumo ir vende aos tubos de 6m e corta à medida e entrega em casa, deve haver do género pela tua zona.


Ou então metes as pernas no ponto de empeno mínimo pela gravidade: http://www.mechanicsandmachines.com/?p=330 e esperas por ter sorte, que com carga em cima já foste :P

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fazer seceretária
« Responder #3 em: 02 de Maio de 2017, 14:20 »
 :P 

A ver se percebi, colocar um tubo desses por baixo em todo o comprimento e de ambos os lados, com parafusos em toda a sua extensão (apenas aparafusados por baixo).

Esses tubos ficam depois apoiados em cima das pernas nas suas extremidades?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fazer seceretária
« Responder #4 em: 02 de Maio de 2017, 14:54 »
E melamina e ferro de soldar é uma péssima combinação, queimar melamina liberta uns gases positivamente cancerigenos..
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Fazer seceretária
« Responder #5 em: 02 de Maio de 2017, 14:59 »
Sim, fazes um rectangulo mais pequeno que o tampo da mesa uns 5cm a toda a volta em tubo 50x20 por exemplo e apertas nas pernas e no tampo.
 

Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fazer seceretária
« Responder #6 em: 02 de Maio de 2017, 15:01 »
E melamina e ferro de soldar é uma péssima combinação, queimar melamina liberta uns gases positivamente cancerigenos..

Espero não queimar a mesa então  ::) obrigado pela dica. Mas uso sempre uma proteção qdo estou a soldar qualquer coisa, nunca meto o ferro em contacto com as mesas, ou pelo menos, tento que não aconteça.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Fazer seceretária
« Responder #7 em: 02 de Maio de 2017, 15:15 »
Essa pernas reguláveis são muito bonitas e caras. Mas a partir do momento em que montes a mesa esquece a regulação  :P

Comprei 4 com a ideia de ir regulando conforme precisa-se! Acontece que para regular as ditas, para além de ser complicado, pois as pernas tem que ficar todas na mesma medida, senão a mesa fica manca, tenho que retirar tudo de cima da mesa e colocar a mesma deitada no chão! Por isso, regulei uma vez e assim ficou! (apenas regulei novamente, mas isso foi numa noite de arrumações, e já que tinha retirado tudo de cima da mesa...porque não!  :P)

Para além que o sistema de aperto, após regulação, não me oferece muita segurança! Aqui é estranho para regular!  ??? Tive que fazer riscos na perna e vigiar as 4 pernas durante dias, a ver se cediam...nem para as pernas da minha mulher olhem tantas dias seguidos! A são bem melhores que as do Ikea  ::) lol

A próxima mesa que construir vai ser de guerra! Tampo com 40 mm (aguenta com tudo!!!), 2,5 metros de comprido e 1 metro de largo! A altura, vai ficar a mesma. Tenho a minha a quase 1 metro!
Mas para trabalhar em electrónica dá jeito uma mais alta, uma que fiques de pé! Por isso, se tiver espaço, pondero duas mesas!

Em relação às dicas de reforço, faz como os colegas estão a falar! Fica mais segura e dá mais segurança! Senão acabas como eu a fazer contas às coisas que tenho para ver se os pés do ikea aguentam  :-[ :-X ("ora bem, dois ecrás, um portátil, dois candeiros...+/- 12Kg.... )

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fazer seceretária
« Responder #8 em: 02 de Maio de 2017, 15:27 »
 ;D  ;D lol

Por acaso ainda não fui ver mesmo as pernas do Ikea, só vi no site e pareceram adequadas ao que queria. A ideia é mesmo ajustar à altura ideal e deixar ficar, o sistema de aperto tem é de ficar seguro..

Vou ver a questão dos tubos, preços e se dá depois para as pernas aparafusarem no tubo (dar deve dar mas deve ter de se conciliar com a largura do tubo..). Cada perna ficaria assim agarrada a 2 tubos:


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fazer seceretária
« Responder #9 em: 02 de Maio de 2017, 15:30 »
Não faço ideia de quanto os carpinteiros por ai vos levam, mas eu mandei fazer uma mesa com 2.4 ou 2.7m metros por 90cm e ficou-me em 100€ ou 90€, os "pés" são duas torres de 6 gavetas com outros 90cm de altura, e tudo envernizado, nada de madeira crua, posso andar em cima dela aos saltos que não parte..
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fazer seceretária
« Responder #10 em: 02 de Maio de 2017, 15:41 »
senso, sinceramente não procurei preços nas carpintarias, isto porque vi aquele tampo no Leroy e pareceu-me acessível, depois procurei umas pernas e as do Ikea pareceram porreiras.

Encomendei o tampo e fui buscá-lo há uns dias, depois qdo cheguei a casa é que achei que se calhar teria de colocar algum reforço e pronto, já percebi que tenho de o reforçar..  :P

Quanto ao verniz, posso sempre colcoar uma proteção\verniz por cima certo? Mal não deve fazer
« Última modificação: 02 de Maio de 2017, 15:42 por almamater »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fazer seceretária
« Responder #11 em: 02 de Maio de 2017, 15:48 »
Em melamina não, porque a melamina é o teu acabamento, mas um tapete anti-estático pelo menos na zona onde soldas convém.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fazer seceretária
« Responder #12 em: 02 de Maio de 2017, 15:54 »
Vá.. por acaso tinha ali um rolo daquele plástico com piquinhos que se costuma usar para forrar gavetas (gavetas de talheres) coisas assim, e ia meter no bocado da bancada associada ao ferro de soldar :)

Os tapetes anti-estáticos são estupidamente caros..

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fazer seceretária
« Responder #13 em: 02 de Maio de 2017, 15:58 »
Mete uma cartolina e depois uma folha de papel A4 (presa à mesa com alguns pedaços de fita cola), que vais trocando à media das necessidades :D
O tapete anti-estático queima-se como outra coisa qualquer; é anti-estático, não anti-ferro-de-soldar.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fazer seceretária
« Responder #14 em: 02 de Maio de 2017, 16:13 »
Tenho por aqui uns que tens de lá deixar o ferro de soldar uns bons 10 ssegundos para ele começar a ficar queimado.
Avr fanboy