collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: (Programação)Duvida no arduino  (Lida 33441 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Duvida no arduino
« Responder #15 em: 17 de Maio de 2011, 14:27 »
onde está escrito 9V ou VIN fisicamente é a mesma coisa, as versões mais antigas do arduino traziam escrito 9V, mas como em sempre se liga lá 9V alteraram para Vin.

A diferença aqui é que o teu arduino é o BT e o modo de funcionamento dessa parte é diferente, enquanto o UNO, mega, Deumilanove são alimentados externamente por uma voltagem superior à de funcionamento, têm um circuito que vai baixar essa voltagem até à desejada (step down), o BT é o oposto, é alimentado por uma voltagem inferior à de funcionamento e tem um circuito que vai aumentar a voltagem até à desejada (step up).

os pinos Vin estão directamente ligados no BT ao V+ do conector verde e nos outros ao jack DC, no teu caso apenas podes ligar no máximo 5.5V no V+ por isso apenas vais ter 5.5V no V+, se ligares uma pilha AA de 1.5V vais ter ai 1.5V.

como eu disse à uns posts atrás ou arranjas um suporte para 2 pilhas AA ou AAA, ligas ao arduino e alimentas a ponte H (pino 16) com o pino 5V do arduino ou arranjas um IC 7805 (step down)


Offline AJoao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 126
Re: Duvida no arduino
« Responder #16 em: 17 de Maio de 2011, 20:06 »
Aguem sabe de um programa em que possa desenhar o meu circuito? Que dê para ter a breadboard e meter o arduino, fios o circuito integrado e afins?
Agradecia, para poder desenhar e me poderem corrigir onde o meu circuito está errado.

Cumprimentos

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvida no arduino
« Responder #17 em: 17 de Maio de 2011, 20:15 »
O tipicamente usado é o Fritzing, se bem que é mais um programa de brincar do que a sério, mas para o que queres é o mais simples.
Avr fanboy

Offline AJoao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 126
Re: Duvida no arduino
« Responder #18 em: 18 de Maio de 2011, 22:20 »



Então diz-lá, CBX, os pinos que estao mal ligados e para qual os mudo? Sff... Aqui está uma foto do circuito.
O circuito é praticamente aquele que mostrei da ponte H. Os fios que vêm da ponte H os + e - , estão ligados o + ao 5V e o - ao GND ( na foto aparecem trocados mas eu já mudei, foi erro meu), a alimentação da ponte H (fio amarelo) está ligada ao pino 9V do arduino o que devo acrescentar e mudar?
Atenção que aquela fila do arduino, só diz, 5V, tem duas entradas GND e 9V.

Obrigado. Cumprimentos

Offline Capeleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 127
Re: Duvida no arduino
« Responder #19 em: 19 de Maio de 2011, 00:20 »
O Arduino tem de ser alimentado com qualquer coisa acima de 1.2V e abaixo de 5.5V, como o CBX está a dizer, há vários circuitos que fazem isso e pode-se simplesmente ligar 2 ou 3 pilhas AA em série e alimentar. Esta alimentação é a que vai para o "terminal todo bonitinho". Depois há que fazer as ligações à ponte H tal e qual no esquema - os 5V, a massa (GND) e os quatro sinais (laranjas) - ou seja, tudo, excepto os 9V. O pino da ponte H que deve receber 9V fica ligado ao positivo da bateria e o negativo vai para o GND (da breadboard, por exemplo). A placa do arduino não tem nada a ver com os 9V, porque se receber vai queimar.

Offline AJoao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 126
Re: Duvida no arduino
« Responder #20 em: 19 de Maio de 2011, 08:56 »
Então, quer dizer que o fio amarelo que vem da parte da ponte H, desliga-se dos 9v e ligo-o ao + da alimentação dos motores que são cerca de 8 a 9V.
O verde que está ligado ao 5V do arduino, tiro-o e ligo-o aos 8 a9V doas motores e o GND do arduino pode lá continuar?
Depois com um suporte de pilhas (que ja tenho), alimento o arduino pela "entrada bonitinha". Ou seja o carro vai ter duas alimentações, uma para o arduino e outra para a ponte H e respectivos motores.
Sendo assim, aqueles fios ali de cima, logo na primeira fila da breadboard posso-lhes meter ai os 8 a 9V e o fio amarelo da ponte H passar para ai....
Só espero não vir a queimar nada, pois este arduino é bem caro. :)
Uma outra coisa que agora notei é que as pilhas que o tanque RP5 leva, que são 6AA, quando o ligo (directamente,( pois ainda não tenho este circuito concluído), para ele andar só para a frente ficam a escaldar, nem sei como não rebentam, nem é preciso muito tempo basta 1 ou 2 minutos para nem lhes conseguir tocar.
Alguma sugestão?

Cumprimentos.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Duvida no arduino
« Responder #21 em: 19 de Maio de 2011, 14:18 »
se ficam quentes tens alguma coisa a fazer curto-circuito.

sim, esse fio amarelo liga às pilhas, o fio verde dos 5v fica onde está, e mais uma vez tens a ponte H montada ao contrario, a concavidade não está lá por acaso, serve para mostrar a orientação, repara na imagem:


Offline AJoao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 126
Re: Duvida no arduino
« Responder #22 em: 19 de Maio de 2011, 18:18 »
Impossível estar a fazer curto-circuito. Então ligar as pilhas diretamente aos motores não pode fazer curto circuito e mesmo assim aquecem.
Agora o que faço é ligo um motor o + aos + da pilha e o - ao - da pilha, e o outro motor tenho de ligar o + ao - e o - ao + da pilha, para que ele ande em frente se não, se ligasse todos os + aos + e os - aos -, o tanque andava ás voltinhas....

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Duvida no arduino
« Responder #23 em: 20 de Maio de 2011, 15:11 »
Podes estar a dar tensão a mais, ou não?

Há muito atrito na desmultiplicação?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvida no arduino
« Responder #24 em: 20 de Maio de 2011, 20:51 »
Ou a puxar muita corrente e as baterias simplesmente aquecem.
Avr fanboy

Offline AJoao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 126
Re: Duvida no arduino
« Responder #25 em: 22 de Maio de 2011, 12:01 »
Pois, não sei mesmo. Quem conheçe ou tem, o Tanque RP5, secalhar deve-lhe acontecer o mesmo... Eu uso pilhas alkalinas da duracell e faz isto... :/ As primeiras que lhe meti não duraram nem 20 minutos, descarregaram por completo... Não há pilhas que aguentem para isto.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvida no arduino
« Responder #26 em: 22 de Maio de 2011, 23:53 »
Isso é com os motores sempre a fundo ou a usar pwm?
Avr fanboy

Offline AJoao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 126
Re: Duvida no arduino
« Responder #27 em: 23 de Maio de 2011, 10:05 »
Sempre a fundo. :/

Offline AJoao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 126
Re: Duvida no arduino
« Responder #28 em: 24 de Maio de 2011, 20:02 »
Não estou a conseguir montar o circuito devidamente... Apesar do CBX, me ter tentado ajudar, não estou a conseguir perceber isto.... Li na pagina do arduino BT, que nenhum dos pinos poderia trabalhar com mais de 5,5v . Pois bem, alguém me conseguirá desenhar um circuito que me ajude? É que a ponte H vai ligar ao arduino e os motores trabalham a 9V... Quando ligar os fios da ponte H ao arduino ele vai receber 9V nos pinos 5, 6, 10 e 11?




Cumprimentos

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Duvida no arduino
« Responder #29 em: 24 de Maio de 2011, 21:03 »
que giro eu criei este desenho pode se assim dizer e já o vi em dezenas de sitios
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4