collapse

* Posts Recentes

Super obsolescência super programada? por SerraCabo
[06 de Agosto de 2022, 11:36]


Motor de aspirador por dropes
[02 de Agosto de 2022, 22:18]


Serviço de dessoldar e soldar micro-usb tlm Samsung GT-S6312 por senso
[01 de Agosto de 2022, 22:20]


Condensador Poly .47K X2 por brunus
[26 de Julho de 2022, 16:11]


pequeno robot arte por Robotarium
[21 de Julho de 2022, 15:45]


Diferença entre fontes por jm_araujo
[13 de Julho de 2022, 09:27]


Dual Op-amp Test board - uma ideia simples, barata e bem esgalhada. por dropes
[10 de Julho de 2022, 20:35]


PHILCO Radio Manufacturing Factory Automation 1929 por SerraCabo
[10 de Julho de 2022, 18:22]


Meu novo robô por josecarlos
[08 de Julho de 2022, 23:06]


Desenvolvimento para RaspberryPi Pico em Windows < 10 por KammutierSpule
[06 de Julho de 2022, 09:15]

Autor Tópico: Por que nunca se deve confiar no que diz o cliente  (Lida 699 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 996
    • Serra Cabo
Por que nunca se deve confiar no que diz o cliente
« em: 26 de Novembro de 2021, 10:07 »
:) :) e voltei a cair na esparrela.

Diz-me o "cliente", familiar chegado.

"Ausentei-me uns dias e quando voltei tinham-me avariado o serrote".

Flava de uma serra eléctrica, a bateria, de cortar lenha.

O sintoma era o funcionar num frenético liga/desliga.

Abri a coisa e para além da placa de controlo, nada mais havia (sensores, etc) que pudessem estar na origem da encrenca.

.. e acerta altura lembrei-me de medir a tensão da bateria. Estava descarregada.

SC

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.104
Re: Por que nunca se deve confiar no que diz o cliente
« Responder #1 em: 27 de Novembro de 2021, 19:23 »
Bem-vindo ao mundo das reparações  ;D

Perdi o nº de clientes que se queixaram do comando não estar funcionando, quando dentro da garantia.
A 1ª coisa em tudo o que é eléctrico é verificar a alimentação, sem ela passa a ser manual lol

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.861
  • NERD!
Re: Por que nunca se deve confiar no que diz o cliente
« Responder #2 em: 28 de Novembro de 2021, 11:08 »
1o mandamento do código das reparações :"Thou shalt check voltages", que traduzido deveria ser "No primeiro dia o Senhor verificou as tensões" ;D

PS: Caso não esteja claro, não estou armado em inquisidor! Já pequei muito e hei-de pecar  ;D ;D ;D
« Última modificação: 28 de Novembro de 2021, 12:02 por jm_araujo »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.104
Re: Por que nunca se deve confiar no que diz o cliente
« Responder #3 em: 03 de Dezembro de 2021, 14:17 »
"Thou shalt check voltages" EEVblog  ::)

É normal para mim cometer falhas, mesmo graves, por lapso ou falta de atenção.
A vantagem é saber como remedia-las, acho que se aprende bastante assim.

Lembro-me de uma "reparação " que fiz no carro, o vidro do lado direito não se mexia, então toca a desmontar todo o painel lateral, verificar os interruptores, medições, etc...
Depois olhei para os interruptores do lado do condutor, e pensei lá comigo "és muita burro" existe um que desativa o accionamento do vidro.

O que quero dizer, é que estamos habituados a seguir uma sequência, e na distração esquecemos o obvio  :-[