collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: CNC Colectiva  (Lida 8663 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
CNC Colectiva
« em: 23 de Outubro de 2014, 19:17 »
Temos visto ultimamente muitos projetos de CNC e num dos posts surgiu a ideia de criar um kit para fazer uma CNC. Algo que fosse simples de montar e mantendo os custos baixos. Algo deste género talvez:


O StarRider está a elaborar uma lista do possível kit com custos a rondar os 400/500€. Acho que no entanto seria importante haver mais pessoas ajudar, dar ideias do que seria desejável esta cnc ter ou por exemplo que área útil vos interessa. Saber quantas pessoas estariam interessadas em adquirir é também importante pois pode fazer diferença no calculo de custos.

Portanto digam o que tipo de dimensões vos agradaria, para que tipos de trabalhos estariam interessados, etc.

Estamos a falar de algo pequeno, aí com uns 30cm x 20cm x 10xcm.

Deixo também um projeto engraçado que apareceu hoje no kickstarter: https://www.kickstarter.com/projects/carvey/carvey-the-3d-carving-machine-for-the-maker-in-all

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: CNC Colectiva
« Responder #1 em: 23 de Outubro de 2014, 21:19 »
esse chassis é meio feio  ??? mais valia fazer em mdf de 12mm ou lá que é.. digo eu nao sei... e depois entre o perfil de aluminio e chapa de aluminio/aço nao deve ser mta a diferença..

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: CNC Colectiva
« Responder #2 em: 23 de Outubro de 2014, 22:24 »
esse chassis é meio feio  ??? mais valia fazer em mdf de 12mm ou lá que é.. digo eu nao sei... e depois entre o perfil de aluminio e chapa de aluminio/aço nao deve ser mta a diferença..

Eu não faço ideia em que é que o StarRider está a pensar, só postei esta imagem porque foi depois desta imagem que surgiu esta ideia :)

StarRider

  • Visitante
Re: CNC Colectiva
« Responder #3 em: 24 de Outubro de 2014, 10:49 »
Boas,

Peço desculpa pela demora na resposta mas o tempo não tem dado para tudo.

Existem sempre várias alternativas, não só no material da estrutura como
também no tipo de guias, fusos e demais material.

Penso que se devia antes de mais clarificar o uso que se vai dar a tal projecto
pois isso tem influencia na opção dos materiais a usar.

De qualquer forma, penso que o MDF para a estrutura não será a melhor opção
e acaba por não trazer uma significativa redução nos custos nem da facilidade de
construção.

Então, vamos começar por identificar o que se pretende, a minha sugestão:
- Configuração "Router"
- 300 X 300 X 100 mm (eixos Y , X e Z respectivamente)
- Corte de materiais não ferrosos + PCB tracing . Alumínio é possível se bem que a baixas velocidades
e sem garantia da qualidade de acabamento.

Comentários ?

Abraços,
PA

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: CNC Colectiva
« Responder #4 em: 24 de Outubro de 2014, 11:12 »
Boas,

Peço desculpa pela demora na resposta mas o tempo não tem dado para tudo.

Existem sempre várias alternativas, não só no material da estrutura como
também no tipo de guias, fusos e demais material.

Penso que se devia antes de mais clarificar o uso que se vai dar a tal projecto
pois isso tem influencia na opção dos materiais a usar.

De qualquer forma, penso que o MDF para a estrutura não será a melhor opção
e acaba por não trazer uma significativa redução nos custos nem da facilidade de
construção.

Então, vamos começar por identificar o que se pretende, a minha sugestão:
- Configuração "Router"
- 300 X 300 X 100 mm (eixos Y , X e Z respectivamente)
- Corte de materiais não ferrosos + PCB tracing . Alumínio é possível se bem que a baixas velocidades
e sem garantia da qualidade de acabamento.

Comentários ?

Abraços,
PA

A minha ideia seria algo desse género, corta de fibra de vidro, fibra de carbono, cortes de plásticos e também algum alumínio, aqui seria sempre coisas pequenas. Na altura quando falei dos 300 x 300 era com a ideia de que desta forma poderia ficar mais barato pois as peças eram iguais para os dois eixos mas se me disseres que se fizermos algo mais pequeno (300 x 200) conseguimos ganhar em qualidade a trabalhar aluminio se calhar ia por ai.

Claro que isto faz sentido se houver mais gente interessada :)

PS: Se for necessário desenhar peças ou ir para a net procurar alguma coisa avisa para não perderes tempo com isso :)

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: CNC Colectiva
« Responder #5 em: 24 de Outubro de 2014, 11:29 »
30x30x10 é uma area de trabalho onde se pode já fazer muita coisa.

Quanto a estrutura penso que o aluminio seja o melhor, pode ser mais caro que mdf, mas fica uma estruta mais rija e mais leve.

Um motor de um berbequim electrico já trabalha bem no aluminio ou nnão?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: CNC Colectiva
« Responder #6 em: 24 de Outubro de 2014, 12:02 »
Apesar de não estar interessado numa (já tenho a minha low cost) posso ajudar com a experiência que consegui ao fazê-la.
Alumínio não é mais complicado de maquinar que madeira, é uma questão de ter a fresa certa e acertar nas velocidades. E precisão já vai ter de ter se querem que faça pcbs.

Concordo que é melhor o x e o y serem do mesmo comprimento. Consegui veios baratos usando haste hidráulica. Tem um acabamento cromado muito duro e dimensionalmente são excecionais. Vêm cortados à serra com uma margem no comprimento, é necessário acertar e convém  facear, mas como é um trabalho simples um torneiro não deve levar muito.
Rolamentos lineares acho que é mais simples ir para chineses(deste género: Link. Apesar da qualidade não ser excecional, são baratos, e o veio sendo duro não vão causar desgaste por aí além. Tem vantagens sobre outros sistemas de casquilhos na montagem, é só aparafusar.

A parte mais "complicada" são os fusos. Eu usei varão inox m8 e não recomendo exceto pelo preço. Consegui quase não ter backlash, mas o passo é muito apertado (1,25mm por volta) e a maquina ficou lenta. A vantagem é que por serem lentos, pude usar Nema17 e ainda fiquei folgado de força. Se fizesse hoje tentava ir para trapezoidal, não é dificil de encontrar no mercado nacional. Não sei como andam os preços dos ballscrews no ebay. O blocos de suporte e acoplamento ao motor também tem que se lhe diga.

Eletrónica não me parece critica. Eu gosto dos drivers tipo polulu. Estou a usar DRV8825 e não tenho nenhuma queixa. Há montes de breakouts com esses drivers, diretos à LPT para quem preferir Mach3/Linuxcnc, ou com Atmel (/Arduino) para GRBL via USB. Fonte de alimentação 24V 15A custa 25€ no ebay.

Spindle eu acho que uma kress ficava a matar. Não é a que tenho (foi mesmo no cort€), mas ainda não vi nenhuma que me parecesse que tenha melhor relação qualidade/preço.


Quanto à estrutura, tenho duvidas sobre a melhor solução. Pessoalmente neste tamanho não gosto muito de gimbal móvel. É mais um grau de dificuldade no alinhamento (o z apoia no x que apoia no y. Mexe num desalinham todos...). Parece-me que mesa móvel nos yy é mais simples. Perde-se quase metade da amplitude dos yy, mas na minha utilização reparei que é raro precisar assim tanto de espaço, e fica uma máquina mais rigida com a vantagem que a altura à mesa é garantidamente sempre constante, sem necessitar de alinhar.

E não subestimem o MDF para a estrutura. A minha está montada com varões roscados em tensão, é bastante solida, mas como não é dura não tem qualquer ressonância. Já vi umas mistas alumínio/MDF muito interessantes.

StarRider

  • Visitante
Re: CNC Colectiva
« Responder #7 em: 24 de Outubro de 2014, 12:09 »
30x30x10 é uma area de trabalho onde se pode já fazer muita coisa.

Quanto a estrutura penso que o aluminio seja o melhor, pode ser mais caro que mdf, mas fica uma estruta mais rija e mais leve.

Um motor de um berbequim electrico já trabalha bem no aluminio ou nnão?

Boas,

Eu numa das router tenho um Kress de 800Wats e posso dizer que em alumínio os resultados não mesmo
muito satisfatórios com boas ferramentas de corte (fresas) com diâmetros até 6/8mm , mas em cortes 2.5D
pois nunca utilizei para 3D em alumínio.
 
Uma router mais pequena, mesmo com estrutura em alumínio ou ferro, vai ter uma menor massa total, logo
tem mais vibração, é uma questão de se usar velocidades de corte menores e ferramentas de corte com menor
diâmetro.

A qualidade das ferramentas de corte é MUITO importante, mesmo para madeira, plástico, acrílico, etc e o
GRANDE segredo está numa correcta velocidade de corte para cada material em função da ferramenta que
se está a usar ... muitas falhas correm somente porque a velocidade de corte e os RPMs dos spindler foram
mal calculados.

Um "berbequim" desde que não tenha um run-out superior a 0.005mm serve na boa ... o problema é que
os berbequim normais têm muito mais que isso, incluindo os Dremel.

Abraços,
PA

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: CNC Colectiva
« Responder #8 em: 24 de Outubro de 2014, 14:50 »
O problema da massa não pode ser compensado com uma base em aço de maior espessura só mesmo para o efeito de dar peso à maquina?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: CNC Colectiva
« Responder #9 em: 24 de Outubro de 2014, 23:41 »
Dai a ideia low cost de encher as extrusões de areia, massa e algumas propriedades de absorção de vibrações de baixa amplitude, é semi comum ver-se.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: CNC Colectiva
« Responder #10 em: 25 de Outubro de 2014, 11:21 »
podia-se desenhar uma estrutura de modo a fazer em varios materiais, tipo mdf, PLA e aluminio ou um misk entre perfis aluminio e depois suportes mdf/aluminio...assim com as mm ferragens, podiam ser duas opçoes pra uma cnc tipo versao low cost ou versao mais robusta.

As ferragens, nao das mais baratas mas de modo a poder-se fazer uma cnc em aluminio com a robustez que a estrutura em aluminio daria à cnc.

O spindle, acho que um normal sem refrigeraçao ja era aceitavel, mas tb podia haver um kit opcional pra usar um spindle normal ou refrigerado a agua.

Na electronica, ha mtas boards controladoras opensource e bastava mandar fazer uma qtas pcbs na china e depois eu/G7 podiamos tratar da compra dos comps e assemblagem das boards!

interessante era angariar pessoal que se dedicasse a cada parte da cnc e cada um fizesse uma estimativa de custas de material num ficheiro excell partilhado ai numa pasta google ou dropbox... e enqto se ia idealizando uma cnc num modelador 3d, podia-se ir angariando pessoal que tivesse interessado na compra duma cnc. Podia-se ja estipular varias versoes/preços para saber até qto o pessoal estava disposto a pagar pela cnc e em cada patamar o pessoal comprometia-se a maximizar a cnc pra aquele valor. Valores tipo: 400€, 500€, 700€, 850€ 1000€ e 1500€. (até se podia abrir votaçao com os valores pra estimar a necessidade de começar ja com mtas versoes cnc ou se começar numa mais barata e depois progredir para umas mais robustas ou entao fazer apenas um modelo unico acima da média?..)


Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: CNC Colectiva
« Responder #11 em: 03 de Novembro de 2014, 18:59 »
StarRider novidades do que tinhas em mente?

Offline weed2all

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 176
Re: CNC Colectiva
« Responder #12 em: 15 de Novembro de 2014, 22:57 »
Quai as medidas que pretendem nesta cnc para venda...?posso ajudar com alguma coisa?
Eu desenrasco me no solidworks e poderia tentar fazer umas pecas para eventual aprovacao...posso por ai no forum fotos detaliadas das pecas que fiz no solidworks da minha maquina...
« Última modificação: 15 de Novembro de 2014, 22:59 por weed2all »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: CNC Colectiva
« Responder #13 em: 16 de Novembro de 2014, 00:29 »
o nosso objectivo não é bem vender é mais definir uma cnc e depois em função do pessoal interessado tentar reduzir os preços ao encomendar em maiores quantidades. Depois cada montava a sua, mas já teria todo o material disponível. Este post representa +- aquilo que queremos embora ache que pelo menos aluminio devia ser tranquilo trabalhar. http://lusorobotica.com/index.php?topic=7709.msg86496#msg86496