collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fonte de tensão digital regulavel - Possivel projecto LR  (Lida 19710 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Fonte de tensão digital regulavel - Possivel projecto LR
« em: 26 de Janeiro de 2012, 20:20 »
Boas noites, não sei se sabem o Dave do EEVBlog tem andado a fazer uma série de filmes sobre o desenho de uma fonte de tensão/corrente regulavel, centra-se no LT3080, um regulador de voltagem regulavel que vai quase a 0V, e com uma corrente máxima de 1.1A, ele tem os vários filmes no blog, que recomendo a verem, muito informativos mesmo:
http://www.eevblog.com/

Como o desenho é open-source e ele mesmo incentiva a mod's/cópias/outras interpretações da fonte decidi passar o esquema para Eagle e introduzir algumas alterações, nomeadamente o uso de um Atmega644p, para não ter de usar os expandores de pinos via i2c, o desenho é 100% fiel ao do Dave no que toca ao funcionamento da coisa, pelo menos assim posso tirar partido do debug que ele tem feito/poderá ter de fazer.

Tenho já um pcb desenhado, que com sorte devo mandar fazer lá para Fevereiro, os pcb's na iTeadStudio devem ficar ai na casa dos 30€, para 10 placas todas com e-testing.
Os componentes já tenho uma lista na Mouser e ficam em 33€, ficando a faltar apenas os header para ligar ao painel frontal, pois arranjam-se mais baratos que na Mouser(pelo menos não consigo encontrar headers a preços decentes), isso e o ic principal o LT3080 por alguma razão só existe á venda na Digikey, mas existem duas opções, pedir sample da LT ou comprar directo á LT.
Para se ter uma fonte funcional fica a faltar então o painel frontal, que devem ser mais uns 25€, pois são basicamente uma pcb com silk-screen bonito, dois encoders, uns botões e dois leds, e um transformador ponte retificadora e condensadores ou então um transformador de compra, desde que forneceça mais de 12V e 1A é perfeito.

Se houver aceitação dos menbros poderia-se fazer disto um projectinho para a LusoRobótica, envolve electrónica, queimar componentes, soldar coisas, e programar.
Podem ver aqui uma imagem do pcb que me comeu a cabeça por umas valentes horas, um belo desafio para desenhar:



Não é de todo uma fonte para andar a alimentar motores e steppers, diria que é mais uma fonte de precisão, para brincar com micro-controladores e sensores ou seja electrónica mais sensivel, e porque volta e meia andamos aqui a falar de fontes de bancada DIY, bem é mais um tópico sobre o assunto  :D
Avr fanboy

Offline im2geek4you

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
    • GeekProjects
Re: Fonte de tensão digital regulavel - Possivel projecto LR
« Responder #1 em: 26 de Janeiro de 2012, 21:19 »
Boas,

Parece uma excelente iniciativa. Já sigo o EEVBLOG à bastante tempo e a única coisa que eu sempre achei que pecou por defeito desde que o Dave começou a desenhar a fonte é que a gama de tensão/corrente, é na minha opinião, um pouco baixa.
De resto o desenho da PCB tem bom aspecto  :)

Devias ver os preços dos componentes na TME. Eu costumava comprar na Mouser mas depois comecei a ver que os preços da TME ficam mais em conta... só é um pouco mais lento na entrega (demora uma semana em vez dos 3 dias da Mouser).

Cumps

Offline souza

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Fonte de tensão digital regulavel - Possivel projecto LR
« Responder #2 em: 26 de Janeiro de 2012, 21:23 »
Olá senso.

Eu tambem acompanho o canal do Dave (bastante informativo, recomento) e estou a acompanhar com alguma espectativa este projecto tambem.
A tua ideia é interessante porque, dependendo do valor final estava a pensar adquirir um kit ao Dave.
A fonte em si seria o ideal para alguns projectos que tenho em mente que envolvem micros de baixo consumo com modos de poupança de energia e esta fonte tem alguma potêncialidade para datalogging integrado com medidas de corrente e tensão com uma resolução porreira.

Se houver mais gente interessada na tua ideia, penso que alinharia.

Cumprimentos.
"Engineering is the art of making what you want from things you can get."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte de tensão digital regulavel - Possivel projecto LR
« Responder #3 em: 26 de Janeiro de 2012, 21:27 »
O Dave tenho ideia que está a apontar para os 100$/€ com portes aqui para Portugal e afins, e ele tem lucro nela, mas sim, completo com transformador e caixa diria que por menos de 100€ não se faz, sim a incorporação do uCorrent é uma mais valia, permite medir correntes muito muito baixas mesmo, e depois o resto da magia é o software, que com o Atmega a correr a 16Mhz dá para inventar mil e uma coisas com isto, o orçamento pode descer para os 30 ou 29€ nos componentes pois adicionei um ds18b20, que não é de todo necessário.

Posso ir ver a TME sim, demora é um bocado que ainda são 31 componentes diferentes, obrigado pela dica.

EDIT:
A TME não tem metade dos componentes activos necessários, mas tem o LT3080, a 8€ cada um, fica mais barato comprar os LT3080 directo da LT, e quem puder pode sempre pedir samples.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2012, 21:34 por senso »
Avr fanboy

Offline im2geek4you

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
    • GeekProjects
Re: Fonte de tensão digital regulavel - Possivel projecto LR
« Responder #4 em: 26 de Janeiro de 2012, 21:49 »
EDIT:
A TME não tem metade dos componentes activos necessários, mas tem o LT3080, a 8€ cada um, fica mais barato comprar os LT3080 directo da LT, e quem puder pode sempre pedir samples.

Sim.. ok, esqueci-me de avisar que eles não tem uma gama tão grande como a Mouser, mas ainda assim, em geral, a maioria dos componentes que têm ficam mais baratos. E se fores comprar em quantidade compensa ainda mais.

PS: não consigo sequer ver o LT3080 na Mouser...
PPS: se comprares 10 x LT3080 na TME fica a 7.934€ cada. Obviamente que no fabricante é mais barato, mas não sei se consegues comprar directamente uma dúzia de componentes da LT.
PPPS: Não recebo nenhuma comissão para fazer publicidade à TME  ;D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte de tensão digital regulavel - Possivel projecto LR
« Responder #5 em: 26 de Janeiro de 2012, 21:51 »
Na LT ficam a menos de 3$ cada um, mas tem 30$ de portes, se comprar 10 ficam a para ai 5/6€ cada, sempre é mais barato que a TME mesmo assim, sim é o unico componente que a Mouser não tem é o LT3080, que é uma pena, e comprar á TME só isso ficam ainda mais caro por causa dos portes.
Avr fanboy

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Fonte de tensão digital regulavel - Possivel projecto LR
« Responder #6 em: 26 de Janeiro de 2012, 22:12 »
porque não substituis o LT3080 por um comparador, um transístor NPN e um darlington, também NPN? fica por menos de 1€ e faz exactamente o mesmo que o LT3080

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte de tensão digital regulavel - Possivel projecto LR
« Responder #7 em: 26 de Janeiro de 2012, 22:15 »
Podes mostrar ai um esquema com isso CBX?
Presumo que seja como tenhas nos esquemas que mostras-te mas não sei onde isso pára...
Avr fanboy

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Fonte de tensão digital regulavel - Possivel projecto LR
« Responder #8 em: 26 de Janeiro de 2012, 22:18 »
está aqui: http://lusorobotica.com/index.php?topic=3866.30



basicamente é o que está dentro do LT3080
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2012, 22:22 por CBX »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte de tensão digital regulavel - Possivel projecto LR
« Responder #9 em: 26 de Janeiro de 2012, 22:25 »
Sendo o Vref a voltagem que quero ter á saida porque o op-amp está configurado apenas como buffer e tem por isso ganho unitário, certo?
Quando tiver pcb's, meter esse circuito num pedaço de placa ponto a ponto e experimentar, parece-me uma boa alternativa ao LT.
Avr fanboy

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Fonte de tensão digital regulavel - Possivel projecto LR
« Responder #10 em: 26 de Janeiro de 2012, 22:34 »
neste caso o opamp é usado como comparador, quem trata do ganho é o que está antes

com uma carga pequena pareceu-me estável, com mais é preciso testar
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2012, 22:36 por CBX »

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Fonte de tensão digital regulavel - Possivel projecto LR
« Responder #11 em: 26 de Janeiro de 2012, 23:15 »
Muito interessante.

Essa montagem com Ampop seguidor, a fazer de driver da fonte de tensão/corrente, é um circuito muito usado. Está muito bem testado e com excelentes resultados.

Incentivo-vos a pôr simulações a funcionar, seguidas de protoboard, usar um transistor de potência tipo 2N3055 a ser carregado pelo 2N3904 em par Darlington.
Atenção ao VCC máx do Ampop e ao Iout máx do Ampop, para quando carregar o par Darlington.

Bom trabalho, vou acompanhar este projecto com interesse, já é altura de se fazerem coisas novas e sem ser robozadas e Arduinos! ;)

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Fonte de tensão digital regulavel - Possivel projecto LR
« Responder #12 em: 26 de Janeiro de 2012, 23:45 »
Bem, agora fiquei na dúvida: o ampop faz de seguidor ou comparador? Aposto no seguidor, porque assim fixa a tensão à saída.. é isso? :)

(considera-se que tem na mesma realimentação negativa com os transistores, certo?) (vai lá vão 2anos desde que dei ampops com fartura, enferrujou...)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Fonte de tensão digital regulavel - Possivel projecto LR
« Responder #13 em: 27 de Janeiro de 2012, 00:05 »
Parece-me interessante, vou acompanhar, a ver no que da.
Alfredo Garcia

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte de tensão digital regulavel - Possivel projecto LR
« Responder #14 em: 27 de Janeiro de 2012, 00:23 »
A ideia inicial seria esperar que o Dave teste a pcb dele, dizer que está funcional, encomendar componentes, encomendar pcb's, montar e fazer código, mas acho que vou ás compras ver se faço um circuito baseado no que o CBX postou para substituir o LT3080, com jeito deve caber ainda no pcb, mas acho que essa parte vai ser uma rev 2 que dava-me mesmo jeito ter uma fonte de bancada decente e não a fonte atx que uso agora, se tenho a infelicidade de ter um curto rebento com tudo o que tenho na mesa e a fonte nem sequer repara nisso, quase 30A nos 3.3v sem controlo de corrente é corrente a mais á solta.
Avr fanboy