collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projecto Persistence of vision - Ajuda  (Lida 3778 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Projecto Persistence of vision - Ajuda
« em: 08 de Outubro de 2013, 20:42 »
Boas lembrei me hoje de fazer uma brincadeira com o arduino, é algo que eu já tinha visto na net mas de momento nao sei qual é o nome para ir procurar no google. Basicamente é 7 leds em fila que sao ligados e desligados de modo que, quando em movimento, escreva mensagens. O meu problema é que nao consigo decobrir o delay correto, já estou farto de experimentar e simplesmente nao descubro. Se me puderem dar uma ajuda, agradecia.
Se for necessario o codigo que estou a usar é só pedir, mas aviso que nao deve ser o mais apropriado.
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Preciso de ajuda no meu projecto
« Responder #1 em: 08 de Outubro de 2013, 21:30 »
Boas lembrei me hoje de fazer uma brincadeira com o arduino, é algo que eu já tinha visto na net mas de momento nao sei qual é o nome para ir procurar no google. Basicamente é 7 leds em fila que sao ligados e desligados de modo que, quando em movimento, escreva mensagens. O meu problema é que nao consigo decobrir o delay correto, já estou farto de experimentar e simplesmente nao descubro. Se me puderem dar uma ajuda, agradecia.
Se for necessario o codigo que estou a usar é só pedir, mas aviso que nao deve ser o mais apropriado.

Não é assim que isso funciona, a tua ideia deve ser fazer um fan propeller message.
Leds, um PIC e uma ventoinha.
Ao ter a rotação ideal vai criar ua mensagem conforme a programação do PIC.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Preciso de ajuda no meu projecto
« Responder #2 em: 08 de Outubro de 2013, 21:35 »
Pois só que quero usar um arduino e nao um pic, e quero montar numa roda de bicicleta e nao numa ventoinha
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Preciso de ajuda no meu projecto
« Responder #3 em: 08 de Outubro de 2013, 21:40 »
Pois só que quero usar um arduino e nao um pic, e quero montar numa roda de bicicleta e nao numa ventoinha

Deverá dar igual.
Mas a roda terá de andar a uma velocidade angular de 2pi/0.02s, ou seja 1 volta completa a 50hz. Quanto mais melhor.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projecto Persistence of vision - Ajuda
« Responder #4 em: 08 de Outubro de 2013, 22:05 »
tu terás que ter um sensor na roda que te defina o ponto inicial a partir do qual mostras a mensagem, depois o mostrar a mensagem depende da velocidade da roda, existindo sempre um mínimo para que o efeito seja visível, como já foi referido.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Projecto Persistence of vision - Ajuda
« Responder #5 em: 08 de Outubro de 2013, 22:15 »
Obrigado por teres mudado o nome  :D. Assim lembrei me logo que o que tinha que procurar era POV.
Acho que vou começar por fazer algo deste genero http://hacknmod.com/hack/open-source-bicycle-pov-display-pictures-animation/
« Última modificação: 08 de Outubro de 2013, 22:26 por dvdt »
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Projecto Persistence of vision - Ajuda
« Responder #6 em: 09 de Outubro de 2013, 00:03 »
Como o metRo_ explicou, tem de haver um sensor para determinar o inicio da sequência e calcular a sua velocidade ou a mensagem não é percetível.

Este projecto está em desenvolvimento por um membro aqui do fórum, o site de referência é este: http://samodeller.ru//news/propeller_clock/2011-01-10-10

Também já fiz um à mais de 10 anos só pelo gozo: http://pdropes.blogspot.pt/search/label/Scanner%20Clock
Nessa altura não haviam micros disponíveis como há hoje e optei por assembler 8051

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Projecto Persistence of vision - Ajuda
« Responder #7 em: 09 de Outubro de 2013, 21:32 »
Eu tambem cheguei a comecar a fazer uma coisa do género, mas ficou na gaveta por falta de tempo... :s

De qualquer modo, como referencia ia usar um sensor velho de um conta-kilometros digitais daqueles mais baratos, tens logo tudo o que precisas para detectar a passagem na roda num ponto fixo.

Em relação à velocidade, como o Luis já referiu, quanto mais rápido melhor, no entanto não precisa de ser tão rápido (nem sequer é lá muito aconselhável numa bicicleta). 50Hz = 50 voltas por segundo = +-1.8 metros * 50 = 90 metros por segundo =  324Kmh... É capaz de ser boa idéia isso funcionar a velocidades mais lentas, a n ser que sejas o flash ;)

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Projecto Persistence of vision - Ajuda
« Responder #8 em: 09 de Outubro de 2013, 22:03 »
Eu nem disse nada mas estive para comentar que era para montar na biciclete e nao na mota  :P.
Queria ver se fazia algo para ir para a rua no Halloween passar imagens e mensagens
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4