collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [Ajuda] CNC Laser e Impressora 3D  (Lida 13950 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jricardomiguel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
[Ajuda] CNC Laser e Impressora 3D
« em: 21 de Novembro de 2016, 03:58 »
Viva pessoal,

Sou novo no fórum, tendo-o descoberto através duma pesquisa por máquinas a laser. Inscrevi-me para vos pedir opinião acerca de uma impressora 3D e uma CNC laser. As máquinas não são para uso pessoal, mas sim para uso comercial, por isso é importante que tenham boa qualidade acima de tudo.

O uso das mesmas será direccionado para a arquitetura e design essencialmente, ou seja, para maquetes e objetos relacionados com estas áreas. Gostaria portanto de pedir a vossa opinião acerca das melhores máquinas do mercado relativamente ao custo/qualidade, sendo que na máquina de laser é importante que corte e grave nos mais diversos materiais possíveis e com a maior espessura possível também. Em ambas as máquinas a área de trabalho é muito importante, ou seja, quanto maior for o tamanho dos objetos melhor.

Desde já obrigado pela vossa atenção.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: [Ajuda] CNC Laser e Impressora 3D
« Responder #1 em: 21 de Novembro de 2016, 09:10 »
Depende muito do orçamento.


Impressora 3D de "entrada" que tenho visto a receber os melhores reviews e portanto parece-me que tem uma boa relação qualidade preço é a nova Prussa i3 MK2: http://shop.prusa3d.com/en/3d-printers/53-original-prusa-i3-mk2-3d-printer.html (também há em kit um bocado mais barata). Não é tão barata como as chinesas, mas também não dá os mesmos problemas, e imagino que estejas mais interessado numa máquina para trabalhar do que trabalhar numa máquina ;)

Corte Laser é mais complicado. Se é para uso profissional o melhor deve ser procurar um vendedor/fabricante nacional que dê garantia e assistência. Temos um forista, o velhogordo (j
a não o vejo há uns tempos a postar), que fabricava à medida e as máquinas tinham muito boa pinta: http://lusorobotica.com/index.php?topic=6350.0 . Ficará certamente mais barata que uma de marca já montada, e por ser feita à medida a manutenção e peças estão asseguradas. Tente entrar em contacto com ele.

Offline jricardomiguel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: [Ajuda] CNC Laser e Impressora 3D
« Responder #2 em: 21 de Novembro de 2016, 11:30 »
Depende muito do orçamento.


Impressora 3D de "entrada" que tenho visto a receber os melhores reviews e portanto parece-me que tem uma boa relação qualidade preço é a nova Prussa i3 MK2: http://shop.prusa3d.com/en/3d-printers/53-original-prusa-i3-mk2-3d-printer.html (também há em kit um bocado mais barata). Não é tão barata como as chinesas, mas também não dá os mesmos problemas, e imagino que estejas mais interessado numa máquina para trabalhar do que trabalhar numa máquina ;)

Corte Laser é mais complicado. Se é para uso profissional o melhor deve ser procurar um vendedor/fabricante nacional que dê garantia e assistência. Temos um forista, o velhogordo (j
a não o vejo há uns tempos a postar), que fabricava à medida e as máquinas tinham muito boa pinta: http://lusorobotica.com/index.php?topic=6350.0 . Ficará certamente mais barata que uma de marca já montada, e por ser feita à medida a manutenção e peças estão asseguradas. Tente entrar em contacto com ele.

Antes demais obrigado pela resposta.

O orçamento varia com a relação qualidade/custo das máquinas. Tendo em conta que é para uso profissional, o importante é que as impressões/corte tenham qualidade e que as máquinas me dêem menos problemas possíveis. No entanto, estava a apontar para um valor à volta dos 3000€ para a máquina 3D e cerca de 6000€ para a máquina a laser. Sendo que no laser estou a atirar um pouco para o ar, visto que não estou dentro dos preços praticados.



Uma máquina igual à deste video é coisa para quantos €? Qual a vossa opinião sobre a mesma?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: [Ajuda] CNC Laser e Impressora 3D
« Responder #3 em: 21 de Novembro de 2016, 12:10 »
É um caso de se tens de perguntar é porque não podes pagar :D

https://3dprintingindustry.com/news/first-low-cost-sls-3d-printers-hit-scene-31351/
Citar
The Ice9 is also small enough to fit into an office environment and, most importantly, is 10-15% of the cost of the other affordable laser sintering machines currently on the market with a final expected price of 19,900 GBP + VAT (about $34,000 USD + tax).

3k€ para uma 3D já permite ir mais longe que a recomendação original, não estou bem por dentro do mercado para esses valores, mas já li várias vezes a falarem bem das Ultimaker, com boa qualidade e bom suporte.




Offline jricardomiguel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: [Ajuda] CNC Laser e Impressora 3D
« Responder #4 em: 21 de Novembro de 2016, 12:25 »
Isso é uma verdade de facto! :P

Não, não pretendo nada num valor muitoo alto porque é um negócio que vai começar, pelo que tenho que começar por baixo. O que digo é que pretendo máquinas para uso profissional e venda ao público e não para uso pessoal. Essas impressoras 3D de 1000€ adequam-se a este tipo de negócios? Ou convém investir em algo mais caro?

O que pretendo é que faça objectos nas maiores dimensões possíveis e que seja possível imprimir tanto materiais rigidos como flexiveis. O ponto mais importante é mesmo o detalhe. Que faça coisas deste tipo:





Abraço

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: [Ajuda] CNC Laser e Impressora 3D
« Responder #5 em: 21 de Novembro de 2016, 13:40 »
tens os orçamentos trocados  ;D
tenho ideia que uma maquina laser é muito mais barata a nível profissional do que uma impressora 3D.
uma impressora 3D que "nos" usamos requer aprendizagem, saber resolver muitos problemas, mas existe muita comunidade. o material também se arranja a preço simpáticos, já uma impressora profissional requer material da marca a preços exorbitantes, no entanto reduz as preocupações.

edit: a maquete da cidade consegue-se fazer numa impressora low cost, ja esse cranio com o detalhe nao me parece.
um video da minha home-made
« Última modificação: 21 de Novembro de 2016, 13:43 por StrikerofDeath »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Ajuda] CNC Laser e Impressora 3D
« Responder #6 em: 21 de Novembro de 2016, 14:43 »
Aquela maquete feita numa só impressão não se faz em qualquer lado..
E mesmo ás peças está muito limpinha, tanto um como outro parecem ser objectos feitos em impressoras 3d que funcionam á base de pó e resina e não em plástico derretido..
A Shapeways usa mais impressoras dessas que usam pó e resina que uma pistola de cola quente pendurada em 3 eixos...

Maquineta de corte a laser tens desde o ebay special de 800-900€ para 30x20cm de área de trabalho, e esperar que não te chegue cá cacos de tubo laser, até ao infinito e mais além.
Como meio ponto tens as Epilog ai nos 10k €.
A questão é o que é que queres cortar, e onde é que moras e quem é que conheces..
Se souberes onde ir bater para fazer cortes a laser o mais certo é dares com uma casa que te entregas peças já cortadas por menos dinheiro que tu consegues comprar o material.
Avr fanboy

Offline jricardomiguel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: [Ajuda] CNC Laser e Impressora 3D
« Responder #7 em: 21 de Novembro de 2016, 16:39 »
Eu não quero a máquina para uso pessoal, mas sim para abertura de negócio para corte de peças a laser e também impressão 3D. Daí querer máquinas que satisfaçam este tipo de necessidades. É um serviço prestado para a área da arquitetura e design, daí necessitar de peças com bons acabamentos e detalhes.

Vamos por pontos:

Máquina corte e gravação a laser:

1. Corte e grave diversos materiais (essencialmente cartão, mdf, acrílico, madeiras, cortiça...);
2. Boa área de trabalho (90x60cm pelo menos);
3. Valor a rondar os 5.000/7.000€.


Máquina impressão 3D:

1. Boa área de trabalho (20x30cm já seria bom, mas se maior melhor);
2. Boa pormenorização e acabamentos;
3. Valor a rondar os 2.000/3.000€.


Em relação à máquina 3D e pelo que tive a ler penso serem preferíveis as de resina. Estive a ver esta, pelo que gostaria de saber a vossa opinião sobre a mesma (ou se existe melhor dentro dos valores).

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: [Ajuda] CNC Laser e Impressora 3D
« Responder #8 em: 21 de Novembro de 2016, 17:11 »
A área dessa 3D é bem menor do que queres (145×145×175), e estás muito limitado em material de impressão, esquece cores e estás preso ao fabricante, para não falar do preço dos mesmos:  https://formlabs.com/store/eu/form-2/buy-materials/

Pelo que li em termos de impressão, 1l de resina = 1 kg de filamento (que encontras facilmente por 20€ o kg).

Quanto à qualidade, impecável sem dúvida, mas ter em atenção que as impressões também são mais frágeis.

Também me parece que a impressora sai fora do teu orçamento.

Uma boa comparação entre SLA e FDM, com prós e contras de cada: https://all3dp.com/fdm-vs-sla/

Offline jricardomiguel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: [Ajuda] CNC Laser e Impressora 3D
« Responder #9 em: 21 de Novembro de 2016, 17:41 »
Mas quando dizes que as impressões são mais frágeis, é que se podem partir com alguma facilidade? Não existem impressoras que já imprimem objetos maleáveis?

E desta que achas?
« Última modificação: 21 de Novembro de 2016, 17:59 por jricardomiguel »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: [Ajuda] CNC Laser e Impressora 3D
« Responder #10 em: 21 de Novembro de 2016, 18:17 »
Viste a recomendação da Ultimaker que fiz acima?

Makerbot não sei como estão, a geração anterior deu muitos problemas e a marca nunca reconheceu, teve de levar com uma "class action lawsuit".
Mas acho que é preferível comprar uma máquina europeia do que uma americana, pela assistência,  evitar alfandegas e etc

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: [Ajuda] CNC Laser e Impressora 3D
« Responder #11 em: 21 de Novembro de 2016, 18:47 »
SLS/SLA vai te tornar o produto final muito caro e muito pouco competitivo com as soluções de filamento. Vai para uma Ultimaker ou entao a prusa MK2 que ficas muito bem servido. Se o negocio te correr bem facilmente ficas com impressoes em fila de espera, nessa altura usas o dinheiro para comprar outra Prusa MK2.

Quanto a corte de laser vou tentar saber o fornecedor de umas em PT que dizem ser boas.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: [Ajuda] CNC Laser e Impressora 3D
« Responder #12 em: 21 de Novembro de 2016, 20:47 »
Impressao 3D, trabalho com uma FORMLABS e em minha opiniao eh muito boa.

https://formlabs.com/



Offline jricardomiguel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: [Ajuda] CNC Laser e Impressora 3D
« Responder #13 em: 21 de Novembro de 2016, 21:36 »
Viste a recomendação da Ultimaker que fiz acima?

Makerbot não sei como estão, a geração anterior deu muitos problemas e a marca nunca reconheceu, teve de levar com uma "class action lawsuit".
Mas acho que é preferível comprar uma máquina europeia do que uma americana, pela assistência,  evitar alfandegas e etc

Tens razão no que diz respeito às máquinas europeias. Nem tinha reparado que era americana. ;)

SLS/SLA vai te tornar o produto final muito caro e muito pouco competitivo com as soluções de filamento. Vai para uma Ultimaker ou entao a prusa MK2 que ficas muito bem servido. Se o negocio te correr bem facilmente ficas com impressoes em fila de espera, nessa altura usas o dinheiro para comprar outra Prusa MK2.

Quanto a corte de laser vou tentar saber o fornecedor de umas em PT que dizem ser boas.

Esse é exactamente o modelo de negócio que quero seguir, apenas pretendo é iniciar o projeto com máquinas de boa qualidade. Como é para impressão de objetos para design de equipamento, arquitetura, etc, o acabamento e o aspecto final é muito importante, daí as minhas dúvidas relativamente a boas/más máquinas.

Agradeço imenso a tua ajuda metro, se conseguires obter-me essa informação relativamente ao laser fico-te muito grato mesmo. Abraço.

Impressao 3D, trabalho com uma FORMLABS e em minha opiniao eh muito boa.

https://formlabs.com/

Tens alguns exemplos de trabalhos que tenhas realizado?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: [Ajuda] CNC Laser e Impressora 3D
« Responder #14 em: 21 de Novembro de 2016, 23:22 »

Esta maquete não é feita duma só vez em impressora nenhuma, cada pecinha é feita à parte e depois a maquete é montada com as peças individuais.

Citar
Esse esqueleto é imagem muita usada para publicitar mil e umas impressoras, mas 90% delas nao consegue realizar essa impressao. Se nao me engano, essa impressao é feita com dois materiais, onde um é base de suporte e depois dissolvido com um diluente especifico. Ou é feita com uma impressora de pó ou daquela de resina curada por laser.

Uma laser razoavel e para uso comercial pode custar mais de 20mil euros..
« Última modificação: 21 de Novembro de 2016, 23:27 por Hugu »