collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Sensor infravermelho imune a iluminação exterior  (Lida 12459 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Sensor infravermelho imune a iluminação exterior
« em: 11 de Janeiro de 2011, 14:26 »
Viva,

Tendo em conta a conversa neste tópico, deixo aqui um circuito funcional para detecção de linha por IV, por exemplo, para robots de BSJ. O circuito consiste (tal como referi no outro tópico) num emissor de IV que emite a uma certa frequência com um duty-cycle baixo (o que reduz o consumo de corrente). Na recepção, está um filtro passa-banda que apenas deixa passar a banda de frequência em que o emissor emite.


Fonte: Application note Maxim

Ou seja, o receptor está sempre a receber toda a radiação incidente (sol, luminárias, etc) e a radiação IV que o emissor emite, mas com o filtro passa-banda a saída apenas será em função da radiação IV emitida. 
 
Fiz-me entender? :) 
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2011, 14:32 por beirao »
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Sensor infravermelho imune a iluminação exterior
« Responder #1 em: 11 de Janeiro de 2011, 18:40 »
boas, sendo que normalmente se usaria 3 lados dos sensores um para o lado direito, lado esquerdo e o meio, então assim teria-mos de criar 3 circuitos para isso certo?

Offline Cynary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 182
Re: Sensor infravermelho imune a iluminação exterior
« Responder #2 em: 11 de Janeiro de 2011, 18:58 »
Obrigado pelo esquema!
No entanto, após alguns testes, decidi fazer o mais simples, e simplesmente descontar a radiação do sol (visto que não vou usar os sensores para fazer mais do que equilibrar um robô -- ou seja, é necessário terem um valor semelhante na esquerda e na direita -- e detectar cores no chão -- ou seja, o sol interferirá pouco devido à sombra do robô, não preciso de detecção muito precisa de distâncias).
No entanto, se necessitar para projectos futuros, sei onde procurar, obrigado!

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Sensor infravermelho imune a iluminação exterior
« Responder #3 em: 11 de Janeiro de 2011, 19:33 »
boas, sendo que normalmente se usaria 3 lados dos sensores um para o lado direito, lado esquerdo e o meio, então assim teria-mos de criar 3 circuitos para isso certo?
Sim e não. O oscilador pode ser o mesmo para os três emissores. Mas a parte da recepção terá de independente para cada um.

Obrigado pelo esquema!
No entanto, após alguns testes, decidi fazer o mais simples, e simplesmente descontar a radiação do sol (visto que não vou usar os sensores para fazer mais do que equilibrar um robô -- ou seja, é necessário terem um valor semelhante na esquerda e na direita -- e detectar cores no chão -- ou seja, o sol interferirá pouco devido à sombra do robô, não preciso de detecção muito precisa de distâncias).
No entanto, se necessitar para projectos futuros, sei onde procurar, obrigado!
Então mas partilha depois o teu esquema. Assim ficamos com este que coloquei e com o teu que "desconta" a luz solar :)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: Sensor infravermelho imune a iluminação exterior
« Responder #4 em: 11 de Janeiro de 2011, 20:10 »
Eu com três Leds de Iv emissores e com Leds Iv Receptores posso fazer o mesmo????
Tiago Fernandes

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Sensor infravermelho imune a iluminação exterior
« Responder #5 em: 11 de Janeiro de 2011, 20:56 »
Eu com três Leds de Iv emissores e com Leds Iv Receptores posso fazer o mesmo????
Como não dominas a electronica, nao faças o circuito que coloquei. usa um emissor e receptor (com uma resistencia em cada, claro) e depois fazes como o qu-bot que viste, com uma fita a volta ou um tecido. Depois, quando tiveres o teu robot todo a funcionar fazes umas alterações, e esta pode ser uma :)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Cynary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 182
Re: Sensor infravermelho imune a iluminação exterior
« Responder #6 em: 11 de Janeiro de 2011, 21:42 »
Então mas partilha depois o teu esquema. Assim ficamos com este que coloquei e com o teu que "desconta" a luz solar :)

O descontar a luz solar é feito em programação xD
Basicamente é como disse no outro tópico: faz uma leitura inicial sem o LED ligado, liga o LED e faz outra leitura. Depois, uma simples subtracção trata de "descontar" a luz solar :P
De qualquer forma, assim que tiver tempo, faço uma imagem mais bonita que as que tenho do esquema e ponho aqui, e código também ;)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Sensor infravermelho imune a iluminação exterior
« Responder #7 em: 11 de Janeiro de 2011, 22:12 »
Então mas partilha depois o teu esquema. Assim ficamos com este que coloquei e com o teu que "desconta" a luz solar :)

O descontar a luz solar é feito em programação xD
Basicamente é como disse no outro tópico: faz uma leitura inicial sem o LED ligado, liga o LED e faz outra leitura. Depois, uma simples subtracção trata de "descontar" a luz solar :P
De qualquer forma, assim que tiver tempo, faço uma imagem mais bonita que as que tenho do esquema e ponho aqui, e código também ;)

hmmmmm.... lool

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Sensor infravermelho imune a iluminação exterior
« Responder #8 em: 11 de Janeiro de 2011, 22:50 »
Então mas partilha depois o teu esquema. Assim ficamos com este que coloquei e com o teu que "desconta" a luz solar :)

O descontar a luz solar é feito em programação xD
Basicamente é como disse no outro tópico: faz uma leitura inicial sem o LED ligado, liga o LED e faz outra leitura. Depois, uma simples subtracção trata de "descontar" a luz solar :P
De qualquer forma, assim que tiver tempo, faço uma imagem mais bonita que as que tenho do esquema e ponho aqui, e código também ;)


hmmmmm.... lool


  ate esta bem pensado xD

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensor infravermelho imune a iluminação exterior
« Responder #9 em: 11 de Janeiro de 2011, 22:51 »
Mas isso não é bem bem assim.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Sensor infravermelho imune a iluminação exterior
« Responder #10 em: 11 de Janeiro de 2011, 23:45 »
Mas isso não é bem bem assim.

qual é a critica?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensor infravermelho imune a iluminação exterior
« Responder #11 em: 11 de Janeiro de 2011, 23:49 »
Estás com o robot dentro de casa, les o valor do sensor, que presumo ser um LDR ou parecido, e depois subtrais esse valor sempre ás proximas medições, se por exemplo ficas mais perto ou mais longe de uma fonte de luz isso já não vai funcionar a 100%.
Avr fanboy

Offline Cynary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 182
Re: Sensor infravermelho imune a iluminação exterior
« Responder #12 em: 11 de Janeiro de 2011, 23:58 »
Estás com o robot dentro de casa, les o valor do sensor, que presumo ser um LDR ou parecido, e depois subtrais esse valor sempre ás proximas medições, se por exemplo ficas mais perto ou mais longe de uma fonte de luz isso já não vai funcionar a 100%.

Assim não funcionaria, mas o método que sugeri previne contra isso. Para cada medição, ele faz duas: uma de base, e uma com o LED ligado. Ou seja, ele vai sempre actualizando a base para cada sensor. Claro que se só medirmos uma vez a base, não funciona bem xD.
Este método claro que tem muitas desvantagens, pois no meu caso, tenho de comparar diferentes sensores, e estou a assumir que a luz do sol que incide em cada um dos sensores é igual, o que pode nem sempre acontecer (à direita pode estar sol e à esquerda sombra)., e isso faz uma grande diferença -- o robô, em vez de tender para o equilíbrio, tende a ir mais para o lado mais iluminado.
No entanto, dada a sua simplicidade, é suficiente para várias aplicações que não precisem de medições de distância muito precisas. A solução ideal seria a colocada pelo beirão, mas dada a grande quantidade de componentes necessários, e a maior complexidade do circuito, a maior parte das pessoas (neste momento eu incluído xD) preferiria pagar por sensores sharp :P.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Sensor infravermelho imune a iluminação exterior
« Responder #13 em: 12 de Janeiro de 2011, 15:19 »

Epa... realmente o teu método é um bocado falivel  :-\ para melhorar isso, podias era medir a "base" para cada sensor... tu medes com que? LDR? Se não queres implementar algo mais complexo como o que coloquei aqui (que não é complexo:D ) vale mais meteres uma LDR para cada sensor.. sempre é mais fiavel :)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Cynary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 182
Re: Sensor infravermelho imune a iluminação exterior
« Responder #14 em: 12 de Janeiro de 2011, 16:11 »
Uso um fototransístor ... basicamente, funciona como um LDR. Claro que para cada sensor uso um fototransístor diferente, e meço as bases separadamente, senão também dificultava as coisas se queria medir distâncias em lados opostos de cada sensor, visto ser difícil a luz de um lado ir para o outro lado xD.
O teu circuito não é muito complexo, mas para quem não tem muita experiência como eu, e não reconhece alguns dos componentes (não reconheço a peça que tem um + e um -, e o componente que tem um símbolo semelhante a um díodo, mas que não tem um traço direito), assusta um pouco XD.