O post não é um ataque pessoal a ninguém muito menos uma imposição de opinião, é simplesmente um pensamento pessoal!Fala-se aqui de tanta coisa que acho que um post de 1000 palavras nao chega para falar sobre tudo.
É interessante ver esta discussão. Parece que em tudo o que eu me meto tem de haver sempre este "medidor de pilas" em algum tema.
Estudo Eng Electrotecnica em Coimbra - Lá se mede a pila entre Coimbra e o Porto
Trabalho artisticamente em diversão noturna - Lá se mede a pila entre o Comercial, o underground. Os que usam computador e os que usam vinil...
Como hobby e assimilar conhecimentos do meu curso, tenho a electronica (Arduino) - La se mede a pila entre os *duinos e os *piquinos...
Agora vamos la ver se tanto os *duinos e os *piquinos conseguem aprender algumas coisa com o que escrevo, ou simplesmente enveredam pelo "eu é que tenho razao".
A meu ver, existem no mundo dois tipos de pessoas: Os pro activos, e os iludidos/frustrados e aqui é que se geram os problemas todos. Estes dois tipos de pessoas existem em qualquer area e em qualquer momento.
Os frustrados, programar o Blink no arduino é do cara!"#
E assim vai continuar. Qual o vosso problema com eles? Eles é que vivem enganados, e voces com esse tipo de "opiniao", só mostram tambem que estão a passar para o lado da frustração... Se eles depois metem nos curriculum's e se gabam aos amigos que percebem bue de electronica e microprocessadores e embebidos, problema o deles, eu posso dizer que domino matematica porque digo que sin^2(x) + cos^2(x) + e^0 = 2. Mas cada um sabe de si e deus de todos, la está sao os iludidos...
Os pro activos, neste caso identivico-os como pessoas que têm um gosto por aprender, ou um gosto por fazer.
O gosto por fazerAqui o fergas gosta de aquarofilia e tentou ser pró activo, e colmatar alguma necessidades que tinha no seu hobby, com uma área que nem era a dele.
(uma pergunta:
É mau ter gente fora dos estudos de electrotecnia/electronica a interessar-se pela mesma? Qual o problema, sentem algum tipo de ameaça?)
Se o rapaz so quer que a luz do aquario ligue às X horas e desligue as Y, e esta interessado em desenvolver algo qual o problema de ser pro activo? (teve de estudar mesmo que seja copy past, pelo menos tem que perceber se nao o codigo nem compila. "Ah e tal ja ha codigos feitos", Ok, tens
aqui uma receita para o almoço de amanha mas nao uses porque é um "codigo feito", tudo a tirar um curso de cozinha porque essa coisa de cozer ovos sem ser a 55ºC nao pode ser, até la passa tudo fome (suposta temperatura ideal por alguns chefs de cozinha, é outro hobby meu), é como programar sem saber os registos do Atmega).
Os que têm gosto por aprender a área especifica.
Eu olho para traz e vejo no arduino como um "NXT para adultos". O arduino serve simplesmente para cativar e trazer mais gente para a nossa area, depois obvio que como pro activo com gosto por aprender cabe-me a mim estudar e enriquecer o meu conhecimento.
A minha experiência pessoal, é que andei 4 anos a pastar no curso, porque o meu interesse sempre foi a musica e a diversão noturna, e levo muito a serio o meu trabalho.
Neste momento tenho tanta motivação para ir trabalhar à noite, como para ir às aulas pois sei que para os meus projectos (HOJE com o arduino, AMANHA, veremos) eu vou precisar de tudo o que o meu curso me pode ensinar, e ja fiz cadeiras como Sistemas Digitais, e Microprocessadores que de la pouco reti, pois eram desinteressantes e pouco demonstrativas do que se pode fazer com os conteúdos programáticos das mesmas e agora vejo a importância que tinham.
Esta discussão só veio dar-me ainda mais vontade de aprender, e escavar para baixo do arduino, para ver o que há por baixo. Voces fizeram o percurso inverso, mas qual o problema de eu fazer o contrario e todos os outros fazem? Os que são realmente pro activos e com gosto pela area claro, vao ter exactamente a mesma curiosidade.
Agora na verdade podem-me perguntar o que ja fizeste com o arduino, e eu digo fiz isto e aquilo e mais aquilo.
Sabes o significado de AVR? Não, não sei.
Sabes o que é FTDI? Mais ou menos.
Sabes o que é SPI? Mais ou menos.
Es um burro nao sabes nada. -Certo hoje nao sei, mas garanto que vontade para estudar sobre tudo isto nao me falta e cada vez tenho mais, tudo devido as portas e interesse que o arduino desenvolveu em mim. E voces se acham que realmente o melhor é saber como fazer, e como trabalhar, e como ter um workflow mais baixo nivel. Devem ser tambem voces a ajudar pessoas como eu, e os demais. Porque nao criam um movimento PRO PIC em vez de um Anti Arduino? É que desta forma parece que voces querem é deitar a baixo quem está a começar e normalmente começa quase sempre por arduino, do que ajudar com os conhecimentos que voces defendem.
Aprender nunca é demais. Até porque depois teremos os verdadeiros beneficios de programar a baixo nivel.
MAS, no caso de nao se justificar (pelo projecto, ou pelo tempo de implementação), qual a necessidade em ter que reinventar a roda? Por exemplo, para ler o valor analogico de um pino, se o analogRead ja trata de todo o trabalho e para este ou aquele projecto nao precisamos de optimizar esse processo? (dos poucos processos que sei um pouco como funciona a baixo nivel).
De acrescentar que pelo menos no meu curso (Universidade de Coimbra), usam PIC's e nao Arduinos.
Sobre o ensino:
O ensino está PÉSSIMO em Portugal, alias na escolaridade obrigatoria, se o encarregado de educação acha que o seu educando deve passar mesmo tendo disciplinas negativas, nenhum professor o pode reprovar.
Depois como é obvio os professores nao têm animo nenhum para ensinar (ok outros nem sequer deviam ser professores mas isso é outra historia).
Na universidade é precisamente a mesma coisa em termos da "saude do ensino". Os profs em Eng, nao têm pedagogia nenhuma. Muitos nao têm motivação para dar aulas e so pensam na investigação, dar aulas e é um fardo.
O civismo e a educação cada vez é pior na universidade. Entao com isto de bolonha... veio tudo piorar...