collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[30 de Abril de 2024, 15:09]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino  (Lida 72950 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline fergas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 159
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #75 em: 28 de Fevereiro de 2014, 18:12 »
Acho que o assunto não tem pés nem cabeça. Isto de impôr às pessoas fosse o que fosse nunca deu bons resultados. Só porque não gostamos ou porque achamos que não é util para outros, os outros têm também de nos seguir? Por favor!
E neste caso concretamente  é esquecido de que não é só o pessoal da universidade que mexe com os arduinos.
Apesar de toda a informação que existe ela só é util se fôr procurada. Eu como exemplo, aqui há uns tempos nem sonhava que o arduino existia, e os meus conhecimentos de programação resumiam-se ao  basic do spectrum de há muitos anos atrás. A minha formação nada tem a ver com a  informática ou com electrónica.
Como gosto de auqáriofilia, comecei a encontrar o nome arduino em sistemas de controlo de iluminação de aquários. E pensava que aquilo devia ser o máximo, ... mas muita complicado de  usar.
Até que me enchi de coragem e mandei vir um da lusorobótica. Para descobrir que afinal aquilo até não era tão dificil assim.
E prontos, mais um hobie :). Hoje em dia já quase não o uso, mas à custa dele já consigo estar à vontade com o avrstudio e brincar com avrs na boa.
Ainda bem que inventaram o arduino.
Esqueçam essa ideia.

StarRider

  • Visitante
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #76 em: 01 de Março de 2014, 00:52 »
Boas,

"O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas sim a ilusão da verdade” ... válido para quem pensa que sabe
programar, para quem pensa que domina um ARV ao fim de 6 meses a mexer num arduino ...

Boa sorte,
PA

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #77 em: 01 de Março de 2014, 02:56 »
Mas essas afirmações do estilo mexi num arduino durante 5 minutos e sou o rei, isso é algo fundado ou estão para ai a inventar só para continuar a destilar azia?
Avr fanboy

Offline fergas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 159
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #78 em: 01 de Março de 2014, 12:10 »
A loja da Lusorobótica encerrou há vários anos. Não foram 6 meses, nem tão pouco 5 minutos.
Estar  à vontade com programação em avr para um hobby não tem que se traduzir em dominio soberano desta. Mas porque não evoluir? Ah, tinha-me esquecido! Sacana do arduino lol.
Enviesar uma afirmação e menorizar arrogantemente outros para fortalecer um argumento que se quer impor, não me parece bonito, nem por si torna esse argumento válido.
Aliás não me parece nada bem impor seja o for sem que haja consenso maior.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #79 em: 01 de Março de 2014, 15:28 »
O Arduino não tem culpa nenhuma, há milhares de novos projectos pela web, youtube cheio de vídeos de pessoal que constrói algo e quer partilhar com o mundo, nesta partilha não dizem que são engenheiros só pq cosneguriam fazer copy\paste e perceber +/- como funciona. Se há alguém que acha que já sabe tudo pq fez upload de um sketch então sim, está enganado. Mas acredito que a maior parte dos utilizadores de Arduino usam-no pq de facto conseguem fazer coisas engraçadas e usar o mesmo em situações que antes não iriam conseguir.

é como tudo,  eu já andei num ferrari durante 10 minutos mas não ando a dizer que sou piloto pq sei conduzir um.. no entanto gosto de mostrar às pessoas e fazê-las ver o prazer que é andar às voltas numa pista com 500cv nas mãos.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #80 em: 02 de Março de 2014, 00:08 »
O post não é um ataque pessoal a ninguém muito menos uma imposição de opinião, é simplesmente um pensamento pessoal!

Fala-se aqui de tanta coisa que acho que um post de 1000 palavras nao chega para falar sobre tudo.

É interessante ver esta discussão. Parece que em tudo o que eu me meto tem de haver sempre este "medidor de pilas" em algum tema.

Estudo Eng Electrotecnica em Coimbra - Lá se mede a pila entre Coimbra e o Porto
Trabalho artisticamente em diversão noturna - Lá se mede a pila entre o Comercial, o underground. Os que usam computador e os que usam vinil...
Como hobby e assimilar conhecimentos do meu curso, tenho a electronica (Arduino) - La se mede a pila entre os *duinos e os *piquinos...

Agora vamos la ver se tanto os *duinos e os *piquinos conseguem aprender algumas coisa com o que escrevo, ou simplesmente enveredam pelo "eu é que tenho razao".

A meu ver, existem no mundo dois tipos de pessoas: Os pro activos, e os iludidos/frustrados e aqui é que se geram os problemas todos. Estes dois tipos de pessoas existem em qualquer area e em qualquer momento.

Os frustrados, programar o Blink no arduino é do cara!"#
E assim vai continuar. Qual o vosso problema com eles? Eles é que vivem enganados, e voces com esse tipo de "opiniao", só mostram tambem que estão a passar para o lado da frustração... Se eles depois metem nos curriculum's e se gabam aos amigos que percebem bue de electronica e microprocessadores e embebidos, problema o deles, eu posso dizer que domino matematica porque digo que sin^2(x) + cos^2(x) + e^0 =  2. Mas cada um sabe de si e deus de todos, la está sao os iludidos...

Os pro activos, neste caso identivico-os como pessoas que têm um gosto por aprender, ou um gosto por fazer.
O gosto por fazer
Aqui o fergas gosta de aquarofilia e tentou ser pró activo, e colmatar alguma necessidades que tinha no seu hobby, com uma área que nem era a dele.
(uma pergunta: É mau ter gente fora dos estudos de electrotecnia/electronica a interessar-se pela mesma? Qual o problema, sentem algum tipo de ameaça?)
Se o rapaz so quer que a luz do aquario ligue às X horas e desligue as Y, e esta interessado em desenvolver algo qual o problema de ser pro activo? (teve de estudar mesmo que seja copy past, pelo menos tem que perceber se nao o codigo nem compila. "Ah e tal ja ha codigos feitos", Ok, tens aqui uma receita para o almoço de amanha mas nao uses porque é um "codigo feito", tudo a tirar um curso de cozinha porque essa coisa de cozer ovos sem ser a 55ºC nao pode ser, até la passa tudo fome (suposta temperatura ideal por alguns chefs de cozinha, é outro hobby meu), é como programar sem saber os registos do Atmega).

Os que têm gosto por aprender a área especifica.
Eu olho para traz e vejo no arduino como um "NXT para adultos". O arduino serve simplesmente para cativar e trazer mais gente para a nossa area, depois obvio que como pro activo com gosto por aprender cabe-me a mim estudar e enriquecer o meu conhecimento.
A minha experiência pessoal, é que andei 4 anos a pastar no curso, porque o meu interesse sempre foi a musica e a diversão noturna, e levo muito a serio o meu trabalho.
Neste momento tenho tanta motivação para ir trabalhar à noite, como para ir às aulas pois sei que para os meus projectos (HOJE com o arduino, AMANHA, veremos) eu vou precisar de tudo o que o meu curso me pode ensinar, e ja fiz cadeiras como Sistemas Digitais, e Microprocessadores que de la pouco reti, pois eram desinteressantes e pouco demonstrativas do que se pode fazer com os conteúdos programáticos das mesmas e agora vejo a importância que tinham.

Esta discussão só veio dar-me ainda mais vontade de aprender, e escavar para baixo do arduino, para ver o que há por baixo. Voces fizeram o percurso inverso, mas qual o problema de eu fazer o contrario e todos os outros fazem? Os que são realmente pro activos e com gosto pela area claro, vao ter exactamente a mesma curiosidade.

Agora na verdade podem-me perguntar o que ja fizeste com o arduino, e eu digo fiz isto e aquilo e mais aquilo.
Sabes o significado de AVR? Não, não sei.
Sabes o que é FTDI? Mais ou menos.
Sabes o que é SPI? Mais ou menos.
Es um burro nao sabes nada. -Certo hoje nao sei, mas garanto que vontade para estudar sobre tudo isto nao me falta e cada vez tenho mais, tudo devido as portas e interesse que o arduino desenvolveu em mim. E voces se acham que realmente o melhor é saber como fazer, e como trabalhar, e como ter um workflow mais baixo nivel. Devem ser tambem voces a ajudar pessoas como eu, e os demais. Porque nao criam um movimento PRO PIC em vez de um Anti Arduino? É que desta forma parece que voces querem é deitar a baixo quem está a começar e normalmente começa quase sempre por arduino, do que ajudar com os conhecimentos que voces defendem.

Aprender nunca é demais. Até porque depois teremos os verdadeiros beneficios de programar a baixo nivel.
MAS, no caso de nao se justificar (pelo projecto, ou pelo tempo de implementação), qual a necessidade em ter que reinventar a roda? Por exemplo, para ler o valor analogico de um pino, se o analogRead ja trata de todo o trabalho e para este ou aquele projecto nao precisamos de optimizar esse processo? (dos poucos processos que sei um pouco como funciona a baixo nivel).

De acrescentar que pelo menos no meu curso (Universidade de Coimbra), usam PIC's e nao Arduinos.


Sobre o ensino:
O ensino está PÉSSIMO em Portugal, alias na escolaridade obrigatoria, se o encarregado de educação acha que o seu educando deve passar mesmo tendo disciplinas negativas, nenhum professor o pode reprovar.
Depois como é obvio os professores nao têm animo nenhum para ensinar (ok outros nem sequer deviam ser professores mas isso é outra historia).
Na universidade é precisamente a mesma coisa em termos da "saude do ensino". Os profs em Eng, nao têm pedagogia nenhuma. Muitos nao têm motivação para dar aulas e so pensam na investigação, dar aulas e é um fardo.
O civismo e a educação cada vez é pior na universidade. Entao com isto de bolonha... veio tudo piorar...
« Última modificação: 02 de Março de 2014, 00:25 por Kristey »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #81 em: 02 de Março de 2014, 04:37 »
é pah, tanta conversa e acabaste por nao dizer qual o tamanho da tua pila! LOL  ;D
joking!  ;) é bem verdade e subscrevo, devia-se incentivar e criar projectos ou alternativas e nao apenas dizer que isto ou aquilo nao devia existir e tal. ser anti qq coisa é mm isso, é ser-se pessimista e jogar na defesa.
Ainda bem que ha mtas soluçoes porque os gostos das pessoas e suas necessidades sao diferentes e variam ao longo do tempo.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #82 em: 02 de Março de 2014, 11:36 »
"...A meu ver, existem no mundo dois tipos de pessoas: Os pro activos, e os iludidos/frustrados e aqui é que se geram os problemas todos. Estes dois tipos de pessoas existem em qualquer area e em qualquer momento..."

"...Porque nao criam um movimento PRO PIC em vez de um Anti Arduino? É que desta forma parece que voces querem é deitar a baixo quem está a começar e normalmente começa quase sempre por arduino, do que ajudar com os conhecimentos que voces defendem..."

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #83 em: 02 de Março de 2014, 12:24 »
Hugu podes ver as coisas dessa maneira (acabamos por dar sempre o nosso toque pessoal, e isso pode ser interpretado como "a minha pila é maior" :D ), mas penso que nao defendi o "arduino como deus", nem a "pic como um processo de retrogados".

O correcto é juntar o bom das duas plataformas. E criar movimentos PRO PIC, que eu com todo o gosto participarei.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #84 em: 02 de Março de 2014, 13:20 »
LOL ate de tamanhos ja se fala esta bonito esta....temos que respeitar, que se pode fazer? É que coisas destas existem em todo lado, alguém descontente e que tem outras coisas em mente...

Por exemplo, também existe o movimento anti-energias renováveis,  ...lá esta alguém descontente e que lhe esta a estragar a vida pois deve ter um poço de ouro negro lá por casa e quer fazer uns cobres....e temos de respeitar,a gora se apoiamos é que a conversa já é outra.

Por isso venham de lá mas é opções e dêem continuidade a coisa lol 
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #85 em: 02 de Março de 2014, 21:28 »
Se começarem o movimento o pro pic eu começo o anti pic.
Á que manter a harmonia, yan e yang e esses tretas  ::)
Avr fanboy

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #86 em: 02 de Março de 2014, 22:33 »
Se começarem o movimento o pro pic eu começo o anti pic.
Á que manter a harmonia, yan e yang e esses tretas  ::)

Sim, parece-me justo :P

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #87 em: 03 de Março de 2014, 10:09 »
Se começarem o movimento o pro pic eu começo o anti pic.
Á que manter a harmonia, yan e yang e esses tretas  ::)

Ahah devias por isto na tua assinatura!

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #88 em: 03 de Março de 2014, 19:24 »
Se começarem o movimento o pro pic eu começo o anti pic.
Á que manter a harmonia, yan e yang e esses tretas  ::)

Senso esqueceu-se que há chipKIT que é compatível com Arduino e é baseado num microcontrolador PIC.

Acho exagerado o desejo de se criar um movimento anti-Arduino. Eu não gosto do Arduino, mas sem Arduino, bem como Basic Stamp, e outros, talvez viveríamos ainda no mundo do Assembler, quando se tinha que escrever umas 50 linhas de código só para piscar um LED!

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #89 em: 04 de Março de 2014, 00:42 »
Nunca programei PIC, mas faço umas brincadeiras com arduino de longe a longe..
Nem era para dizer nada cá, porque nao gosto de entrar neste tipo de coisas, mas. . .

O Arduino despertou-me a curiosidade da electronica e motivou-me pelo rápidos resultados a minha frente, estava a começar a Licenciatura e é um bom incentivo, quem gosta mesmo disto, certamente depois irá explorar isto para outros níveis. Se começar por algo muito ambicioso e dificil certamente desiste em pouco tempo grande parte deles, pois não percebem nada. Com o arduino as coisas tornam-se mais simples, mesmo não percebendo nada.

Agora não me digam também que quando vão tirar a carta de condução já vão para lá a saber como se constrói um carro de raíz. Porque se voces vão utilizar um carro feito, estão a utilizar algo já criado.

Quem não gosta do Arduino, força, mas não condenem, porque a simplicidade hoje em dia conta muito para quem não percebe nada (jovens de 10~16 anos).
Já lá vão os anos em que quando se queria fazer algo tinha que se bater com a cabeça na Parede, hoje em dia o processo está a mudar, temos simplicidade, e consegui-mos ter resultados para prova de conceito, apartir daqui quem quiser investiga e aprende como usar.


Cumprimentos,
André Carvalho.