collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Projecto Freza CNC - Arduino  (Lida 233903 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #165 em: 06 de Junho de 2012, 18:42 »
Boas pessoal.
Montei os meus encoders segundo este esquema que oferece uma leitura analogica entre 0 e 5V. Fui ler com o multimetro e está correcto. Mas nao consigo ler nada no arduino, com o labview. O labview está correcto. O que acham que pode ser?



Abraços
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #166 em: 06 de Junho de 2012, 18:50 »
Bem nem com um ldr do vcc ao analog input + resistencia do ground ao analog input funca... Acho que arderam os conversores a/d, dao sempre 5v... Eu à uns tempos andei ai com umas experiencias manhosas. lool

Acho que ta na altura de me ocupar novamente do 644p lool

Edit:
Ja agora...
« Última modificação: 06 de Junho de 2012, 19:02 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #167 em: 06 de Junho de 2012, 19:13 »
Não terás os pinos configurados como saida e não como entrada?
Usar esses encoders com saida analógica, na minha opinião é um desperdicio, isso fala SPI..
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #168 em: 06 de Junho de 2012, 19:28 »
Boa tinha-me esquecido disso mais uma vez :P Mas meti isso e agora o valor oscila sempre entre 0, 5 e 310 lool Ta tudo marado...
Fogo ja fiz leituras analogicas mais que uma vez, ainda por cima po projecto do forno... O que será que se passa aqui?

Ya tenho mais tarde de experimentar spi. Mas agora serve este para testar que é bem simples... O que vale é que a datasheet tem tudo explicadinho :D
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #169 em: 06 de Junho de 2012, 19:36 »
Agarra num osciloscópio e vê efectivamente o que está no pino de saida do encoder.
É que pwm, mesmo filtrado nunca vai ser uma onda analógica perfeita.
É normal que ao meteres um pino como saida e lhe estares a forçar uma tensão, bem ao pino não faz de certeza..
O problema nunca é do código quando afinal é do código, os atmegas até são resistentes, mas se tiveres um chip mais frágil, já tinhas rebentado com um pino ou com o micro, tens de ter mais cuidado nesse tipo de coisas.
Estás a colocar o iman em cima do encoder?
Está bem centrado?
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #170 em: 06 de Junho de 2012, 19:50 »
Pois ja deve ter berrado. Tive a testar com um ldr e codigo "arduino" e o serial so da 1023...

Ai a minha cabeça...  :P E ja nao é a primeira vez que cometo este erro...

Bem com o encoder no problem. Com leituras no multimetro funciona as mil maravilhas...

É agora que meto o 644 a bombar... ou nao :P
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #171 em: 07 de Junho de 2012, 20:15 »
Boas pessoal.

Andei a desenhar a placa controladora da cnc...



Alguem quer dar uma dica que possa melhorar o aspecto? É que como nao tenho experiencia a desenhar pcb's, se calhar podia tar bem melhor... mas nao tenho noção...

Basicamente a placa controla 3 motores de passo unipolares, atraves de um atmega328. Tem ainda disponivel 6 entradas analogicas, para ligar o que quisermos lool. Po projecto vou ligar sensores de corrente. Mas depois vai servir para usar com os sensores de barreira infravermelhos, para cada eixo.

É pena ser um 328, mas por agora serve po projecto. Mais tarde talvez um 1284....
Tambem o tamanho dos diodos nao ajuda... Ainda tenho de investigar os smd.

Leva transistores TIP122 e diodos 1N5821.
Ainda falta rever as ligações, que nao tive muito cuidado.


E ja agora aqui vai o novo modelo da cnc. Afinal vou optar por mesa movel...





Cumps


Edit: Ja agora, da para converter as linhas todas ao mesmo tempo para bottom, no Eagle?

E ja vi um erro lool Confundi a base com o colector :P
« Última modificação: 07 de Junho de 2012, 21:07 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #172 em: 07 de Junho de 2012, 21:21 »
Vais utilizar sensores de corrente com qual finalidade.
Alfredo Garcia

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #173 em: 07 de Junho de 2012, 21:40 »
Corrigida :D



Com a finalidade de monitorização de correntes e custos energeticos. Como é um projecto de curso, estou apostar nas várias funcionalidades que consigo utilizar no labview.

Tambem tou a pensar ligar um joystick analogico para brincar com o modo manual...
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #174 em: 07 de Junho de 2012, 22:58 »
Tens espaço para usar um atmega644p, não percebo é os dois diodos nos transistores, e devias ter resistências entre os pinos do micro e os transistores e falta-te ai pelo menos um condensador no pino Aref e outro nos pinos de alimentação, estes dois deviam ser cerâmicos de 100nF, e um electrolitico na entrada da alimentação ai de 3300uF, e os condensadores do cristal, o traço comum entre eles tem de ligar á massa, por isso tens um erro no esquema.
E os diodos parecem estupidamente grandes.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #175 em: 07 de Junho de 2012, 23:28 »
Tens espaço para usar um atmega644p, não percebo é os dois diodos nos transistores, e devias ter resistências entre os pinos do micro e os transistores e falta-te ai pelo menos um condensador no pino Aref e outro nos pinos de alimentação, estes dois deviam ser cerâmicos de 100nF, e um electrolitico na entrada da alimentação ai de 3300uF, e os condensadores do cristal, o traço comum entre eles tem de ligar á massa, por isso tens um erro no esquema.
E os diodos parecem estupidamente grandes.



Eu segui este esquema, os dois diodos sao para proteger o circuito das correntes reversas, quando se desliga os motores de passo, acho eu...

O traço comum entre os condensadores do cristal está ligado à massa, mas o traço que liga à massa está ligado a uma pata do condensador.

As resistencias internas das TIP122 nao sao suficientes? Ou posso danificar o atmega, se nao limitar a corrente?

Quanto ao resto seria algo deste genero:

Em grande->http://i47.tinypic.com/30u4ojt.png

Condesador 48 é o electrolitico...

Os diodos sao schottky 3A, 1N5821
Muito obrigado pela ajuda :D

Edit:
Pensando bem os diodos so precisam de conduzir entre os fios do motor e a alimentação dos motores, quando se desliga os motores para dissipar a corrente. Os diodos ligados dos emissores aos fios do motor, nao faz la nada ne?
« Última modificação: 07 de Junho de 2012, 23:38 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #176 em: 07 de Junho de 2012, 23:49 »
se fores à datasheet do TIP122 vez que a base "come" 150mA, os pinos do AVR apenas fornecem 40mA, máximo absoluto...

esses traços são demasiado pequenos, os que conduzem muita corrente devem ser pelo menos 5x mais grossos

tens um erro no botão reset, os pinos estão ligados internamente aos pares e tens 3 ligados ao que parece ser o ground

deves evitar os "cantos" quadrados:


se possível redondos e deves ocupar o máximo da placa possível para evitar que durante o banho de acido os traços mais pequenos sejam destruídos enquanto esperas que o cobre seja removido das áreas maiores, quando possível usar um plano de GND

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #177 em: 08 de Junho de 2012, 00:02 »
Vou mandar fazer n G7, acho que é numa cnc, digo eu...

Pois é o botão ta mal  ;D

Porque se deve evitar os cantos quadrados? Está relacionado com a condução de corrente?

O traço é que é uma xatisse, que tenho de aumentar o tamanho da placa... A nao ser que funcione so com um diodo, parece que sim...

Vou meter as resistencias entao... Era tao simples ir ver a datasheet. Que burro  :( ;D
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #178 em: 08 de Junho de 2012, 00:10 »
Tens de meter um transistor mais pequeno a fazer de driver,se não o transistor nunca entra em saturação e vai aquecer como tudo e acabar por queimar.
E devias estar a usar um driver para isso, porque steppers costumam ser controlados com controlo de corrente e não assim meio á sorte vá..
Avr fanboy

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #179 em: 08 de Junho de 2012, 00:12 »
Se o CI ficasse ao alto não ocupava menos espaço, com as pistas de cobre.
Para a minha que ainda está em estudo, a principio vou utilizar "TA8435HQ" que acho que está muito completo.

http://www.cuteminds.com/index.php/en/tb6560ahq
« Última modificação: 08 de Junho de 2012, 00:20 por PDI »
Alfredo Garcia