collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Projecto Freza CNC - Arduino  (Lida 233955 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #330 em: 06 de Fevereiro de 2013, 00:06 »
Supostamente será nylon alimentar, mas se for das baratas é nylon do mais rasco que existe e é muito perigoso usar isso em cozinhas, porque o nylon não alimentar é venenoso e não digerivel, dá para furar o estômago ou o intestino com uma lasca disso.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #331 em: 06 de Fevereiro de 2013, 00:32 »
A que tenho aqui tem bom aspecto. O material é macio e homogéneo.

Portanto, vou dizer à minha mãe que nao pode usar essa tabua pois faz mal à suade e vai ter que me a dar ;D Ta resolvido o problema :P
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #332 em: 06 de Fevereiro de 2013, 20:18 »
Nao sei se será nylon, parece-me muito transparente, tenho ideia que o nylon é mais branco mas vai ter que servir... :P





Corta-se mais ou menos bem com uma faca...
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #333 em: 05 de Março de 2013, 23:07 »
Por comparador, dizes o quê?
Um paquimetro?
Por 6€ compras um paquimetro do eBay, está certo que não é do melhor, mas é bonzinho..
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #334 em: 05 de Março de 2013, 23:25 »
Boas

La venho eu com mais uma ideia para poupar dinheiro e ganhar sabedoria :D

Como preciso de algo para calibrar a minha CNC decidi comprar um comparador digital mas andei a ver preços de algo decente e meu deus, é muito caro.

Decidi construir um para nao variar (ja devem estar fartos de eu chutar projectos e nao acabar nenhum :P).





Basicamente será como se vê nas fotos (esquecendo os imanes que estão a apoiar o veio de aço)

Tem um encoder de 14bits (que tenho aqui da ams mas ainda tenho de fazer a pcb), o veio grande que vai servir para medir (é suportado por dois casquilhos de latão), o veio pequeno onde se encontra um rolamento que será preso a uma estrutura e um iman na ponta para o encoder. De modo a agarrar o iman usei tubo pneumatico de 6x4. Usei tambem desse tubo para o veio grande ganhar aderência no veio pequeno mas desliza um bocado, vou colocar manga termoretractil.

Pelas minhas contas terá uma resolução minima de 0,003491mm isto com um diâmetro do veio pequeno de 8mm. Talvez arranje um veio com menor diametro mas isto ja dá perfeitamente para os meus trabalhos cá de casa.

Qual o tipo de comunicação com o micro escolher? I2C ou SPI?
Vou é ter de aprender a escrever valores num lcd tipo nokia 5110, que não deve ser facil.


Cumps


Edit: Desculpa senso o post ter desaparecido mas tinha-me enganado (queria carregar no previsualizar e carreguei no enviar e entao depois apaguei o post para o acabar) :P

Tipo isto:

« Última modificação: 05 de Março de 2013, 23:39 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #336 em: 06 de Março de 2013, 02:55 »
Por 35€ compras coisas dessas digitais, e tens duas raças de aparelho para procurar, depth gauges:
http://www.ebay.com/itm/Snap-Depth-Gauge-Digital-Electronic-Dial-Indicator-/140612939424?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item20bd2f2ea0

E dial indicators:
http://www.ebay.com/itm/Digital-Probe-Indicator-Dial-Test-Gauge-12-7-01mm-0-5-/400294081286?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5d3362f306

normalmente isso chama-se micrómetro digital pro primeiro e o segundo rugosímetro...
eu tenho um destes:
http://www.g7electronica.net/pt/ferramentas/530-micrometro-digital.html.. n deve dar jeito porque nao é de profundidade, mas pra espessuras...
os paquímetros digitais, tb pra alem de espessuras, medem profundidades, mas qdo se quer medir tolerancias ou rugosidades, usa-se o rugosímetro porque ele tem uma mola e faz leitura dinamica e sendo digital, pode medir o maximo e minimo duma série de mediçoes...


Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #337 em: 10 de Março de 2013, 23:47 »
Mais um passo....





Vou ter de usar anilhas de aba larga e depois fazer um corte nelas para juntar ao parafuso e nao deixar que a parte da braçadeira junta ao casquilho levante.

E vou ter de arranjar uma borracha para envolver o casquilho porque com estas abraçadeiras fica com alguma folga (sao grandes demais e nao consigo arranjar a medida certa)


O oleo de maquina de costura faz os casquilhos deslizar muito bem, mas quando seca fica pior que sei lá o quê... Alguem me pode indicar um lubrificante bom para plastico/metal?

Cumps
« Última modificação: 11 de Março de 2013, 00:30 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #338 em: 11 de Março de 2013, 00:39 »
Essas abraçadeiras estão a estragar isso tudo, assim que fizer força vai ganhar folga.

Acho que a vaselina não ataca as borrachas e não seca com tanta facilidade.
PDI

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #339 em: 11 de Março de 2013, 00:57 »
É provavel mas vou tentar corrigir essas folgas porque assim sai barato :P Mas o que sai barato pode sair caro no fim, mas logo vejo... De qualquer maneira no fim se nao gostar tambem tenciono trocar os casquilhos por rolamentos lineares com esferas, fica muito melhor.

Posso tambem usar duas abraçadeira por casquilho uma ao lado da outra que fica mais resistente.

A vaselina é uma boa ideia, vou experimentar, thanks.

EDIT:
Ja agora sabem se esta bucha da dremel serve para a einhell? Ou se existe alguma mesmo para a einhell?



Alguns sites da net diz que a vaselina corroi o plastico ao longo do tempo. Nem me preocupem com isso so espero que o oleo de costura nao faça o mesmo.

« Última modificação: 11 de Março de 2013, 01:16 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #340 em: 11 de Março de 2013, 02:19 »
Já me tinham recomendado um spray para a cnc http://www.decathlon.pt/PT/lubrificante-teflon-150-ml-6902981/ é à base de teflon e não cria atrito com o metal, ficou comprovado e estou muito satisfeito com ele.

StarRider

  • Visitante
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #341 em: 11 de Março de 2013, 10:38 »
Boas,

Esse spray de teflon (PTFE) é realmente bom, tem uma estabilidade térmica estupidamente alta e pode ser usada a temperaturas entre os -272 (zero absoluto) e os 260 graus Celcius, é resistente a todos os solventes e todo o tipo de radiação natural, não seca, e as propriedades de lubrificação são das mais altas que existem,  rezão pela qual é usada na industria aeroespacial.

A única desvantagem do teflon  é que quando aquecido a altas temperaturas (> 300º C) emite vapores tóxicos, mas neste caso esse situação nunca vai acontecer.

Outra hipótese vai para um óleo/lubrificante de silicone, mais barato e também com excelentes características para este tipo de uso.

Abraços,
PA

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #342 em: 11 de Março de 2013, 22:24 »
Boas

É mesmo isso que vou comprar, amanha ver se passo no AKI e se tem algo do genero. Thanks

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #343 em: 11 de Março de 2013, 23:21 »
teflon n é exagero?! :P

isto n basta?
http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/24512/Spray-Lubrificacao-Eficiente-Duradoura-200ml-Ref61
ou o famoso WD-40 com cheirinho a limao?! :P

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #344 em: 11 de Março de 2013, 23:31 »
São coisas completamente diferentes, e isso até acaba por ficar mais caro.
WD-40 NÃO é um lubrificante.
Avr fanboy