collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Instalação eléctrica do nosso cantinho  (Lida 9242 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Marmelo

  • Visitante
Re: Instalação eléctrica do nosso cantinho
« Responder #15 em: 14 de Abril de 2012, 15:36 »
Para começar devias ter três disjuntores, um para a parte electrónica para quando quiseres brincar com a corrente alternada e afins. Um para o computador, mas lembra-te cuidado ao que ligas em paralelo com este...

E acho que devias ter um para a iluminação, e tu perguntas porque? Fácil, quando sem queres fizeres alguma asneira no circuito da iluminação, muito raro mas acontece, nao sofres o risco de acontecer pior... ;)

Mudas de lampada e voila!!! (Eu uso lampadas UV para pcb ligadas ao circuito de iluminação ;D e so por isso que aconselho)

fizer alguma asneira no circuito da iluminação como assim? , a unica coisa que faço é ligar e desligar uma lampada haha

Offline JPTuga

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
Re: Instalação eléctrica do nosso cantinho
« Responder #16 em: 14 de Abril de 2012, 18:38 »
sim, mas eu tenho lampadas UV ligadas...e já não é a primeira vez que me partiram as lampadas! E pode dar curto...

Mas deixo ao criterio de cada um...

Offline patinhofeio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 73
Re: Instalação eléctrica do nosso cantinho
« Responder #17 em: 19 de Abril de 2012, 23:10 »
Boas.
A minha sugestão é de criar um pequeno quadro no "cantinho" com um diferencial de alta sensibilidade e disjuntores para proteger as tomadas. Para tomadas poderá pedir 2 ou 3 circuitos, já que não deverá ter energia em casa para alimentar 3 circuitos a 16 A(11KW).
Se os equipamentos forem todos de consumo inferior, poderá optar por disjuntores de 10A ou mesmo de 6A. Desta forma, mesmo que faça algum curto circuito, tem uma grande margem para que desligue apenas esse disjuntor em vez de desligar no quadro da casa.(não esquecer que o limitador da EDP, mesmo que esteja regulado para 30A, alimenta a restante casa. Se houverem máquinas de lavar ligadas ou outro consumos altos, um curto circuito na bancada pode fazer disparar o disjuntor de entrada).
Com o diferencial de alta sensibilidade previne o disparo acidental do diferencial geral da casa. Sendo a avaria no "cantinho" o diferencial mais sensível irá desligar de forma selectiva.
Para solucionar a carência de tomadas, a minha sugestão vai para a colocação de 4 ou 5 tubos alinhados na parede, e depois de concluídas as obras, fixar uma calha plástica por cima dos tubos. Dessa forma tem sempre a versatilidade de adicionar tomadas a gosto.
A minha bancada funciona dessa forma, com calha. Começou com duas tomadas duplas e já vai com 5 tomadas duplas. Há sempre mais qualquer coisa para ligar.
Ficam as sugestões.
Abraço

Offline JPTuga

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
Re: Instalação eléctrica do nosso cantinho
« Responder #18 em: 20 de Abril de 2012, 14:12 »
MArmelo boa sugestão que o patinho deu... ;)

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Instalação eléctrica do nosso cantinho
« Responder #19 em: 20 de Abril de 2012, 20:00 »
como estamos em crise, podes ter um diferencial sensível como geral da bancada, pelas razões já aqui explicadas e nas tomadas optar por fusíveis rápidos que podes por com a sensibilidade que te der mais jeito.
Alfredo Garcia

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Instalação eléctrica do nosso cantinho
« Responder #20 em: 20 de Abril de 2012, 20:02 »
O que consideram um diferencial sensível? 10mA? Sabem o valor aproximado de um desses?

Offline patinhofeio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 73
Re: Instalação eléctrica do nosso cantinho
« Responder #21 em: 20 de Abril de 2012, 22:41 »
Boas.
Sensível é inferior a 50mA de sensibilidade.
Se na casa existir um de 300mA basta colocar um de 30mA no cantinho.
O preço de tabela de um interruptor diferencial de 10mA para 25A é de 59.14€, enquanto o de 30mA 40A fica apenas por 23.80€ e chega bem para fazer a segurança ao cantinho..
Sobre os fusíveis eu não aconselho. Um disjuntor magneto térmico de 6A está tabelado a 2.19€. Com sorte ainda se arranja desconto. O fusível e a base de fusível não deverá ser mais barato, e implica a aquisição de um novo fusível para substituir de cada vez que houver problemas.
Se quiser optar por disjuntor de corte à fase e ao neutro em simultâneo )Disjuntor DPN), o de 2A custa cerca de 5.39€ e se for de 6A 4.99€. Estes podem ser úteis para instalar em chicotes de prova. Desligando o disjuntor garante não ter fase nem neutro no chicote. Para uso geral em não tem vantagem acrescida pelo que os simples chegam perfeitamente.
Os preços que coloquei são os que estão disponíveis online na tabela de preços hager. Comprando num armazém poderão ter algum desconto sobre estes preços.


PS: Não sou vendedor nem funcionário da marca em questão. Apenas foi a tabela que primeiro me apareceu à frente.