collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [Ajuda] Picaxe 40x2 + ds18b20 +ds1307 + lcd03(i2c)  (Lida 62884 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: [Ajuda]lcd serial 4x20 (ligação i2c)+ picaxe 40x1
« Responder #105 em: 27 de Setembro de 2010, 16:32 »
uma vez que não obtive resposta limitei-me a fazer assim o codigo... espero que seja util... alguma questão dispõe...
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Ajuda]lcd serial 4x20 (ligação i2c)+ picaxe 40x1
« Responder #106 em: 27 de Setembro de 2010, 17:00 »
boas,

este fim de semana n estive no pc por isso é que não respondi as msg, em relação a código, só la para a noite é que poderei dar uma olhadela..


cump

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: [Ajuda]lcd serial 4x20 (ligação i2c)+ picaxe 40x1
« Responder #107 em: 27 de Setembro de 2010, 17:03 »
ok... aguardo feedback  ;)
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Ajuda]lcd serial 4x20 (ligação i2c)+ picaxe 40x1
« Responder #108 em: 27 de Setembro de 2010, 21:28 »
boas,

estive a ver o código e é uma forma diferente de programar, mas falta lá mais duas coisas, sendo o info e a configuração, e dai ter de se fazer a escrita mais ou menos da mesma forma que eu fiz no outro programa, para que ao mexer as palavras de a sensação que está tudo seguido (exemplo no filme que mostrei)

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: [Ajuda]lcd serial 4x20 (ligação i2c)+ picaxe 40x1
« Responder #109 em: 27 de Setembro de 2010, 21:32 »
hummm... pois... esta é a questão de programar sem poder experimentar..... quanto aos menus é possível, eu vi por alto e meti o que vi.... quanto a programação encurtou bastante, seja como for conseguis-te perceber a ideia?!
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Ajuda]lcd serial 4x20 (ligação i2c)+ picaxe 40x1
« Responder #110 em: 27 de Setembro de 2010, 21:38 »
sim precebi, agora n tenho é muito tempo para andar a programar, mas todo o tempo livre vai ser dedicado ao projecto :)

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: [Ajuda]lcd serial 4x20 (ligação i2c)+ picaxe 40x1
« Responder #111 em: 27 de Setembro de 2010, 21:40 »
já somos dois... mas o meu projecto esta a dar cabo de mim, estou a tentar fazer milagres  ;D
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Ajuda]lcd serial 4x20 (ligação i2c)+ picaxe 40x1
« Responder #112 em: 27 de Setembro de 2010, 21:46 »
qual é o tipo de projecto?

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: [Ajuda]lcd serial 4x20 (ligação i2c)+ picaxe 40x1
« Responder #113 em: 27 de Setembro de 2010, 21:55 »
gestão de uma sala com fechadura electrónica
de uma forma mais simplificada um projecto que contem lcd 16x2 por paralelo a 4-bit, i-button como identificador(chave), DS1307 (RTC) para registar todos os acessos, uma eeprom de momento 24LC512 para reter os dados e por fim um keypad que estou a tentar implementar ou então (o mais provável acontecer) um comando só de 3 botões.... para complicar mais estou a ver se existe qualquer hipótese de a qualquer momento copiar todos os dados da eeprom para um cartão de memoria com o objectivo de melhor controlo num pc....
tudo isto inicialmente controlado por um 20x2 (ainda sobram dois pin se não implementar o cartão de memória :P )
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Ajuda]lcd serial 4x20 (ligação i2c)+ picaxe 40x1
« Responder #114 em: 27 de Setembro de 2010, 21:56 »
Precisas de 3 pinos para spi, e quase de certeza que já usas-te os pinos que fazem spi..
Por que não ligação serial a um pc?
Avr fanboy

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: [Ajuda]lcd serial 4x20 (ligação i2c)+ picaxe 40x1
« Responder #115 em: 27 de Setembro de 2010, 22:03 »
sim, os pins spi são os mesmos que i2c, tendo o 3 pin spi de momento disponível... uma das soluções que metia era um pic so a fazer essa conversão para evitar qualquer falha... quanto a isso meto em causa pois isso da forma que penso implementar requeria uma ligação de vários pic a um servidor ou então de portátil na mão de porta a porta a copiar dados... assim com o cartão conectava-o, passava o identificador "mestre" (administrador) para autorizar uma copia para esse mesmo cartão...   
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Ajuda]lcd serial 4x20 (ligação i2c)+ picaxe 40x1
« Responder #116 em: 27 de Setembro de 2010, 22:07 »
Ligações de grande distancia só serial e com max232 pelo meio que é para teres um sinal forte e estavel que não se degrade com a distancia.
Então e ensinar um pic a falar ethernet e ligar esse pic a um servidor e depois passavas os teus dados por spi do pic que le os cartões para o pic que fala ethernet?
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Ajuda]lcd serial 4x20 (ligação i2c)+ picaxe 40x1
« Responder #117 em: 27 de Setembro de 2010, 22:12 »
boas, em relação ao keypad, cheguei a usar um teclado alfanumérico (0+1 a 9, + e #) caso queiras uma forma de usar o teclado com o picaxe é só dizer, tens é de ter 7 inputs para que seja feita a leitura do teclado, ou numa forma mais radical, podes usar o teclado ps2 de um pc para fazer a escrita (existe programas base disso para picaxe, mas num experimentei), ou uma outra forma com o tal teclado é só necessário uma adc e vais vendo os valores para cada tecla,

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: [Ajuda]lcd serial 4x20 (ligação i2c)+ picaxe 40x1
« Responder #118 em: 27 de Setembro de 2010, 22:12 »
agora fiquei com o cérebro em nó....
ora vejamos...

um pic para alem do que eu uso programa-lo para comunicar por RJ45 ligando ao pc por lan e por spi ao pic que se encontra no controlo... é isso?!
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline Cynary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 182
Re: [Ajuda]lcd serial 4x20 (ligação i2c)+ picaxe 40x1
« Responder #119 em: 27 de Setembro de 2010, 22:14 »
sim, os pins spi são os mesmos que i2c, tendo o 3 pin spi de momento disponível... uma das soluções que metia era um pic so a fazer essa conversão para evitar qualquer falha... quanto a isso meto em causa pois isso da forma que penso implementar requeria uma ligação de vários pic a um servidor ou então de portátil na mão de porta a porta a copiar dados... assim com o cartão conectava-o, passava o identificador "mestre" (administrador) para autorizar uma copia para esse mesmo cartão...

Vou fazer uma sugestão:
pelo que viste no outro tópico, programar de forma a poder escrever/ler de um cartão de memória SD com sistemas de ficheiros, é uma coisa complicada tanto em termos de programação como de RAM.
Se o que queres fazer é comunicar com o PC, não tens a hipótese de criar um pequeno dispositivo (picaxe/arduino/AVR, ...) que comunicasse com essas fechaduras, fazendo uma pequena ligação (provavelmente consegues implementar comunicação I2C ou serial), e guardasse os dados numa EEPROM ou SD sem sistema de ficheiros. Depois, esse pequeno dispositivo comunicaria com o PC por serial (se conseguires, instalas um conversor USB-Serial no próprio dispositivo), de forma a transmitir os dados. Assim resolves o problema de guardar os dados e de ter de levar o portátil a todas as portas (e assim tens mais segurança a guardar os dados, visto necessitares de uma aplicação própria no PC, e podes inventar qualquer sistema de autenticação que queiras, e qualquer formato de dados :P).