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Software => Software e Programação => Tópico iniciado por: msr em 07 de Junho de 2012, 15:27

Título: Mobile Programming (iOS/Android)
Enviado por: msr em 07 de Junho de 2012, 15:27
Olá,

Estou a averiguar e a tentar perceber como é que se faz actualmente o desenvolvimento de programas para dispositivos móveis (iOS/Android) e por isso abro este tópico.

Existem frameworks fiáveis e de boa qualidade (bom suporte de APIs) que permitam desenvolvimento cross-platform para iOs e Android?

Estou especialmente interessado na parte da comunicação entre dispositivos móveis e hardware externo.
No caso do Android existe por exemplo o Android Acessory Kit. Qual o suporte fisico (USB, bluetooth, etc) suportado por esse protocolo? E quais as vantagens de usar o Android Acessory Kit em vez de usar directamente classes que permitam receber os dados "raw" através de USB, bluetooth, etc. Pelo que percebi até agora as mais usadas são talvez a RFCOMM e BluetoothSocket.



Título: Re: Mobile Programming (iOS/Android)
Enviado por: TigPT em 07 de Junho de 2012, 15:43
Para iOS as frameworks que existem cross plataform estão muito limitadas e a apple pretende acabar com elas alegando que apis privadas não podem ser utilizadas em apps para cliente final, contudo por vezes consegues aprovação das mesmas.

As mais poderosas e com boa manutenção são:

http://www.appcelerator.com/ (http://www.appcelerator.com/)
http://phonegap.com/ (http://phonegap.com/)

Contudo se queres acesso ao hardware tens que utilizar apis nativas que não estão acessíveis por estas frameworks por questões de compatibilidade cross plataform.

Phonegap permite-te chamar blocos de código nativos a partir da framework genérica podendo assim teres funções IO que são implementadas depois à parte para cada plataforma e teres interfaces feitas de forma genérica para todas as plataformas.

Queres um conselho, não utilizes frameworks privadas que mais cedo ou mais tarde vais dar com limitações que vais ter que as deixar de lado e perder todo o trabalho e conhecimento adquirido quer por requisitos para a tua App quer por obrigações da Apple.